Top 5: cervejas para a Quaresma

Guilherme Mattoso
Cervejeiros Confessos
3 min readFeb 12, 2016
Pintura de Eduard von Grützner

Então você decidiu fazer jejum de chocolate na Quaresma? Parabéns, mas saiba que houve uma época, há alguns séculos, em que monges alemães não comiam nada durante todo este período! “Mas como eles sobreviviam?”, você deve estar se perguntando… ora, bebendo uma cerveja altamente maltada, alcoólica e nutritiva: a Doppelbock, também conhecida como “pão líquido”.

Pois bem, esta cerveja foi criada pelos próprios monges, no século XVII, para ser consumida justamente durante a Quaresma. Então, caso você não esteja fazendo jejum de bebidas alcoólicas, eu montei uma lista com cinco indicações para serem apreciadas neste tempo litúrgico. Confira:

Paulaner Salvator: é a mãe das Doppelbocks, criada no século XIX a partir da receita da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. É uma cerveja forte, de cor vermelha escura e com pronunciado aroma de malte (leia também: Salvator Doppelbock: a cerveja da Quaresma).

Samichlaus Classic: cerveja austríaca altamente alcoólica (14%!), envelhecida por 10 meses antes do engarrafamento. Com o passar do tempo, a Samichlaus continua maturando na garrafa, tornando os seus aromas mais ricos e complexos.

Bambergerator: o malte, claro, é super presente, mas o lúpulo também tem seu valor nesta Doppelbock sazonal, produzida pela cervejaria paulista Bamberg. Ele equilibra muito bem a doçura do malte, tornando o consumo da cerveja mais fácil e agradável.

Ayinger Celebrator
Cerveja alemã de cor marrom, com aromas de uva passa, ameixa seca, malte torrado e um toque defumado. Seu sabor é intenso, levemente adocicado, com textura aveludada e baixo amargor. É um ícone do estilo, considerada uma das melhores Doppelbocks do mundo.

Weihenstephaner Korbinian
A versão Doppelbock desta tradicionalíssima cervejaria alemã, a mais antiga em atividade do mundo, tem aromas de pão preto, café, chocolate e ameixa seca. Lúpulo frutado e notas alcoólicas completam o conjunto que surpreende pela suavidade e delicadeza.

--

--