Santos Cervejeiros: Santo Agostinho

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
2 min readAug 28, 2015
Santo Agostinho Por Simone Martini, atualmente no Museu Fitzwilliam, em Cambridge

Aurélio Agostinho de Hipona (354–430) é considerado oficialmente, pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Cervejeiros: celebra-se sua data em 28 de agosto. Nasceu na cidade de Tegaste, no norte da África (atual Argélia), na época, uma província do Império Romano. Santo Agostinho levou uma vida pagã intelectualizada até aproximadamente os 35 anos, quando vendeu todos os bens da família, ficando apenas com uma propriedade em sua terra natal e transformando-a em uma espécie de monastério. Reza a lenda que neste espaço, entre outras atividades, fabricava-se cerveja.

Até a sua conversão, Santo Agostinho passou por diversas correntes filosóficas, dentre elas o Maniqueísmo e o Neoplatonismo. Sua principais obras dissertam sobre o problema filosófico do mal e sobre a criação do mundo. Também foram importantes os seus adiantados e influentes escritos sobre a vontade humana, com tópico central na ética.

Existem poucas referências, como milagres ou mesmo lendas, sobre a relação de Agostinho com a cerveja e sua produção. Na Idade Média, a cultura da cerveja e a tecnologia para fabricação ficaram muito ligadas aos mosteiros e à Igreja Católica. Por isso, muitos padres, bispos e personalidades acabaram se tornando santos e padroeiros por aclamação e a relação deles com a cerveja nem sempre era clara.

Porém, acredita-se que o título de padroeiro dos cervejeiros venha do fato de que, nesse mesmo período histórico, houve uma expansão da produção de cerveja dentro dos monastérios. Estes espaços funcionavam também como albergues para viajantes, o que, provavelmente, ajudou e muito na difusão da cerveja Europa afora. Além disso, sua conversão e posterior vida de moderação foram fundamentais para que Santo Agostinho se tornasse um exemplo e santo padroeiro dos cervejeiros.

Na Igreja Ortodoxa Oriental, seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que Agostinho é herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a Cláusula Filioque. Entre os ortodoxos é chamado de “Agostinho Abençoado”, ou “Santo Agostinho o Abençoado”.

Referências:
https://vergilio.wordpress.com/2012/03/10/santo-agostinho-padroeiro-dos-cervejeiros/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona
http://www.beerhistory.com/library/holdings/patron_saints.shtml
http://www.clubeer.com.br/blog/post/157-santo_agostinho_ninkasi_e_os_padroeiros_da_cerveja

Participe do grupo Ecclesia et Cerevisia no Facebook e compartilhe informações sobre o mundo cervejeiro e sua relação com a Santa Igreja Católica.

--

--