Rodrigo Cursino
Nov 29, 2017 · 4 min read

É muito legal você olhar para trás e ver que conseguiu realizar muitas coisas legais! Esse é o sentimento da Comunidade de Testes do CESAR em 2017. Conseguimos consolidar algumas iniciativas e realizar coisas novas também.

Abaixo um resumo de como foi nosso ano, até agora \o/

Validação das CESAR Apps

Iniciamos o ano com muitos de nossos Engenheiros de Testes somando com validação de aplicações internas desenvolvidas pelo e para o CESAR, carinhosamente chamadas de CESAR Apps.

CESARthon: nosso jeito de fazer maratonas de testes

Tivemos também 5 edições do CESARthon, nosso jeito de realizar Maratonas de Testes. A maioria das edições teve o objetivo de validar funcionalmente as aplicações, sendo 3 delas apps mobile e 2 sistemas web. Foram momentos também de muita troca de conhecimento e mentoria para os novatos na empresa \o/

Quer conhecer um pouco mais sobre o CESARthon? Dá uma olhada na apresentação que realizamos no Agile Testing Days 2017.

2017 foi o ano de compartilhar conhecimento com a comunidade local, nacional e internacional!

Nosso gente trabalhou muito para mostrar pro mundo as experiências incríveis que estamos realizando aqui no CESAR.

Testathon São Paulo

Quatro Engenheiros de Testes participaram em março do Testathon São Paulo. Lá foram validadas aplicações do Facebook, que era o patrocinador do evento. Alessandra Cursino e Elisabeth Morais fizeram parte do time que foi premiado como Best Team! Além delas, Rodrigo Cursino e Viviane Lyrio também participaram do dia de maratona.

No Agile Brazil, tivemos 3 sessões!

Open Space sobre o Testador 2.0 no Agile Brazil 2017

No Agilidade@Recife foi a vez de repetir a sessão prática sobre o que construir Aviões de Papel tem a ver com Qualidade. Foi uma turma grande com mais de 60 pessoas.

Em outubro, durante o QA & Test, realizado em Bilbao/Espanha, Viviane Lyrio apresentou o trabalho Ux as indicator for assessing Performance Risks.

Em Novembro, Rodrigo Cursino e Viviane Lyrio estiveram em Potsdam/Alemanha, durante o Agile Testing Days, maior evento de testes ágeis da Europa, contando a história do CESAR.thon, nossa forma de realizar maratonas de testes. Foi uma apresentação muito bem recebida pela comunidade e que gerou vários interesses em replicar o framework em outras empresas e comunidades de testes.

Time do CESAR no Agile Testing Days

E para fechar o ano, Karla Silva compartilhou com a comunidade do GDG MANAUS /DEVFEST’17 a história do CESAR Play, evento realizado pelo CESAR com o objetivo de ensinar Ciência da Computação de forma gamificada.

Karla Silva no GDG MANAUS /DEVFEST’17

Esse ano foi de muito recrutamento e seleção

Nossa comunidade já passou de 100 pessoas! Muitos desafios, trabalho em conjunto e compartilhamento de conhecimento e experiências. Quer fazer parte desse time campeão? Clica no link abaixo e vem! 😄 👊

Programa de estágio em Engenharia de Testes

Esse ano conseguimos tirar do papel uma ação que vínhamos planejando: ter um programa de estágio com foco em testes. Foi uma seleção bastante concorrida. Recebemos mais de 100 currículos e, depois de uma maratona de testes, outros exercícios e entrevistas, selecionamos os 9 estagiários. Estes já estão em projetos trabalhando com atividades da área, desde a parte de análise a automação de testes.

Especialização em Testes Ágeis na CESAR School

Construímos a Especialização em Testes Ágeis (ETA) com carinho e atenção às tendências e hot topics observadas no mercado Brasileiro e internacional. Assuntos como automação de testes, testes exploratórios, segurança e DevOps são parte de nossa grade curricular.

A ETA tem como objetivo principal formar profissionais com bases técnicas adequadas a realidade de mercado, aptos a entender, adaptar e utilizar técnicas, abordagens e ferramentas de testes ágeis.

As inscrições já estão abertas e a previsão de inicio da primeira turma é em abril de 2018.

Mais informações me https://www.cesar.school/index.php/testes-ageis/


E que venha 2018! \o/

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Rodrigo Cursino

Written by

Test Consultant at @inovacao_cesar, Professor at @thecesarschool, passionate about software testing, agile and people ☼ More: https://linktr.ee/rcursino

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade