Imagem mostra auditório da UNICAP com a tela que exibe slides a esquerda e a direita o painel com TDC2019 RECIFE
#TDCRecife — Auditório UNICAP

#TDCRecife — Trilha Testes — Passed ou Failed?

Carlos Filho (calf)
CESAR Update

--

Antes de falar especificamente sobre a trilha, preciso falar sobre o evento de forma geral nos quesitos de organização, recepção e estrutura, é realmente um desafio grande engajar pessoas e montar em alguns meses um evento deste tamanho.
Gostaria de elogiar a escolha do local do evento, a UNICAP fica numa região central do Recife o que faz com que pessoas de qualquer zona da cidade sejam capazes de chegar sem muitos problemas, incluindo os palestrantes de fora da cidade que provavelmente ficaram hospedados em Boa Viagem, bairro aqui da cidade com maior concentração de hotéis e pousadas.
Em segundo lugar as boas vindas e entrega dos crachás estava bastante organizada, o processo estava rápido, depois de alguns poucos minutos na fila levei apenas alguns segundos para retirar meu crachá, bolsa e panfletos — ou crachás no caso de participar de várias trilhas — e poderia dali escolher entre ir aos stands ou comer algo e tomar um café, suco ou água, snack não faltou para ninguém.
Em terceiro lugar, se você pretende participar do TDC ou de outros eventos deste tipo, esteja preparado e com a mente aberta para passar por uma imersão completa, cheguei antes das 9h da manhã e saí de lá as 20h, entre abertura, trilha e encerramento, é um dia inteiro dedicado a assistir as palestras, conhecer novas pessoas, ver e rever amigos.

Imagem mostra painel escrito TDC2019 RECIFE e #thedevconf no chão com letras de madeira
#TDCRecife — Estacionamento UNICAP (créd. Fábio Mello)

Mas e a Trilha Testes?

Imagem mostra painel da trilha testes com slides e 2 palestrantes - maratona de testes.
#TDCRecife — Trilha Testes — Maratona (créd. Fábio Mello)

Bem, agora é hora de detalhar um pouco mais a trilha para você entender um pouquinho do que rolou por lá. Ao longo do dia, com apenas 2 paradinhas para almoço e coffee break a tarde, tivemos um total de 14 palestras, com diversas durações, a maioria delas teve duração de 25 minutos, uma foi um pouco maior com 50 minutos e 3 tiveram a duração um pouco menor de cerca de 15 minutos cada uma, com isso as palestras não se tornaram cansativas e possíveis atrasos foram mitigados pelos coordenadores da trilha, controlando bem o tempo das apresentações.

E quem apresentou?

Nem tudo em testes é o QA quem faz e isso ficou evidente ao longo das palestras, em diversas delas tivemos Desenvolvedores ao invés QAs apresentando as soluções e desafios enfrentados nos seus projetos e empresas para testar e melhorar a qualidade de seus softwares, isso mostra que é evidente a demanda por qualidade cada vez maior dos produtos e serviços ofertados e que o desenvolvedor também é grande responsável por ela.
A dinâmica das apresentações também foi diversificada, algumas apresentações foram em duplas e outras somente um palestrante, alguns experientes e outros nem tanto, mas de forma geral foi gratificante ver pessoas reais falando de experiências e desafios reais.

Quais os temas?

Imagem mostra painel da trilha testes com slides e 2 palestrantes -  como priorizar requisitos transversais
#TDCRecife — Trilha Testes — Req. transversais (créd. Fábio Mello)

Os temas da Trilha foram bastante diversificados, o trabalho de seleção e curadoria dos coordenadores foi árduo e muito válido (não esquecendo que ele foi feito com base na descrição da palestra), durante o dia ouvimos falar em acessibilidade, automação mobile, docker, containers, engajamento, micro serviços, performance, requisitos transversais (ufa!!!) e você pode encontrar mais informações sobre os temas e alguns dos slides apresentados AQUI.
Em diversas palestras tivemos exemplos sendo executados localmente ou que já haviam sido gravados anteriormente pelos palestrantes, não lembro de nenhum deles que tenha falhado, destaco isto aqui pois este acontecimento é raro na comunidade de SW :-).

E no final, foi o final?
O final da Trilha foi na verdade o início, novas descobertas e a sensação que tem muita - mas muita mesmo - coisa rolando por aí, fora da nossa bolha, mesmo que ela seja uma bolha grande não é possível trazer para dentro dela todas as possibilidades que a comunidade é capaz de oferecer.
Saí de lá com a sensação que dá pra usar isso ou aquilo ou aquilo outro dentro do meu contexto de projetos e que poderia ter aplicado aquela tecnologia ou metodologia num projeto se eu soubesse disso antes, provavelmente este foi o sentimento de muitos dos que participaram desta Trilha Testes e é um sentimento muito bom pois é de motivação para o aprendizado e para a busca constante do conhecimento.

#TDCRecife — Stand CESAR (créd. Fábio Mello)

Agora pra fechar mesmo
Após o dia inteiro de imersão em testes e absorção de conhecimento posso dizer que foi um dia muito proveitoso, deixo aqui então os agradecimentos a Coordenação do #TheDevConf e deixo também agradecimentos especiais aos coordenadores da Trilha Testes: Mariana Elisa que veio de longe aqui pro Recife ajudar a fazer essa trilha arretada, Fábio Mello, QA desenrolado todo aqui do CESAR e Jeremias Araujo, Paraibano/Recifense doido e gente boa demais, eles trabalharam bastante para fazer desta Trilha Testes do TDC Recife a maior - e melhor - trilha em linha reta de todas.

Foi isso, foi massa e até a próxima edição!!!

#TheDevConf #TDCRecife #TDC2019

Result: PASSED

Revisão: Fábio Mello

--

--