Santos Cervejeiros: São Venceslau

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
2 min readSep 30, 2015
Imagem de São Venceslau na praça que leva seu nome em Praga

Venceslau (907 —935) , nascido na atual República Tcheca, foi duque da Boêmia de 921 até sua morte. Venerado como santo da Igreja Católica (o primeiro eslavo a ser canonizado), é padroeiro da República Tcheca e da região da Boêmia. Também é popularmente considerado o protetor dos cervejeiros e sua festa litúrgica é celebrada em 28 de setembro.

Seu pai, Vratislau I, e sua avó, Ludimila, eram cristãos fervorosos, mas sua mãe, Draomira, era pagã e avessa à Santa Igreja. Venceslau foi educado pela avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres. Com a morte de Vratislau, sua mãe assumiu o governo e iniciou uma caçada aos cristãos da região.

O povo rebelou-se e, juntamente com a nobreza local, pressionou para que Wenceslau assumisse o trono. No breve reinado, o jovem príncipe construiu igrejas, trouxe de volta sacerdotes exilados e abriu as fronteiras da Bavária para novos missionários, contribuindo consideravelmente para a expansão do catolicismo na região.

Draomira, porém, não aceitou tais mudanças e encomendou o assassinato da sogra, além de articular a morte do próprio filho, apunhalado pelo irmão, Boleslau, com a ajuda de outros comparsas. Um enredo que parece ficção, mas lamentavelmente ocorreu após um suposto jantar de reconciliação familiar. Acredita-se que antes de falecer, São Venceslau tenha pronunciado: “Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito”.

Defensor do lúpulo
Segundo os "brew brothers", Steve Frank and Arnold Meltzer, do site Beer History, reza a lenda que Venceslau imputou a pena de morte a quem exportasse mudas de lúpulo para a Bavária, agradando aos cervejeiros e produtores da erva que, posteriormente, fizeram da região uma das principais produtoras mundiais de lúpulo.

A dupla afirma ainda que no século XIII, Venceslau II convenceu o Papa a revogar uma ordem que proibia a fabricação de cervejas, reforçando ligação do santo à produção cervejeira.

Devoção
Segundo a revista Catolicismo, o duque "fazia questão de ele próprio semear o trigo e pisar as uvas, destinados à celebração do Santo Sacrifício. E ficava transido de alegria em acolitar à Missa". Venceslau pensou em ingressar na Ordem de São Bento e chegou a pedir ao Papa que autorizasse o estabelecimento dos beneditinos em seus domínios.

Referências:
- http://www.mestre-cervejeiro.com/santos-relacionados-a-cerveja/
- http://www.beerlife.com.br/ed01/historia.asp
- http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/BD1B2FD6-3048-560B-1C9DC2666DEE0B41/mes/Setembro1995
- http://www.beerhistory.com/library/holdings/patron_saints.shtml

Participe do grupo Ecclesia et Cerevisia no Facebook e compartilhe informações sobre o mundo cervejeiro e sua relação com a Santa Igreja Católica.

--

--