Cervejas para o Natal

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
2 min readDec 18, 2015

A tradição de se produzir cervejas especiais para o Natal remonta ao período da Idade Média, nos mosteiros e abadias europeus. Àquela época, os mestres cervejeiros preparavam receites exclusivas para celebrar o nascimento de Jesus Cristo nas ceias natalinas.

Anchor: a cada ano uma receita e rótulo novos

Diferente das Doppelbocks, feitas para serem consumidas no período da Quaresma, não existe uma categoria única para este tipo de cerveja, como uma “Christmas Ale”. Elas têm estilos heterogêneos, como Amber Ales, Saisons e Belgian Dark Strong Ales, entre outros.

Em linhas gerais, o que estas cervejas tem em comum, além do motivo comemorativo, são a coloração âmbar à marrom, os aromas e sabores de frutas secas e especiarias e o teor alcoólico mais elevado (a partir de 7%). Lembrando que na Europa, nesse período, o inverno já está bastante rigoroso.

Fantôme de Noel: Saison belga com 10% de teor alcoólico e aromas que vão do herbal até o caramelo e especiarias

As cervejas de Natal, de forma abrangente, costumam harmonizar muito bem com pratos típicos deste período, como presunto defumado, pernil e peru, além de sobremesas como panetone, pão de mel, torta de nozes e doces que tenham chocolate, frutas secas e oleaginosas.

Hoje, existe uma infinidade de opções no mercado, desde as europeias, de receitas mais tradicionais, como a Delirium Christmas, Fantôme de Noël e a St Feuillien Cuvée Noel, até as super inventivas norte-americanas, como a Anchor Merry Christimas & Happy New Year ou a Rogue Santa’s Private Reserve Ale.

Delirium Christmas: uma Belgian Strong Dark Ale das mais populares em sua versão natalina

No Brasil, Eisenbahn e Baden Baden também já lançaram edições sazonais, exclusivas para o Natal, batizadas de Weihnachts Ale e Christmas Beer, respectivamente.

--

--