Ferramentas para Startup: Gestão do projeto e tarefas com o Asana
Em conversa com alguns colegas e pessoas que frequentam os meetups que já ajudei a organizar, percebi que principalmente as pessoas que tem a ideia do negócio, nem sempre tem o conhecimento em “desenvolvimento e TI”, por isso as vezes desconhecem algumas ferramentas que poderiam auxiliar no dia a dia do seu negócio ou startup.
Pensando nisso, resolvi criar alguns posts para apresentar ferramentas e algum conhecimento que tenho sobre “Dev” para quem é de negócios.
Antes que digam “Por quê?”, preferi começar com algo que estamos vivendo no dia a dia aqui da Estuda.com, sendo assim vamos falar de ferramentas para auxiliar na gestão de tarefas e projetos.
Desde o momento que entrei na Estuda.com, já havia o movimento para encontrar uma ferramenta que pudesse ajudar a gerenciar as tarefas, os projetos e se possível na gestão dos processos da empresa.
Por que usar uma ferramenta para gerenciar?
Simplesmente por que sem algo para ajudar a nortear, certamente você terá um caos generalizado, não saberá quais são as tarefas, o que é prioridade, o que está pendente, o que está sendo executado, quem está fazendo ou qual tarefa está em andamento.
E essa situação é algo recorrente entre empreendedores que já conversei, principalmente por se tratarem de startups, as vezes não tem as coisas muito bem definidas, acabam fazendo o que tem que ser feito no piloto automático.
Nesse tipo de caso, recomento sempre o básico, Kanban e quadro no Trello.
Na Estuda.com já passamos por algumas ferramentas, inicialmente usamos o Trello, mas logo não atendeu mais, faltava algumas ferramentas, relatórios nativos e etc. Depois passamos pelo Pipefy, a ferramenta é bacana, mas alguns bugs e problemas pontuais nos fizeram desistir. Foi então que conhecemos o Asana.
Experiência do uso do Asana na Estuda.com
O asana é uma aplicação web e mobile, fundada em 2008 por Dustin Moskovitz, co-founder do Facebook e Justin Rosenstein, ex-engenheiro da Google e Facebook.
Abaixo algumas das funções que nos fizeram adotar a ferramenta.
- Gestão de projetos, como no Trello, você cria o quadro do projeto, adiciona colunas, criar os cards, define o responsável, prazo, tags, comentários, uploads e etc. :)
- “Minhas tarefas”, uma listagem com as tarefas em que você é responsável ou está seguindo. Pode parecer simples, mas para mim, é a junção do Wunderlist com um quadro do Trello, me ajuda a focar somente nas minhas tarefas pendentes!
- Caixa de entrada, praticamente uma timeline com tudo que está acontecendo nos projetos. :)
- Poder vincular uma tarefa em mais de um projeto, ou uma sub-tarefa em um quadro diferente. Amigos essa função, é aquele “many-to-many” que todo mundo gosta. :)
- Ainda tem os bônus, as Criaturas Comemorativas, algumas animações que aparecem na tela quando concluímos algumas interações. Que de início parece bobo, mas é bem legal para descontrair!
Lógico, existem outras funcionalidades que não citei, até por que estamos ainda testando a ferramenta e conhecendo ela melhor, mas das que usamos até agora, é que tem melhor nos ajudado na gestão e ainda tem os relatórios que o Boss quer.
Então é isso pessoal, obrigado!