Fábio Correia e Mello
Jul 1 · 4 min read

Computação em nuvem: um termo abrangente para muitas soluções tidas como revolucionárias no mundo monolítico da computação, soluções essas que abrangem Infraestrutura como um Serviço, Plataforma como um Serviço e Software como um Serviço. Com um botão pressionado, você tem uma máquina virtual pronta, uma aplicação sendo rodada fora da sua máquina ou uma plataforma de edição de textos completamente online.

É parte da cultura do CESAR estar e ser parte dos eventos de vanguarda em tecnologia, e comigo não poderia ser diferente. Juntamente com um grupo de engenheiros, viajei para São Paulo para participar do AWS Summit 2019, promovido pela Amazon Web Services (da qual o CESAR é parceiro), que nada mais é que a plataforma de nuvem mais utilizada no planeta.

O AWS Summit São Paulo é um evento gratuito criado para reunir a comunidade de computação em nuvem a fim de se conectar, colaborar e aprender sobre a AWS. Os eventos AWS Summit são realizados nas principais cidades do mundo e atraem profissionais técnicos de vários setores, segmentos e níveis de aprendizado que querem aprender como a AWS pode ajudá-los a inovar rapidamente e oferecer serviços com escala, flexibilidade e confiabilidade.

Chegamos no horário, entrando nas filas que eram consideravelmente rápidas para um evento de aproximadamente 8.500 participantes simultâneos, retrato da excepcional estrutura. A palestra de abertura foi comandada por Greg Pearsons, vice-presidente de vendas para América Latina, que fez questão de denotar a importância da Transformação Digital no segmento. Através das palavras do Diretor Nacional da AWS do Brasil, Cleber Morais, se tornaram ainda mais evidentes para mim os planos sobre a abrangência e expansão dos serviços com foco na América Latina, tendo o Brasil como a menina dos olhos deste processo.

“O Brasil é visto como ambiente estratégico para o avanço da inovação e da aplicação de novas soluções nos negócios […] caracterizado por diversos polos de inovação [como Curitiba, Minas, Recife]. O cenário é favorável não só aos empreendedores que já começam nesse meio, mas também à transformação digital e “o cloud é grande viabilizador de tudo isso”, avalia o executivo: “é um movimento que anda em paralelo, a gente inova na tecnologia, os nossos clientes utilizam esse serviço como diferencial competitivo para inovar; é um ganha-ganha” — Cleber Morais

Créditos: twitter.com/AWSBrasil

Na sequência, o CTO da AWS, o Dr. Werner Vogels com uma camisa minimalista de FORTNITE, um jogo multiplayer da Epic Games, que utiliza as tecnologias da AWS para proporcionar para mais de 200 milhões de jogadores uma experiência de alto nível, reforçou o potencial da América Latina no projeto de expansão da nuvem em nosso território. Com uma carta impressionante de clientes, Dr. Werner convidou empresas como Natura, Grow (Yellow/Grin) e Pismo para dividir o palco e trazerem ao público o sucesso na prática, alcançado através das soluções oferecidas.

E assim foi por um dia inteiro, um time de engenheiros do CESAR se aventurando pelas mais diversas palestras, todas no formato show & tell, consistindo em apresentar um produto seguido por uma solução de aplicação do mesmo. Palcos simultâneos, canais de rádio para cada apresentação e movimentação constante entre os pavilhões do Transamerica Expo Center.

BigData e Analítico, IA/ML, Desenvolvimento de Aplicações Modernas, Segurança, Autenticação e Conformidade, Armazenamento, Arquitetura, DevOps, Gerenciamento de Custos, Chatbot, Infraestrutura, Automação, Deep Learning, Engenharia do Caos, Banco de Dados… You name it. Tinha de tudo por lá, e o dia foi curto para tanta coisa. Agenda lotada com alguns ajustes aqui e ali para conseguir cobrir mais palestras e pernas para que te quero.

CESAR e SiDi no AWS Summit 2019

Dentro desta dinâmica, o SiDi apresentou um case no qual, em parceria com o CESAR, solucionou um problema proposto pela SAMSUNG Brasil, utilizando tecnologias da AWS. Intitulado “Cultura de Inovação com DevOps, microsserviços e serverless” e apresentado por Fernando Sapata (AWS) e
Rafael Simionato (SiDi), a palestra levou ao grande público como, de forma dinâmica e distribuída, a solução adotada fugiu das soluções individuais e partiu para uma abordagem focada em execução de contêineres sem gerenciar servidores ou clusters. Apresentação concisa e direta ao ponto, empolgante de assistir.

O evento teve poucos pormenores em termos de estrutura e conteúdo, com um foco em soluções para modernização de estruturas monolíticas e um grande direcionamento para trazer para nuvem soluções on premises. Uma dica para o próximo ano: Vá ao AWS Summit 2020 Brasil, você de certo se impressionará com a estrutura, conteúdo e networking do evento como eu me impressionei. No desse ano, São Paulo nos presenteou com um pôr do sol daqueles de cinema…

Créditos: Jancleidsson Soares

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Fábio Correia e Mello

Written by

Eng. de Testes no @inovacao_cesar

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade