Startup Weekend, 2 dias respirando empreendedorismo!

Pether Silva
Nov 9, 2018 · 5 min read

Recebi o convite para ser mentor do Startup Weekend Education Recife de Lívia Souza, seria a minha primeira vez participando desse evento e logo como mentor. Já havia tido experiências de mentoria no Summer Job do CESAR. É muito gratificante conhecer gente nova e cheia de ideias para mudar o mundo. É uma troca de experiência massa.

O Startup Weekend é um evento onde pessoas se reúnem durante um final de semana para tentar, nesse curto espaço de tempo, criar uma startup. Durante esse processo, eles podem ter cursos rápidos, passam por mentoria, realizam pesquisas, validam ideias e no final realizam um pitch da sua startup para uma banca de jurados.

Essa edição do Startup Weekend tinha como tema uma área que gosto muito. Educação. Tenho dois filhos e não acredito que o formato atual das escolas realmente prepare para o futuro. Por isso, tenho lido muito sobre como posso ajudá-los a estarem prontos para um mundo que nem conhecemos ainda.

Tudo começa com ideias

“photo of bulb artwork” by G. Crescoli on Unsplash

No primeiro momento (na noite da sexta-feira), os participantes que tiverem alguma ideia são convidados para apresentá-la para todos. É impressionante como logo se forma uma fila com várias pessoas. Depois de todos apresentarem suas ideias, vão sendo formados times de acordo com os interesses nas ideias apresentadas. Alguns times já passam a noite trabalhando, outros vão pra casa e voltam no sábado pela manhã.

Sua ideia não vale nada

É isso mesmo que você leu. Por mais maravilhosa que a ideia pareça ser, ela precisa ser validada. Essa ideia resolve mesmo algum problema? Isso realmente é um problema para alguém? Você consegue executar essa ideia? Para isso, todos os participantes são instruídos a seguirem um processo chamado From Zero to Hero, descrito na imagem abaixo.

Processo From Zero to Hero

Para ajudar nessa caminhada, entram em ação os mentores que apoiam os times formados nas seletivas. Da esquerda para a direita temos: Clarissa Sotér, Bruno Silva, Luiz Fernando Gomes (Crossfiteiro), Eu, Poliana Evas e karlavidal

Os melhores mentores.

A missão dos mentores é provocar os times para saírem da zona de conforto. No começo, a pergunta principal que os mentores fazem é: Qual é o problema que você está tentando resolver?

Vamos para a solução?

Depois do problema ser definido e validado, os times começam pensar numa solução que deverá ser posteriormente validada. Nessa hora é comum os times ficarem um pouco desesperados, pois a solução que eles acreditam ser a melhor do mundo, em alguns casos, não sobrevivem a validação (eles fazem entrevistas online e presenciais, fazem contatos, etc). É comum eles voltarem a estaca zero e tentar uma nova solução ou até mesmo pivotar (não sabe o que é? Leia aqui esse post de Mauro Silva. ). Mas tudo isso faz parte do processo de aprendizado, que é bastante enriquecedor.

Gerando o MVP

Com a solução definida e validada pelo público alvo, os participantes começam a pensar no MVP (Produto Mínimo Viável). Tanto os participantes quando eu mesmo, aprendemos um bocado com as dicas de Clarissa Sotér e Bruno Silva. Pensar em como monetizar o serviço e como escalar a solução não é nada simples mas é a base para validar de sua startup consegue sobreviver.

Hora de falar para o mundo

A parte final do SW são os pitchs. Antes todos tiveram um treinamento com Luiz Fernando Gomes com dicas para fazer um pitch. Os times fazem uma apresentação para uma banca de jurados que irão decidir quem criou a melhor solução. Deixar os times calmos para a apresentação não foi uma tarefa fácil, escutei vários ensaios e foi nítido a evolução de todos durante esse processo. O time de jurados era fantástico e todos eles deram ótimos feedbacks. A banca de jurados foi composta por: Pericles Montenegro (SEBRAE), Andréa Santos (CESAR School)e Péricles Borba.

Jurados Startup Weekend

No geral as apresentações foram muito boas. Os participantes saíram da sua zona de conforto e encaram uma plateia e uma banca de jurados e isso tudo faz parte do aprendizado. Tenho certeza que a maioria dos participantes saíram do evento diferentes da forma que entraram.

Balanço final do Evento

O evento foi épico. Aprendi muito e conheci muita gente legal. Realmente tentar resolver um problema real colocando a mão na massa, fazendo pesquisa de campo, entrevistas, trabalhando com pessoas diferentes e resolvendo conflitos traz um aprendizado muito mais enriquecedor do que só ficar na sala de aula. Foi muito bom ter participado desse evento e ver como tem gente querendo empreender suas ideais. Agora estou com muita vontade de participar de outras edições.

Organização

Todo o evento foi organizado por um time de primeira. Organizar um evento como esse não é nada fácil. Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo convite e pela confiança em me deixar ser mentor e também deixar um parabéns pela organização. Em vários momentos os participantes estavam começando a ficar cansados e o time da organização sempre fazia algum tipo de dinâmica para levantar os astral.

O evento não se resume aos 3 dias do final de semana. São 10 meses que envolvem planejamento, local, patrocinadores e fornecedores. Daniel Lima

O time que tornou o evento possível está na foto abaixo. Da esquerda para a direita: Lívia Souza, Ligia Spencer, Isaias Dias, Bruno Montarroyos, Bruno Pinheiro, Wilma Barros, Vinícius Galvão, Maria Digna Mota e Daniel Lima.

Além do time da organização, Lai Amorim ficou responsável por ser a facilitadora do evento. Um dia desses eu era o mentor dela no Summer Job do CESAR e agora ela está facilitando um evento desse porte. Que orgulho. Parabéns mesmo.

Mesmo depois de um final de semana intenso tá todo mundo animado.

Pether Silva

Written by

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade