"E se eu colocar isso, só um pouquinho mais pra lá ?"

Você sabe o que é um/uma grid ?

Isabela Teodoro
Cesar School Abduzidos
4 min readOct 27, 2018

--

O grid é um assunto que está sempre em evidência e pode ser visto em praticamente todos os campos criativos. Devido a isso, pode acabar gerando conflitos entre conceitos, como a impressão de que ele é apenas utilizado por questões de “modismo”.

Mas entendamos primeiro, o que ele é e pra que serve.

O grid pode ser compreendido de diversas maneiras, e a mais simples delas, é que ele é uma composição de linhas que servem para guiar o enquadramento de elementos em um artefato gráfico. Contudo, não é limitado a apenas usar em produções digitais, por exemplo, você pode usar um grid para arrumar a sua mesa de trabalho, para pregar quadros nas paredes da sua casa, e até mesmo para arrumar bombons dentro de caixas de chocolate.

Exemplo de grids, fora do ambiente digital.

Mas como é possível identificar as grids dentro dessas imagens ? Bom, primeiro, você tem que saber qual o tipo de grid está sendo utilizado, geralmente, os mais comuns são os grids de colunas (2,3,5 colunas), como por exemplo na foto abaixo:

Exemplo de aplicação da técnica.

Nessas imagens, podemos ver como a técnica foi utilizada para organizar a mesa de trabalho, nela temos um grid de 5 colunas e duas linhas, onde foram divididas simetricamente para conter todos os elementos em harmonia.

Podemos considerar que uma das funções do grid, é fornecer uma estrutura para alguma coisa, e ele não é algo moderno ou contemporâneo, muito pelo contrário, os grid são utilizados a muito tempo, principalmente pelos nossos antepassados, como:

Escritas antigas com grid e diagramação.

Mas além de tudo isso que já entendemos até aqui, o grid também é um tipo de restrição.

Como assim ?

O grid é uma forma de restringir a partir do momento em que ele serve como um guia para você montar ou finalizar a sua estrutura, mas também, por existirem regras para algumas situações.

Página de logotipo do manual de identidade visual (MIV) da UBER.

É por isso que, geralmente em manuais de marca, normalmente vê-se grids como uma forma de definir regras e restrições para um sistema de identidade visual.

Eu preciso usar o grid sempre que eu fizer uma peça gráfica?

Não! Isso que é o bom da técnica de grid.
O grid serve como um auxílio para você conseguir montar uma estrutura básica de ótica e organização, mas não necessariamente ele precisa ser utilizado. Geralmente, quando se começa a usar essa técnica, você acaba por começar a entender como funcionam esses agrupamentos de elementos visuais, e com o tempo acaba fazendo grids sem ao menos perceber.

Contudo, é sempre bom lembrar que as técnicas de grid são muito valiosas e agrega um enorme valor ao seu trabalho, pois ela tem muita influência na opinião que você forma ou quer passar.

Quando eu sei que o meu grid está certo?

Bem, primeiramente, não existe um grid certo ou errado, mas sim tipos e variedades de grids. Por exemplo, temos os mais tradicionais e comuns (grids de 2,3,5 colunas) e temos os alternativos, que geralmente tem uma gama de criatividade genial, e que em momento algum te faz perceber que aquilo foi criado através dessa técnica, por exemplo nas fotos abaixo:

Dica: Para encontrar semelhantes, procure por “logos criativos” no google.

Todas essas logos, foram criadas a partir de um grid, mas é bem abstrato de se entender como foi feito, pois elas fogem totalmente da ideia de quadratura, linhas retas entre outros elementos que possuem nas grids tradicionais, então, sempre que puder sejam ousados e criativos!!

Até a próxima ;D

--

--

Isabela Teodoro
Cesar School Abduzidos

User Experience & Interaction Designer | Illustrator | Bazilian