Tiago Barros
Jan 8 · 3 min read

Estou aqui no primeiro dia da CES — Consumer Electronics Show — a maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece anualmente no início de janeiro em Las Vegas.

CES 2019 Trends to Watch — Apresentado por Steve Koenig, VP de Market Research da Consumer Technology Association

As apresentações do primeiro dia são focadas nas tendências da CES, e também em algumas trilhas temáticas, como inteligência artificial e criptomoedas, visto que o Show Floor ainda não está aberto.

A imprensa especializada já está anunciando essas principais tendências, como pode ser visto aqui, aqui, aqui e aqui. Muitas destas tendências, como TVs melhores, telas dobráveis e novos gadgets para sua casa são, inclusive, bastante previsíveis.

Entretanto, ao chegar no Las Vegas Convention Center (LVCC), é impossível não perceber qual vai ser o foco da CES desse ano: os assistentes pessoais comandados por voz, como principal interface entre os "consumer electronics" e seus usuários, vão dominar a feira. A evolução das tecnologias de reconhecimento de voz e análise conversacional, em conjunto com a conectividade proporcionada pela Internet das Coisas, estabelecem o momento perfeito para isto, e põem os smart speakers Google Home, Amazon Echo e Apple Home Pods na crista da onda.

Logo ao entrar no estacionamento do centro de convenções, eu me deparei com uma propaganda gigante do Bixby, assistente pessoal da Samsung, na fachada do LVCC.

Fachada do centro de convenções exibindo uma propaganda do Bixby, assistente pessoal da Samsung.

Depois o que chamou a atenção foi um prédio gigante, ainda em fase final de montagem, que exibe “Hey Google” (comando utilizado para ativar o assistente do Google) no topo da fachada frontal e na lateral.

Prédio do Google, sendo montado no lado externo do centro de convenções.

A fachada frontal é tomada por uma video wall que apresenta as principais atividades que você pode fazer ao utilizar o assistente.

Video Wall na fachada frontal do prédio do Google, exibindo as funcionalidades do Google Assitant.

Ao entrar no LVCC, minha "primeira impressão" foi confirmada. Depois da "CES 2019 Trends to watch", a palestra de Tom Webster: "New Habit: Smart Speakers & A Voice-Activated Life" apresentou uma pesquisa sobre o uso dos smart speakers (a pesquisa pode ser acessada aqui).

Pesquisa: The Smart Audio Report, apresentada por Tom Webster, Senior VP da Edison Research.

A pesquisa, feita em dezembro de 2018 nos Estados Unidos, mostra que 21% da população +18 dos EUA já possui um smart speaker (53 milhões de pessoas), e que em breve teremos mais desses dispositivos do que pessoas no planeta (eu mesmo possuo 3 google home e 1 amazon echo em casa e acabei de comprar um google home hub).

Outro "highlight" falado na apresentação foi que os smart speakers estão impulsionando as vendas dos outros smart devices. Isso faz todo sentido, uma vez que temos uma interface mais natural para as coisas conectadas à internet, podemos controlar mais coisas, de uma forma mais adequada.

Bom, esse foi um resumo do que eu achei no primeiro dia da CES. E você? Quer saber mais sobre o que está acontecendo na CES 2019? Então fique ligado aqui, porque está só começando.

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Tiago Barros

Written by

CESAR Update

Fique por dentro da percepção de colaboradores do CESAR ao participarem de eventos e iniciativas do mercado relacionados a design, educação, inovação e tecnologia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade