Porque você deve visitar startups e conversar com founders

VitorGGA
Centro Startups
Published in
4 min readAug 10, 2018

Um dos aspectos do ecossistema de startups que mais gosto de startups é a pré-disposição das pessoas em compartilhar conhecimento. Durante os últimos anos tive a oportunidade de fazer várias viagens a outras cidades e regiões e conhecer muitos coworkings e startups na prática.

Em todas essas viagens um fato é bem nítido: as visitas nos coworkings são as mais bonitas, mas as visitas a startups são as que geram maior impacto.

Exact Sales

A última viagem que fizemos foi junto com o Sebrae-MT para o Startup Summit em Florianópolis. Uma missão que além do evento principal também tinha como agenda a visita a diversos atores do ecossistema local de #floripa; coworkings, espaços de inovações privados e públicos, e principalmente startups.

Os espaços de inovação e coworkings

FIESC SESI

Os espaços de inovação da ACATE, Incubadora CELTA, Sapiens Parque são incríveis. Mas ir apenas para uma visita, é estranho. Sei que esses espaços tem muito mais a oferecer, mas é um feeling que tenho sempre que faço visitas a coworkings e a grandes espaços de inovações como esses; a falta do feedback prático, do dia a dia.

Inclusive me recordando de visitas a coworkings e espaços de inovação em São Paulo, tenho esse mesmo sentimento; de estar em um espaço incrível, mas não conseguir me conectar a ele e captar feedback do que ocorre ali.

As visitas as startups

Blueticket

Já a visita a startups sempre são incríveis. Em Florianópolis as visitas a Blueticket e a Exact Sales foram as mais proveitosas. Tivemos a oportunidade de falar direto com founders dessas startups, e isso faz toda a diferença. O feedback e a troca de informações, em 1h que foi o tempo que tivemos com eles é muito incrível. Compreender a filosofia que eles impulsionam, a cultura que aquela startup promove, poder ver o dia a dia na prática, como as equipes e a operação está dividida, ver o ambiente funcionando e o pessoal trabalhando, todos se conectando e até a forma como o espaço está dividido é excepcional.

Mais uma vez me recordo de outras visitas a startups que já fiz anteriormente, e o impacto que essas visitas trouxeram se perpetuam até hoje. Isso foi o que ocorreu a 6 anos atrás por exemplo em Campo Grande, onde visitamos a 8020 Marketing, o Portal Educação e a Jera. A conexão que tivemos com os founders, conhecer a operação dessas empresas, é algo que nos mantêm conectados até hoje, e as referências que vimos lá até hoje são explícitas no meu mindset.

Mas na prática, qual a diferença?

Espaços de inovação:

  • ao visitar os espaços de inovação e coworkings você vê mais filosofia
  • possibilidade de ampliar a rede de contatos
  • muito bom para eventos de networking, ponto de encontro
  • não sabe o que está ocorrendo no dia a dia do pessoal

Startups:

  • você troca experiência 1a1 com o founder
  • os founders geralmente compartilham sucesso e falhas (isso é o melhor)
  • as experiências que o founder teve pode ser referências para você
  • consegue enxergar toda a operação funcionando naquele momento

Entenda que todo dia que você for a uma startup você irá encontrar situações diferentes, acho que essa é uma das essências de uma startup. Naquele dia que você estiver falando com o founder ele pode estar tendo um grande problema com o setor de vendas por exemplo, e no momento que você falar com ele, ainda que ele conte os pontos positivos e negativos de toda a operação, ele acabará destacando de alguma forma aquele problema do momento (o de vendas no caso). Percebo isso acontece sempre de certa forma automática, a gente compartilha aquele problema do momento, falando o que estamos fazendo e o que pretendemos, mas sempre de uma forma esperando termos algum feedback ou que aquela conversa nos ajude a compreender algo que não estamos enxergando.

Aproveite as startups que estão próximas de você e os founders que estão dispostos a trocar ideias. Será uma oportunidade ímpar de você enxergar um pouquinho a frente ou revisar seus passos, visão além do alcance ⚔️ #thundercats.

--

--

VitorGGA
Centro Startups

Vitor Pereira de Freitas / Co-founder e CTO na Estuda.com / Startuper, Empreendedor e Desenvolvedor / https://www.linkedin.com/in/vitorgga/