Cloud computing e seus impactos econômicos na saúde

Jonathan Santos
Cesar School Abduzidos
4 min readAug 28, 2019

--

Uma breve introdução

Olá! Antes de começar a falar do tema acima, gostaria de explicar de onde vem a motivação de estudar esse tópico e de onde tirei os dados que apresentarei aqui. Primeiramente gostaria de me apresentar, me chamo Jonathan Santos e sou estudante de CC na CESAR School. A mais ou menos 1 ano atrás iniciei minha iniciação científica com meu orientador Prof. Felipe Ferraz com o seguinte tema: Quais os impactos da adoção de cloud computing? Como o meu orientador já havia escrito um artigo chamado “A Disturbing Question: What Is the Economical Impact of Cloud Computing? A Systematic Mapping”(aqui), decidimos por estudar esses impactos em um ambiente mais específico, a área da saúde. Todos os dados aqui apresentados, foram tirados da pesquisa de mais de 5280 artigos nas plataformas IEEE, Science Direct e ACM.

Saúde Econômica

A adoção de cloud computing pode trazer benefícios à saúde, tanto economicamente quanto ajudar as instituições a combater e prevenir doenças o mais rápido possível. Segundo o estudo de Chang e Zhu [“A Study on the Application of Cloud Computing Platform in Hospital Information Construction,”], em hospitais modernos e atuais, o uso do CC se torna mais centralizado no gerenciamento de dados, tornando a manutenção de hardware e software mais conveniente. Os ambientes hospitalares que adotam servidores físicos precisam investir grandes quantias em TI, equipe responsável pela infraestrutura, manutenção e segurança das máquinas utilizadas. Além disso, com o tempo, o modelo se torna cada vez mais obsoleto e caro. Essa é a mudança fundamental provocada pela nuvem, a virtualização de recursos sem a necessidade de manter uma infraestrutura on-site cara.

Como visto em [“Cloud computing: A new business paradigm for biomedical information sharing,”], os laboratórios de biomedicina podem desfrutar de impactos financeiros positivos, flexibilidade e benefícios significativos para sua administração usando uma arquitetura em nuvem. Isso traz novas soluções que podem transformar a economia hospitalar, e os modelos de negócios começam a surgir com uma nova visão em suas soluções. Como toda a infraestrutura pode ser abstraída pela nuvem, os envolvidos na criação de soluções podem se concentrar mais no problema a ser resolvido, trazendo soluções inovadoras que mudam a maneira como a economia dessas soluções funciona.

Tratamentos na Nuvem

Os benefícios da adoção da computação em nuvem vão muito além de impactos financeiros e economia de custos. Embora o impacto da adoção da computação em nuvem tenha gerado em torno da esfera econômica, grandes avanços na medicina podem ser vistos no uso desta e de outras tecnologias em conjunto.

Como pode ser visto aqui [“A disease diagnosis and treatment recommendation system based on big data mining and cloud computing,”], o artigo apresenta o DDTRS (Sistema de Recomendação para Diagnóstico e Tratamento de Doenças), que utiliza big data e computação em nuvem para gerar diagnósticos e recomendações de tratamento de forma eficiente e assertiva, melhorando o tempo de resposta do diagnóstico.
Outro uso da nuvem médica [“Blood Pressure Management with Data Capturing in the Cloud among Hypertensive Patients: A Monitoring Platform for Hypertensive Patients,”] promove o monitoramento da pressão arterial em um paciente com hipertensão. Como o monitoramento é feito em tempo real, o número de dados gerados é enorme e requer uma estrutura de IaaS para gerenciamento.

O campo acadêmico também se beneficia do uso da computação em nuvem, seja no armazenamento de dados, na infraestrutura ou no poder de processamento. Estudos complexos na vanguarda da medicina, utilizando a mais recente química teórica no tratamento do câncer [‘Some recent developments in the simplest-level electron nuclear dynamics method. Theory, code implementation, and applications to chemical dynamics’], geram enormes quantidades de dados e requerem enorme poder computacional para o processamento de dados. Pesquisas como [“Electron nuclear dynamics simulations of proton cancer therapy reactions: Water radiolysis and proton-and electron-induced DNA damage in computational prototypes,”] que simulam a dinâmica nuclear eletrônica das reações da terapia de câncer de prótons, dependendo do sistema estudado, podem levar meses para apresentar os resultados. Portanto, a computação em nuvem se beneficia ao diminuir seus custos como infraestrutura e o uso da ciência de dados pode gerar grandes insights sobre o assunto estudado.

Desafio Encontrados

Com base nos estudos analisados, 3 setores principais e áreas específicas foram identificados como desafios e oportunidades de computação em nuvem e pesquisa em saúde.

Na primeira área, foi identificada a necessidade de garantir a segurança, privacidade e autenticidade das informações. Qualquer informação que possa levar à identificação do usuário por uma parte não autorizada durante a autenticação ou processamento de dados é uma violação da privacidade. Como a maioria dos dados é armazenada em servidores em nuvem, o que é suscetível a ameaças e violações, há uma necessidade iminente de proteção contra acesso não autorizado. Existem muitos desafios para proteger a privacidade dos dados dos pacientes na nuvem, alguns modelos já foram propostos. Mesmo assim, fica claro, incluindo os diversos estudos, que essa área é extremamente importante para o futuro do uso da nuvem como um todo, não apenas limitada à saúde.

A segunda área específica é mostrada no desenvolvimento de soluções para doenças crônicas. O surgimento de tecnologias emergentes demonstra oportunidades e desafios. A maioria dessas tecnologias tem em comum a necessidade de usar a computação em nuvem em seu desenvolvimento. Portanto, novos estudos e soluções inovadoras podem mudar a forma como tratamos essas doenças em poucos anos.

Finalmente, estudos e soluções que promovam o tratamento e diagnóstico do câncer merecem atenção, pois podem gerar grandes impactos econômicos no tratamento e prevenção do câncer. A American Cancer Society (ACS) estima que 606.880 americanos morrerão de câncer em 2019, ou quase 1.700 mortes por dia.
Esta área gera uma enorme quantidade de dados para armazenamento e requer um grande poder de processamento de dados. Como visto, os estudos exigem, entre outros, dos dois fatores mencionados acima que podem aumentar os custos de uma pesquisa. O desenvolvimento de soluções SaaS ou IaaS são ótimas oportunidades para a área.

--

--