Agile Trends Gov: indivíduos e suas interações

Rodrigo Cursino
CESAR Update
Published in
4 min readAug 23, 2018

Já tive a oportunidade de participar do Agile Trends em Recife. Foi a versão Pocket, uma edição resumida, com apenas 1 trilha e 1 dia de duração. Na época, a experiência foi muito interessante, com o uso de dinâmicas fora da caixa e temas bastante relevantes.

Desta vez, tive a experiência em grande escala :) O Agile Trends Gov 2018 teve 4 dias recheados de palestras, workshops e sessões Fishbowl. Os dias 21 e 22/8 foram focados em temas para Times. Já assuntos relacionados à Gestão Ágil estavam presentes nos dias 23 e 24/8. Tudo com foco em cases, projetos e práticas relacionadas a projetos .GOV.

Sessões para todos os gostos

Isso, o Agile Trends tem vários tipos de sessões. Uma mais interessante que a outra. São Keynotes, Trend Talks, Fishbowls, One Minute Talks e os Workshops.

Keynotes são palestras mais longas, seguidas de perguntas da audiência. Já as Trend Talks têm a dinâmica de 2 palestras seguidas, com duração de 25 minutos, cada, seguidas de 18 minutos de perguntas e respostas.

Esse ano, a organização inovou colocando todas as Trend Talks em um mesmo espaço físico. Cada participante tinha um fone de ouvido e escolhiam o canal do palco que desejava assistir. O legal é que você pode trocar de palestra sem sair do seu lugar. Isto deu uma flexibilidade muito interessante.

Os Fishbowls são excelentes oportunidades para os participantes discutirem assuntos interessantes. Nele, todos podem expor suas opiniões e construir coletivamente o escopo da sessão.

One Minute Talks é literalmente um espaço de 1 minuto onde as pessoas podem falar sobre quaisquer assuntos. Por fim, os Workshops são sessões práticas para experimentar e tangibilizar o conhecimento a partir de atividades mão na massa.

Networking challenge

Nesta edição, a organização propôs um desafio: conhecer 5 novas pessoas. Eles reservaram momentos para promover o networking e a troca de experiência e ideias. E ainda servia para ganhar prêmios! Ao fim do evento, foram sorteados livros e cursos a partir dos formulários preeenchidos.

Foi muito interessante também reencontrar amigos de várias empresas e épocas diferentes :)

Usando Maratona de Testes para criar times sustentados numa cultura de qualidade

Este foi o título da Trend Talk que ministrei. Nela, compartilhei o case da Maratona de Testes que realizamos junto ao Banco do Brasil.

O desafio era evangelizar 2000 desenvolvedores do banco sobre a importância de construir e manter times sustentados numa cultura de qualidade e testes. Nesta talk foi possível mostrar como utilizamos nosso modelo de Maratona de Testes, o CESARthon, como ferramenta de apoio para alcançar este objetivo. Além disso, compartilhei em detalhes como funciona o CESARthon, os seus benefícios, aplicações e estatísticas sobre os resultados alcançados até o momento.

A repercussão sobre nosso modelo, foi muito positiva. Além das perguntas após a palestra, tive a chance de continuar conversando com pessoas interessadas no tema durante o restante do evento. A seguir estão os slides utilizados nesta talk.

UX no Governo

Depois da Trend Talk realizada, assisti algumas palestras. As que me chamaram mais atenção foram as relacionadas à UX. Muito interessante aprender sobre práticas e ferramentas que focam em uso de dados para ajudar na tomada de decisões sobre as estratégias de design de interação. A ferramenta mais referenciada foi a Hotjar. Com ela, é possível entender as áreas do site ou sistema que mais são utilizadas pelos usuários, a partir do mapa de cliques realizados (Heatmaps).

Além disso, é possível gravar as ações dos usuários (Visitor Recordings) e depois analisar os padrões de navegação e utilização. Estas informações são, com certeza, inputs de muito valor para suportar as escolhas de design dos projetos.

Outro assunto bastante discutido foi o Design comportamental. Com ele, é preciso entender os hábitos dos usuários para que estes sejam considerados quando do design das interações.

Desafio

Conferências são excelentes oportunidades para compartilhar conhecimento, mas principalmente para se conectar com pessoas e ideias! Tudo isso instiga muito a fazermos nosso trabalho melhor, a experimentar coisas diferentes e a continuar o ciclo do compartilhar \o/

Pra fechar, deixo um desafio: participe de eventos, saia pra compartilhar as coisas legais que você faz ou pra aprender com outras pessoas. Procure os meetups que acontecem em sua região. Este é um ótimo ponto de encontro de pessoas interessadas em compartilhar conhecimento, além de ser um local de experimentação e suporte.

--

--

Rodrigo Cursino
CESAR Update

Test Consultant at @inovacao_cesar, Professor at @thecesarschool, passionate about software testing, agile and people ☼ More: https://linktr.ee/rcursino