Validação: “ Faça ou não faça. Tentativa não há” — como estou validando a Cepobook

Maykon Pacheco
Centro Startups
Published in
2 min readJul 17, 2018
“Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há..”

Nada como o bom e velho feedback dos nossos clientes para derrubar todos os nossos planos e sonhos para um projeto. Como diz Mike Tyson: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara”.

Planejamos, desenhamos e fazemos tudo com carinho, mas quando estamos conversando com nossos potenciais clientes ou até mesmo mostrando nosso MVP pela primeira vez, somos bombardeados por críticas e sugestões que muitas vezes nos faz repensar totalmente o nosso produto.

A primeira vez

A primeira vez que fui conversar com algumas pessoas sobre a Cepobook, em uma livraria do shopping, eu queria realmente entender se meu problema era o de outras pessoas. Para minha surpresa, de dez pessoas que eu tentei entrevistar, uma deu o mínimo de atenção, o que me desanimou muito.

Acredito que a falta de experiência em abordar as pessoas contribuiu muito para isso, mas eu não parei, até que um dia buscando grupos no facebook sobre livros, pensei em criar um grupo no WhatsApp para comprar e vender livros usados. Dessa forma, consegui conversar com pessoas que compram livros como também vendedores de livros. De fato, o grupo deu certo e consegui conversar com muita gente, onde validei e criei muitas hipóteses. Outras formas de conversa com os possíveis clientes foi colocar alguns livros que tenho para vender na Cepobook, falei com bastante gente fazendo isso.

Hoje, na Cepobook, ainda estamos validando nosso modelo de negócio, estamos em busca do “Product Market Fit”. Acredito que quanto mais rápido conversarmos com os nossos usuários e entendermos o que eles precisam, mais rápido vamos alcançar o mesmo. Minha dica e objetivo nesse artigo é fazer você entender que precisa definir suas hipóteses e validar todas elas o mais rápido possível com os seus potenciais clientes. Eles irão dizer muitas coisas que não vão te agradar, mas você precisa entender que está criando um produto especialmente para eles.

“Product/market fit nada mais é do que ter um produto que satisfaça a real necessidade do mercado em que você está inserido”. — Gabriel Ferreira

No início da sua StartUp, seu objetivo não é encontrar canais de aquisição de clientes ou encontrar Investidores, mas validar suas hipóteses e encontrar o seu “Product Market Fit”. Segundo Jobs, “As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que o mudam”.

Comece agora!

--

--