Qual é o seu mundo?

Porque cada ser humano transforma-se numa mistura de tudo o que gira ao seu redor.

Andresa Scucuglia
Celeiro de Palavras
2 min readAug 7, 2018

--

Imagem: Visual Hunt

O livro que está em minha mesa é um mundo. A vista que tenho da minha janela é um mundo. O mundo que vejo ao fechar os olhos é meu mundo.

Os livros, os quadros, os filmes, as músicas (ah! As músicas!), as pessoas com quem me relaciono, mesmo aquelas com quem cruzo nas ruas e não sei quem são. Mundos.

Porque cada leitura que faço de cada coisa que vejo, ouço ou sinto, se transforma numa lembrança minha, numa possibilidade de criação.

Porque tudo junto se transforma na minha capacidade de pensar em algo original.

Porque cada ser humano transforma-se numa mistura de tudo o que gira ao seu redor.

E quanto mais mundos girarem em torno dele, mais aumenta sua visão, sua percepção, sua bagagem, mesmo que não tenha viajado tanto com seus próprios pés.

Por isso é que quando fecho meus olhos tenho a imagem de um lugar que nunca visitei, mas que tem trilha sonora e paisagem, onde moram alguns personagens ou eu mesma…

Ao mesmo tempo que nos alimenta, a busca por conhecimento nos dá sede para querer mais e mais. É apaixonante o poder de um livro, o poder de uma história bem contada, a possibilidade que temos de incutir em nós um pouquinho de tudo o que lemos.

Tudo que somos não passa de fragmentos de tudo o que ouvimos, lemos, vimos e vivemos, sentimos, choramos, desejamos, enfim. É a experiência que nos molda. E não apenas a experiência pragmática, mas também toda a não-ficção, toda a ficção e fantasia. Faz com que sejamos quem somos.

Matrix: vivendo numa falsa realidade

Somos pedacinhos de pessoas que conhecemos, de histórias alheias, somos nós um mundo.

Exatamente igual a este livro que está em minha mesa. 📕 📗 📘 📙 📚

--

--

Andresa Scucuglia
Celeiro de Palavras

Música, filmes, livros, inovação, a vida, o universo e tudo mais. Sou jornalista e trabalho no Banco do Brasil.