Usando o Google Pay nas ruas do Recife

Daniel Moura
CESAR Update
Published in
3 min readFeb 21, 2018

Depois que li uma matéria ontem sobre o Google Pay resolvi ir atrás da lista de cartões suportados e descobri que meu Neon está lá. Baixei a app Google Pay num LG G6, cadastrei meu cartão, e saí catando algum lugar pra testar. No almoço, tinha um POS da Stone sem NFC. No São Braz do Paço Alfândega tinha um da Cielo mas a moça não sabia usar. A noite ao fui ao boliche do RioMar, tentei num Verifone da Rede e só dava erro. Em seguida, tentei num Ingênico também da Rede e… sucesso!

Mas só deu certo porque eu já trabalhei com a Rede sabia que o fluxo da transação contactless começa pela digitação do valor. Justamente por não ser um fluxo intuitivo os operadores do POS ficam com cara de pânico quando eu chego e pergunto "posso pagar usando celular?". O primeiro impulso deles é clicar em "Função" ou "Menu" e procurar uma opção específica que cite "Celular", quando, na verdade, a tecnologia nada tem a ver com celular, mas com transação contactless/sem contato. Normalmente eles já ouviram falar que alguém pagou usando um relógio, pulseira ou celular, mas não lembram como fizeram, ou foi um colega, ou conseguiram fazer um jeito mais complicado (começando pelo Menu).

Se feita seguindo o fluxo "fácil" (digitando o valor pra começar), a transação é muito prática e rápida. Fiz duas transações: uma de R$ 98,00 e outra de R$ 37,00. A primeira me pediu PIN (senha) no POS. A segunda não me pediu nada, aprovou direto. É possível que o emissor (Neon) tenha dispensado a senha para transações de até R$ 50,00, ou qualquer outro valor intermediário.

Há pouco fui no Apolo Beer Café e, também numa maquininha da Ingênico da GetNet, fiz uma transação em poucos segundos. Segue o passo a passo:

Digitar o valor na tela principal e escolher o tipo de transação
Aproximar o celular e aguardar o OK do app
Como foi uma transação de valor baixo ela aprovou direto, sem PIN

Para começar a gastança usando o celular verifique no site do Google Pay se seu cartão é suportado. Se for, clique em "+" e seguir as instruções. No meu caso, chegou um código de confirmação no app do Neon que eu usei para terminar o processo, que só demora alguns segundos. Boas compras. :-)

--

--