Tiago Barros
Jan 9 · 3 min read
Alpha Mini Robot — um dos "xodós" da CES 2019

Inteligência artificial está presente em diversos produtos exibidos na CES 2019. De drones a cameras, passando por smart speakers, robôs e dispositivos de realidade virtual, vários dos eletrônicos da feira possuem "algum nível de inteligência". Abaixo eu listo os principais produtos com IA que estão sendo apresentados na CES 2019.

Robôs e drones

Já faz algum tempo que a CES anda "tomada" por todo tipo de drone e robôs humanóides. Existe até uma área específica no pavilhão sul do LVCC só pra eles. Os que mais me chamaram a atenção nesse ano foram os seguintes:

Hurricane VR — Robô simulador de realidade virtual da DOF Robotics. Ele é capaz de erguer 3 pessoas ao simular uma descida de montanha russa. Confira ele em funcionamento no vídeo abaixo.

Hurricane VR 360

Temi Companion Robot — robô assistente pessoal com navegação autônoma. Realiza diversas tarefas como tocar música e vídeos, efetuar video chamadas com telepresença (moving video calls) e controlar os dispositivos inteligentes da casa.

Temi companion robot

Robo-Shark — O "robô-tubarão" da RoboSea possui navegação autônoma, desviando de obstáculos e seguindo alvos específicos. É utilizado em missões submarinas e se movimenta imitando um tubarão. Possui 1,80m de comprimento e pesa 60kg.

RoboShark

Electrafly — Drone pessoal que permite voos individuais e é focado na mobilidade urbana. Utiliza 4 motores elétricos com hélices e 2 turbinas a gasolina para conseguir levantar o peso de uma pessoa. Eles planejam realizar voos-teste com humanos pilotando dentro de alguns meses.

ElectraFly Personal Flying Machine

Outros veículos

Existem diversas demonstrações de veículos na CES. Os que me chamaram mais a atenção foram:

Ninebot GoKart — Acessório para encaixar o seu Segway MiniPRO e transformá-lo num kart. Permite a configuração em um app de celular e pode ser utilizado por adultos e crianças.

Ninebot GoKart Kit

Loomo — O outro veículo da Segway que me chamou a atenção foi o Loomo. Ele é um "self balancing vehicle" que se transforma em companion robot.

Segway Loomo demonstrando o seu afeto por mim.

Controlar o Loomo é extremamente fácil. Na primeira vez que subi no Loomo consegui "pilotá-lo" sem dificuldades:

"Pilotando" o Loomo na CES 2019

Quando você não está em cima dele, pode transformá-lo em um companion robot que te ajuda com algumas tarefas como carregar coisas (ele pode te seguir através de um comando de voz) ou tirar fotos.

Detecção de face do Loomo

Câmeras

Responsáveis pela maioria das funcionalidades apresentadas nos dispositivos acima, as tecnologias avançadas de visão computacional estão cada vez mais presentes. Podem ser utilizadas para identificar pessoas, contar objetos e auxiliar no processo de venda. Abaixo seguem as principais tecnologias presentes na CES 2019:

Canavi — permite identificar objetos e pessoas em tempo real.
Huawei — possui tecnologia para deteção de face em ambientes densos
JD — utiliza reconhecimento facial para promoção de vendas.

That's all folks! Se quiserem saber mais sobre a CES 2019, stay tuned!

*Cowarobot — A mala de mão que segue você :)

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Tiago Barros

Written by

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade