Do Bar para a Igreja

Igreja protestante na Bélgica serve cerveja aos domingos

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
2 min readApr 7, 2017

--

Crédito da imagem

No mês passado, uma igreja protestante na pequena vila de Brielen, no interior da Bélgica, passou a servir cerveja após o culto nos domingos. O pastor local tomou tal decisão após o último bar do vilarejo fechar as portas, deixando os fieis órfãos da tradição de tomar uma cervejinha após a celebração.

Uma atitude um tanto corajosa e contextualizada à realidade local, eu diria. Agora, o “bar da igreja” se abre sempre após a cerimônia de domingo e funciona até às 13h. Tanto o chope (trapista!) quanto o café custam apenas 1,00 €, mas vale destacar: não é permitido música, algazarra e dança!

Crédito da imagem

Se pensarmos na Igreja Católica e olharmos para o nosso país, tal notícia não parecerá tão absurda. Eu desconheço uma paróquia que sirva cerveja dentro da igreja, mas quantas são as festas paroquiais, juninas e outras comemorações onde o consumo do álcool é também uma “tradição” amplamente praticada nos salões paroquiais, praças e ruas deste Brazilzão de Meu Deus!?

O problema é como se dá esse consumo por aqui: bebida em excesso, alcoolismo, mercantilização da venda... Não à toa (e eu sou totalmente a favor), vejo muitas paróquias proibindo o consumo e suas festas.

Porém, a notícia da igreja belga suscita a reflexão sobre o papel da cerveja na evangelização — tema central do nosso blog. Como sempre dizemos por aqui, os caminhos do Senhor são infinitos e temos a firme convicção de que um desses meios é a cerveja. Pensemos nisso. E pensemos como, de fato, podemos transformar isso em realidade em nossas paróquias…

--

--