Microsoft Ignite The Tour São Paulo-2019

Washington Machado
CESAR Update
Published in
5 min readDec 20, 2019
Descrição da imagem #PraTodosVerem: área externa do Transamerica Expo Center em São Paulo fotografada do mezanino. Contém algumas árvores pequenas, algumas áreas com grama, quiosques de alimentação e pessoas transitando.

Nos dias 12 e 13 de Dezembro foi a vez do Microsoft Ignite The Tour chegar por aqui no Transamerica Expo Center em São Paulo.

O espaço escolhido e a organização do evento estavam sensacionais e deu para ver o cuidado da Microsoft com todos os detalhes. Tudo foi pensado e preparado para que os participantes aproveitassem o evento ao máximo.

O espaço ainda contou com sessões de auditório, conexões com especialistas, expositores e sessões da comunidade.

Além disso, diversas áreas como lounge de trabalho, jogos e descanso foram disponibilizadas aos participantes.

De forma mais reservada, no mezanino, ainda disponibilizaram uma sala do silêncio, para quem desejasse encontrar um lugar realmente calmo, além de salas de oração e uma sala especialmente para as mães.

Todos esses ambientes disponibilizados mostram todo o cuidado em criar, de verdade, um evento para todos.

Essa edição do Microsoft Ignite The Tour contou com mais de 100 sessões e workshops. Alguns roteiros de aprendizagem (Learning Path) agrupavam sessões relacionadas e isso foi uma facilidade para que nós (participantes) pudéssemos nos organizar para escolher o que iríamos assistir.

Essas sessões duravam em média 45 minutos e foram distribuídas em 12 salas com conteúdo de primeira qualidade. Tinha muita opção do que acompanhar e como não tive condições de me organizar escolhendo entre mais de uma dezena de sessões para cada horário, optei por seguir um roteiro de aprendizagem.

Foram fornecidos 16 roteiros de aprendizagem. Abaixo, segue alguns desses roteiros que inicialmente despertaram meu interesse:

  • Conceitos básicos do Azure
  • Modernização de dados e aplicativos Web
  • Desenvolver integrações e fluxos de trabalho para seus aplicativos de produtividade
  • Guia de desenvolvedores para IA

E como estou em busca de diversificar meus conhecimentos optei por acompanhar a trilha Guia de desenvolvedores para IA.

Descrição da imagem #PraTodosVerem: área externa do Transamerica Expo Center em São Paulo com 3 itens decorativos do Microsoft Ignite The Tour. Cada um dos itens destaca as palavras learn (aprender), connect (conectar) e explore (explorar).

A trilha/roteiro Guia de desenvolvedores para IA contou com as 5 sessões listadas abaixo:

Adicionei links nos itens acima para que você possa acessar a gravação desses conteúdos. Esses conteúdos gravados não são da edição de São Paulo do Microsoft Ignite, mas com certeza a qualidade é tão boa quanto.

Além disso, diversas outras sessões também possuem gravações disponibilizadas.

Seth Juarez fez sessão de abertura e encerramento dessa trilha de forma super descontraída e foi interessante demais acompanhar suas demonstrações de aprendizado de máquina na Microsoft Azure. Interagiu muito com o público e ao final do dia estava até perguntando como dizer coisas em português.

Em uma dessas interações nos perguntou quantas pessoas cientistas de dados estavam na sessão e a quantidade era proporcionalmente baixa. A maior parte do público era mesmo formada por pessoas desenvolvedoras.

E para pessoas iniciantes nessa área a sessão do Anthony Bartolo (Cloud Advocate) trouxe bastante informações sobre aprendizado de máquina automatizado. Essa opção é interessante para começar a nossa jornada com aprendizado de máquina e pode nos ajudar a entregar os primeiros projetos ou provas de conceito.

Com essas soluções estimam que possamos resolver cerca de 80% das nossas necessidades por aprendizado de máquina em nossas aplicações e para aplicá-las não precisamos ser altamente especializados (inicialmente).

Anthony também citou a abordagem e os príncipios de inteligência artificial da Microsoft.

Projetar a IA para ser confiável requer a criação de soluções que reflitam princípios éticos profundamente enraizados em valores importantes e atemporais.

Os princípios considerados são Justiça, Inclusão, Confiabilidade e Segurança, Transparência, Privacidade e Segurança e por fim Responsabilidade. Para mais informações consulte a página nossa abordagem para inteligência artifical.

Jen Looper (Cloud Developer Advocate Lead) iniciou a primeira de suas sessões em busca de fornecer uma definição para aprendizado profundo (deep learning), aprendizado de máquina e inteligência artificial usando como referência o texto Aprendizado profundo versus aprendizado de máquina.

Ela também mostrou alguns recursos como a capacidade de treinar diversos modelos em paralelo e um exemplo dos modelos já classificados de acordo com sua performance usando a Microsoft Azure.

Descrição da imagem #PraTodosVerem: área interna do Transamerica Expo Center em São Paulo, em um espaço que a Microsoft chamou de “The Hub”, algumas sessões foram realizadas em um mini autitório chamado “Pop-up da comunidade”. Na imagem a Microsoft MVP Mikaeri Ohana está palestrando e pessoas ao redor assistindo.

Um ponto muito interessante e que foi bastante divulgado em cada palestra é a grande quantidade/variedade de materiais disponíveis para nosso aprendizado, como por exemplo o Microsoft Learn que possui conteúdos em português também.

E se você prefere conteúdo em videoaula, considere dar uma olhada nos materias disponibilizados em parceria com a Pluralsight.

São muitos cursos que foram agrupados em diferentes papéis/perfis. Abaixo segue a lista desses papéis e o total aproximado de horas para cada um deles:

  • Microsoft Azure Administrator 68h
  • Microsoft Azure Developer 137h
  • Microsoft Azure Solution Architect 71h
  • Microsoft Azure AI Engineer 14h
  • Microsoft Azure DevOps Engineer 36h
  • Microsoft Azure Data Engineer 35h
  • Microsoft Azure Data Scientist 29h
  • Microsoft Azure Security Engineer 38h

Como podemos ver, são 8 papéis diferentes para atender diferentes perfis profissionais. E o que não falta são opções para nosso aprendizado.

Ao final do dia ainda rolou um momento de descontração com mais comida e diversos drinks que incluiam sucos, vinho e até caipirinha.

Descrição da imagem #PraTodosVerem: área interna do Transamerica Expo Center em São Paulo, em um espaço que a Microsoft chamou de “The Hub”, algumas pessoas aparecem jogando pebolim no salão de jogos.

Valeu demais ter conseguido encaixar esse evento na agenda e conciliar com minhas atividades aqui no CESAR Sorocaba.

Espero ter conseguido passar uma ideia de como foi o evento e, ainda mais importante, espero ter fornecido links que possam ser úteis para sua jornada de aprendizado.

Notou algum erro acima ou gostaria de solicitar alguma correção? Entre em contato pelo meu Linkedin ou twitter.

Um ótimo final de 2019 para todos, boas festas e que em 2020 possamos realizar ainda mais! =)

--

--