10 cervejas com aromas e sabores de café

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
5 min readMay 24, 2017
Crédito da imagem

Cerveja e café são duas das mais admiradas bebidas consumidas nos quatro cantos do planeta. Agora, imagina quando se juntam os dois?! Ainda que não pareça, café e cerveja não são tão diferentes assim: ambos têm grãos torrados, oferecem efeitos estimulantes e arrastam multidões de fãs e amantes.

Não faz muito tempo que as cervejarias começaram a testar essa combinação, utilizando grãos de café em suas receitas ou apenas oferecendo um aroma similar. Em algumas Stouts e Porters, o sabor de café está aparentemente na receita, ainda que os grãos não tenham sido utilizados na fabricação. Isso acontece devido à utilização de maltes escuros e também à torra dos grãos.

Algumas cervejarias também usam o método “cold toddy”, que substitui a água quente pela fria: os grãos são adicionados à água em baixa temperatura e descansam entre 18 e 48 horas, deixando o líquido com sabores e aromas de café, para, depois, ser misturado à cerveja. Esse casamento deu tão certo que, em 2004, a World Beer Cup adicionou o estilo “Coffee Flavored Beer” à competição.

Confira abaixo a nossa seleção de cervejas fabricadas ou aromatizadas com café:

  1. WÄLS Petroleum

Produzida com diversos tipos de grãos escuros, apresenta corpo aveludado, licoroso e denso. Possui aromas de chocolate belga, café, toffee e caramelo, e amargor equilibrado. É maturada com cacau belga.

2. Colorado Demoiselle

Demoiselle é o nome de um dos aviões inventados por Santos Dummont, que passou parte da infância na região da Alta Mogiana (MG), onde seu pai foi um dos grandes expoentes no cultivo do café. E é esse ingrediente, combinado com maltes importados, que dá o toque no sabor e aroma desta cerveja.

3. Mikkeller Coffee IPA

Essa cerveja é uma edição limitada “Brewed For Brazil”, linha de seis rótulos criada para agradar o paladar brasileiro. Trata-se de uma IPA de coloração dourada e espuma cremosa, fabricada com adição de café. No aroma, notas herbais e marcantes de café.

4. Hocus Pocus Coffee Hush

É a versão da Hush (Amber Ale) com adição de café. Durante a produção, a cerveja fica em contato com os grãos por pouco tempo, a fim de extrair as características mais solúveis, destacando o aroma mais frutado ao invés de torrado.

5. Blondine Volcano Coffee Stout

É uma cerveja de coloração preta e espuma cremosa, fabricada com grãos de café arábica. Apresenta aroma intenso e sabor equilibrado, com notas tostadas do malte, leve chocolate amargo e predomínio do café, lembrando um expresso gelado.

6. Dead Dog Coffee IPA

A Dead Dog “Edição Especial”, com adição de café, é uma American IPA já conhecida dos cervejeiros do circuito Rio-Niterói. Os grãos de café, selecionados e torrados pelo Barista Bruno Couto, são usados inteiros para aromatizar a bebida, com 5,7% de ABV e 56 IBU.

7. Meantime Coffee Porter

Quase dá pra se tomar no café da manhã, junto de um belo omelete! A Meantime possui aroma de malte torrado, que lembra muito café. A espuma é preta, com um belo creme. No sabor, o café aparece quase como um ice coffee.

8. Tupiniquim Monjolo Imperial Porter

Eleita a melhor cerveja do Brasil no RateBeer (2016), tem coloração negra e espuma bege. Seu aroma lembra o café, caramelo tostado e licor de alcaçuz. O sabor é torrado, com toques de café, toffee, baunilha e chocolate. O final é amargo e lupulado.

9. Evil Twin Aún Más Café Jesús

É uma das mais celebradas cervejas com café. Trata-se de uma Imperial Stout com 12% de teor alcoólico e um sabor fortíssimo de café! Também se nota lúpulos herbáceos e florais, junto do alto teor alcoólico.

10. Kaffee Bier

De Londrina, a capital mundial do café, surgiu a Kaffee Bier, da Von Borstel, com 4,8% de teor alcoólico. A variedade de café utilizada foi a Catuaí Vermelho, da Região de Jacarezinho — Norte Pioneiro do Paraná, aliado ao processo de ‘Cold Brew’, com infusão direta durante o processo de maturação.

--

--