Engenheiros do CESAR no Testathon SP — 2019

Poliana Vieira Belo da Silva
CESAR Update
Published in
4 min readAug 23, 2019
Da esquerda para direita: Rafael Nascimento, Poliana Vieira, Lizandra Raflesia e Alfredo Dobrões no encerramento da primeira sessão, Domingo 11/08

Hackathons estão ocorrendo com frequência como uma forma eficiente de solucionar problemas de forma rápida, mas muitas vezes o time de qualidade é deixado de fora. Iniciativas como o Testathon e outras maratonas de teste trazem os QAs como protagonistas. Nós, Engenheiros de Teste do CESAR, participamos da última edição do Testathon no Brasil nos dias 10 e 11 de agosto em São Paulo capital e gostaríamos de compartilhar como foi essa experiência através desse post.

Segundo os criadores do evento, o Testathon é como um hackathon, mas para os testadores. O evento já passou por cidades como Londres, São Francisco, Joanesburgo, Bangkok e muitas outras. Seu objetivo é conectar a comunidade de testes enquanto aprendemos uns com os outros e desfrutamos do que fazemos de melhor. E foi isso que vivenciamos! O vídeo abaixo mostra um pouco da dinâmica do evento.

Vídeo promocional do Testathon:

https://www.youtube.com/watch?v=Bt39KucH5VA

Nesta edição os organizadores adotaram a seguinte estratégia: selecionaram 50 testadores para cada dia e alguns dias antes da maratona divulgaram uma lista de possíveis aplicativos a serem testados, com o objetivo de que os participantes se familiarizassem com eles. Vale lembrar que o evento foi totalmente gratuito.

Karla Michele Barbosa recebendo premiação, Sábado 10/08

Dinâmica do Evento

A nossa edição teve como patrocinador o Facebook e foi organizado da seguinte maneira:

Ao chegar no evento, precisamos assinar um termo de uso de imagem e o NDA (Non-Disclosure Agreement) para garantir que a confidencialidade dos objetos de teste fosse respeitada. Após essa parte mais burocrática, foram apresentadas alguns vídeos de edições anteriores, com relatos de experiências e dicas importantes sobre a dinâmica.

O evento foi organizado em duas sessões principais, uma pela manhã e outra pela tarde, seguidas de atividade de encerramento, com muitas brincadeiras e premiações. Para cada sessão, os participantes foram divididos em grupos de cinco, ficando cada grupo responsável por testar uma funcionalidade. Cada participante escolheu o grupo que achou mais interessante, sabendo que no período da tarde não poderia repetir o grupo com a funcionalidade já testada.

Dada a largada, começamos a testar com os nossos times a todo vapor, relatando os problemas e as sugestões de melhorias encontradas. Achamos que para os participantes de primeira viagem, o que era o nosso caso, a primeira sessão acabou sendo um pouco mais custosa, pois é o momento onde temos o entendimento da dinâmica geral e o primeiro contato com as ferramentas usadas. Já na segunda sessão é possível ter um ritmo melhor.

Em todos os momentos pudemos contar com o suporte da equipe do facebook, que deixou um coach para cada time e isso ajudou bastante na hora de tirar dúvidas. Além disso, percebemos que alguns grupos dos quais participamos foram mais coletivos e organizados, já outros nem tanto, e cada participante fez sua parte separado, sem muita comunicação.

Entre as sessões, havia um break para as comidinhas que vale comentar que estavam excepcionais (inclusive com opções veganas). Além disso, esse era um momento de muito networking também. Seja na fila para a comida ou na pausa para as fotos.

Prêmios

O evento oferece uma série de prêmios entre eles: iPhone, Xbox, headphones, smartwatches e muitos outros para os vencedores de cada uma das categorias abaixo.

  • Melhor time para cada sessão;
  • Oito melhores candidatos ao prêmio de “Melhor bug aberto” (teve prêmio para os nossos engenheiros nessa categoria);
  • Testador que abriu o melhor bug;
  • Melhor QA;
  • Melhor Quality Bug Report;
  • Pessoa mais comunicativa durante todo o evento;
  • Pessoa com mais devices (o ganhador do dia 10 tinha levado 14 celulares :O / O ganhador do dia 11 levou 21!);
  • Pessoa mais ativa nas redes sociais usando a hashtag #Testathon ou marcando o perfil do @Testathon no Facebook, Instagram e/ou Twitter;

Os prêmios foram entregues ao final do evento em uma cerimônia bastante animada acompanhada de muito samba.

Como se diz aqui em Recife, o evento é ARRETADO. A equipe do Testathon é extremamente animada e organizaram um evento mundial em São Paulo do jeito que o brasileiro gosta. Sem dúvida, um evento que vale muito a pena participar!

Esse texto foi produzido de forma coletiva pelos colaboradores: Alfredo Dobrões, Karla Michele Barbosa, Lizandra Raflesia, Poliana Vieira e Rafael Nascimento.

--

--