O que o KNoT tem a ver com Open Innovation e Parcerias?

Tiago Barros
CESAR Update
Published in
4 min readDec 27, 2017

Com base no reconhecimento ao trabalho realizado pelo CESAR com sua plataforma de interoperabilidade para IoT (o KNoT), a ABINEE convidou o CESAR para participar de 2 workshops, um em São Paulo (26/10) e um em Porto Alegre (30/11), para apresentar as iniciativas do grupo de pesquisas em Internet das Coisas.

Roberto Gonçalves (Konker), Marcelo Nunes (CESAR), Antônio Sobrinho (ABINEE) e Tiago Barros (CESAR) no Workshop sobre objetos conectados da ABINEE em Porto Alegre.

Acreditando no potencial de soluções e serviços em IoT para diferentes indústrias e setores, o CESAR desenvolveu e publicou a primeira versão do seu framework de interoperabilidade de dispositivos, o KNoT. Open Source e em sua versão 1.02, o KNoT se propõe a ser um facilitador para a prototipação e o piloto de diferentes soluções, de forma a acelerar a experimentação e a viabilização de projetos em IoT. Junto com o KNoT e o Poetas.It, o CESAR também foi credenciado como unidade Embrapii especializada em Produtos Conectados ou Internet das Coisas (IoT). A partir destas conquistas, a ABINEE e o CESAR organizaram dois workshops para a indústria de eletroeletrônicos com o intuito de divulgar as ações do CESAR, bem como as oportunidades que existem para o Brasil, em um mercado mundial que irá movimentar aproximadamente US$ 11 trilhões de dólares até 2025.

Ambos os workshops, um em São Paulo no dia 26/10 e um em Porto Alegre no dia 30/11, focaram em apresentar quais soluções já foram desenvolvidas pelo CESAR em IoT e qual o potencial que enxergamos para estas soluções em diferentes setores. De público bastante variado e diverso, as discussões foram bastante enriquecedoras e muito voltadas a questões técnicas e possíveis modelos de negócio que venham a ser interessantes para a viabilização de projetos IoT.

Iniciamos o workshop falando sobre a Cadeia de Inovação e qual o impacto que as soluções IoT terão em novos projetos de inovação. As soluções IoT na realidade representarão uma nova forma de se pensar inovação e como dados serão os principais norteadores das decisões que serão tomadas pelas empresas do futuro. Esta nova característica mudou a forma como o CESAR enxerga esta cadeia e fez com que construíssemos novos argumentos e falássemos sobre novas oportunidades em IoT. Chamamos de Inovação Continuada a revolução que IoT e Big Data representará para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Figura 1 — O Papel do CESAR na cadeia de inovação.

Soluções em agronegócio e no varejo são algumas das que já foram implementadas pelo instituto CESAR e que comprovaram a nossa argumentação sobre a Inovação Continuada. Também entramos no contexto da robótica emotiva e dos assistentes remotos que poderão tanto auxiliar pessoas em seu dia-a-dia com afazeres domésticos como serem gateways de conectividade para os mais variados dispositivos domésticos conectados.

Evoluindo na argumentação e mergulhando mais no mundo de IoT (Internet of Things), começamos a provocar os participantes com o seguinte questionamento:

Porque todas as coisas da nossa casa ainda não estão conectadas à internet?

Essa pergunta serve para explicar todas as dificuldades de interoperabilidade com IoT, desde a miríade de protocolos até os silos fechados de dispositivos criados pelos fabricantes.

Ao explicar um pouco a motivação por trás do nosso investimento em IoT, apresentamos a plataforma KNoTconstruída a partir da junção de outras plataformas open source — com o objetivo de minimizar os problemas de interoperabilidade inerentes a IoT.

Apresentamos as principais arquiteturas para internet das coisas e como construir uma solução de IoT utilizando a plataforma KNoT. Ao final da apresentação fizemos uma demo no estilo “Hello World” de um objeto conectado (lâmpada) enviando dados para um servidor e sendo controlada por ele.

Acreditando no potencial das parcerias e nas práticas de Open Innovation, estamos agregando ao KNoT parceiros do CESAR que estejam alinhados com nosso discurso e que tenham soluções complementares ao que já estamos fazendo. A Konker com sua plataforma de Cloud open source para IoT decidiu colaborar com o CESAR e também fez parte do workshop apresentando suas principais características e arquitetura, seus principais cases em desenvolvimento e a complementaridade que há com o KNoT.

Ao final do workshop, apresentamos os principais parceiros do KNoT e nossa intenção de divulgar amplamente a plataforma nas universidades brasileiras em 2018, para que seja usada em disciplinas de graduação.

Autores: Tiago Barros e Marcelo Nunes Alves Costa.

--

--