Entrevista com Colin Levy

Ricardo Dias
CGNow
Published in
13 min readAug 12, 2019

Confira a entrevista que o cineasta Colin Levy, da Pixar Animation Studios, deu com exclusividade para o Ricardo da CGNow.

Entrevista concedida em 2012, para o antigo site da CGNow.

Sempre acompanhei o trabalho de Colin, desde quando ele foi Diretor do aclamado Sintel. Porém, quando tentei entrar em contato com ele para a entrevista, não estava muito confiante de que conseguiria tal façanha.

Para minha surpresa, ele aceitou e foi além do que eu esperava sobre ele. Nas conversas online que tivemos, Colin mostrou-se muito educado e atencioso.

Olá Colin. Primeiro deixe-me dizer que é uma honra entrevistá-lo. Conte-nos um pouco sobre você para que possamos apresentá-lo aos nossos leitores brasileiros.

A honra é minha em ser entrevistado! Eu sou um cineasta de 27 anos de idade e artista CG que vive e trabalha na Costa Oeste dos EUA. Tive muita sorte por ter sido capaz de buscar minhas paixões na vida, que acabou me levando a uma oportunidade de trabalhar na Pixar Animation Studios, onde estou atualmente trabalhando no departamento de Layout.

Observação importante: Esta entrevista foi realizada no ano de 2012, quando Colin estava na Pixar. Em maio deste ano (2016), Colin saiu da Pixar para dirigir a produção da nova animação da Fundação Blender em Amsterdã: o “Agente 327” .

Para quem quiser ter uma noção de alguns dos meus trabalhos, muitos deles podem ser encontrados no meu site pessoal: http://www.colinlevy.com

Eu confesso que sou um grande fã do seu trabalho como cineasta e animador. Quando a arte em geral entrou na sua vida e por que você decidiu trilhar esse caminho?

Obrigado, Ricardo! Tem sido um processo gradual. Eu tenho a sorte de ter crescido em uma família muito artística. Meu avô é um pintor, minha tia e meu tio são atores, e meus pais são músicos. Assim, desde a mais tenra idade, a arte foi incentivada em minha vida! Quando eu tinha uns 10 anos de idade, fiquei muito interessado em fotografia. Eu adorava tirar fotos — foi minha primeira paixão real.

Quando descobri o vídeo alguns anos mais tarde, parecia uma progressão natural. Eu apenas segui os meus interesses e aprendi a editar vídeos no computador, descobri as possibilidades da animação quando encontrei o Blender …

Não sabia ao certo meu destino, até que eu precisei decidir para qual escola ir depois do colégio, aí eu realmente decidi continuar este tipo de trabalho profissionalmente.

Eu não posso deixar de falar sobre o filme Sintel, em que você foi Diretor. O curta-metragem foi simplesmente espetacular! Sem dúvida, um marco para o Blender 3D. Você poderia falar sobre sua experiência na produção de filmes?

Muito obrigado! Foi uma experiência incrível do começo ao fim. Eu me sinto uma pessoa de sorte por ter conseguido a oportunidade de fazer parte do projeto. Foi sem dúvida muito divertido, mas também extremamente desafiador. Eu aprendi muita coisa sobre cinema, muita coisa sobre animação e narração de histórias, um lote inteiro sobre como trabalhar de forma colaborativa, liderar uma equipe e comunicar idéias, lidar com a pressão … De certa forma, eu sinto que eu aprendi quem eu era e o que eu me tornei como cineasta em “Sintel”. Eu saí desse projeto uma pessoa completamente diferente! Um ano é curto, mas a produção de “Sintel” foi como se fosse um longo tempo.

Eu estava totalmente honrado em trabalhar com um grupo tão talentoso de artistas, animadores e desenvolvedores. Eu sei que a experiência nunca poderia ser recriada, mas eu realmente gosto da sensação de ter trabalhado em um curta-metragem como esse e eu espero que não seja a última vez que eu estive envolvido com um projeto como este!

Outro destaque é o seu filme “En Route”, que ganhou muitos prêmios. A música maravilhosa foi excelente para o curta e, claro, a cena do avião acidentado. Conte-nos sobre as experiências deste projeto!

Eu comecei a “En Route” antes de começar a trabalhar em “Sintel”. Então, estava ainda fazendo-o quando cheguei em Amesterdã. No entanto, um monte de edição e todos os efeitos visuais e música foram feitos em paralelo com “Sintel!” Foi um grande desafio gerir o meu tempo livre para que eu pudesse cumprir minhas responsabilidades em ambos os projetos.

“En Route” foi o meu primeiro curta metragem live-action ambicioso, e certamente foi uma grande experiência de aprendizado também. Eu tinha uma grande equipe de alunos da Faculdade Savannah de Arte e Design para me ajudar com a produção final do projeto, e tivemos a sorte de reunir todos esses recursos — uma equipe de filmagem, equipamento dedicado a filmes mais caros, e coisas como caminhões de bombeiros e ambulâncias — para um orçamento apertado. Eu tinha muito pouco dinheiro para investir no filme e fomos capazes de fazer muita coisa de graça!

Assista “En Route” on-line aqui: http://enroute.colinlevy.com/film.html

Seu novo filme, “The Secret Number” já ganhou prêmios mesmo antes de ser concluído. Isto provoca um sentimento de grande expectativa pelos seus fãs. Você poderia revelar algo sobre este novo projeto para nós?

Uh oh … expectativas me deixam nervoso! Eu realmente espero que todas as pessoas que têm acompanhado o meu trabalho estejam satisfeitas com o filme final. Tem sido um projeto ambicioso de várias formas. Eu acho que acabou muito bem, mas há muita coisa nele que não me agradou totalmente! Eu acho que isso acontece em cada projeto que eu tenha trabalhado. Eu vejo todos os defeitos e as coisas que eu “deveria” ter feito. Mas essa é a melhor parte em fazer curtas como este. É uma maneira fantástica para aprender!

Uma coisa que eu tenho orgulho sobre o “The Secret Number” é o tom do filme, que foi conseguido principalmente com som e música. A equipe de som que eu tinha da minha escola foi incrivelmente dedicada ao longo de um período de quase um ano inteiro. E eu tive a sorte de trabalhar novamente com o compositor Jan Morgenstern, que também esteve presente em “Sintel” e os outros dois projetos de Open Movies. Claro que ele é extremamente talentoso, e um grande cara para se trabalhar. :) Ele fez um grande trabalho neste filme! Eu acho que este ponto é um dos elementos mais fortes do filme.

Confira o blog de produção de “The Secret Number” aqui: http://secretnumber.colinlevy.com/

A notícia que você foi para a Pixar tem entusiasmado a comunidade mundial do Blender. O que isso significa para você? E o que vai mudar em sua vida?

Sim! Eu ainda não consigo acreditar que está acontecendo de verdade! Eu estive na Pixar há quase 5 meses, e cada vez que eu entro no prédio sinto uma sacudidela de excitação. A Pixar não é realmente como a imagem que eu tinha em minha mente todos esses anos, mas é igualmente tão maravilhosa como eu pensei que seria. Tal ambiente é incrível. Tão inspirador!

Esta oportunidade já mudou minha vida de maneira significativa. Além de realmente trazer-me para a Califórnia, que tem sido uma grande mudança de vida, eu aprendi muita coisa sobre como a produção de grandes filmes de animação acontecem, e como é fazer parte de um processo tão complexo. Através do trabalho real que eu estou fazendo, através de discussões com outros artistas, e através de palestras e apenas de estar ali, eu sinto que a minha compreensão do cinema também está se aprofundando. E isso é muito gratificante!

Eu não sei exatamente o que o futuro reserva para mim, mas agora eu amo estar imerso em meu trabalho na Pixar!

Eu sei que além de ser um grande artista, você também é usuário do Blender 3D. Como você vê o uso de softwares open-source como o Blender na produção de filmes ou de trabalho profissional?

Eu sempre fui um grande fã do Blender, e eu ainda estou gastando uma quantidade significativa do tempo livre trabalhando com Blender! Eu estou usando-o para diversas tomadas de efeitos visuais em “The Secret Number” e eu me divirto munto explorando todos os novos recursos do Blender 2.6. Eu já usei as ferramentas de pintura dinâmica na produção e funciona muito bem!

O Blender está melhorando rápido e não mostra sinais de desaceleração. Eu realmente acho que é só uma questão de tempo antes que o Blender torne-se praticamente uma ferramenta onipresente. O Open Source já desempenha um papel importante na produção de grandes filmes de Hollywood. Quero dizer, a maioria dos lugares usam Linux. Assim, desde o sistema operacional para idiomas e motores de sombreamento de física, coisas como pTeX … Open Source já é parte da equação. Mas eu sinceramente não sei o suficiente para fazer mais comentários. Eu vejo Open Source como uma coisa grande e como a Fundação Blender continua a provar, as ferramentas são absolutamente viáveis para o trabalho profissional!

Enfim, foi uma grande honra falar com você! Preciso fazer um último pedido: Deixe uma mensagem para aqueles que desejam seguir o mesmo caminho que você!

É um prazer! Muito obrigado. :D Saiba que eu tive muita sorte de fazer as coisas que fiz e chegar onde estou. Eu tenho trabalhado arduamente para as oportunidades, mas eu certamente compreendo o quão sortudo eu fui.

Então eu só posso dizer: Faça o que você é apaixonado em fazer, e continue lutando para melhorar! É isso aí!

Ah, e sempre esteja trabalhando! Mesmo que seja apenas 15 minutos por dia, sempre esteja fazendo progresso em alguma coisa. Eu não sou muito bom em seguir este conselho de mim mesmo. Mas eu acho que é uma coisa boa para tentar. E boa sorte para você!

A seguir, a entrevista original em Inglês:
Next, the original interview in English:

Hello Colin. First let me say that it is an honor to interview you. Tell us a little about yourself so we can introduce you to our Brazilian readers.

It’s an honor to be interviewed! I’m a 23-year-old filmmaker and CG artist living and working on the West Coast in the USA. I’ve been very lucky to have been able to pursue my passions in life and it has led me to an opportunity to work at Pixar Animation Studios, where I am currently working in the Layout department.

If you’d like to get a sense of some of my work, a lot of it can be found on my personal website: http://www.colinlevy.com

I confess I’m a big fan of your work as a filmmaker and animator. When did art in general come into your life and why did you decide to follow this path?

Thank you! It has been a gradual process. I have been lucky to grow up in a very artistic family. My grandfather is a painter, my aunt and uncle are actors, and my parents are musicians. So from an early age, art was encouraged! When I was about 10 years old, I became very interested in photography. I loved taking pictures — it was my first real passion.

When I discovered video several years later, it seemed like a natural progression. I just followed my interests — learned how to edit video on the computer, discovered the possibilities of animation, found Blender…

It wasn’t till I was deciding what school to go to after high school that I really decided to pursue this kind of work professionally.

I could not stop talking about Sintel, on which you were Director. The short film was simply spectacular! No doubt a milestone in Blender 3D. Could you tell about your experience in film production?

Thank you very much! It was an amazing experience from beginning to end. I feel so lucky to have gotten the opportunity to be a part of the project. It was certainly fun, but also extremely challenging. I learned a whole lot about filmmaking, a whole lot about animation and storytelling, a whole lot about working collaboratively, leading a team and communicating ideas, dealing with pressure… In some ways, I feel like I learned who I was and what I care about as a filmmaker on “Sintel”. And I came out of that project a completely different person! One year is short, but production on “Sintel” felt like a long time.

I was totally honored to be working with such a talented group of artists, animators and developers. I know the experience could never be recreated, but I really like the feeling of working on a short film like that and I hope it’s not the last time I’m involved with such a project!

Another highlight is your film “En Route”, which won many awards. The wonderful music was excellent for the short, and of course the scene of the crashed aircraft. Tell us about the experiences of this project!

I started “En Route” before I started working on “Sintel”. So we had shot everything by the time I got to Amsterdam. However, a lot of the editing and all of the visual effects and music was done in parallel with “Sintel!” It was quite a challenge to manage my free time so I could meet my responsibilities on both projects.

“En Route” was my first ambitious live-action short film, and it certainly was a big learning experience as well. I had a great crew of students from the Savannah College of Art and Design help me out with the production end of the project, and we were fortunate enough to rally all these resources — a dedicated film crew, pricy film equipment, and things like ambulances and firetrucks — for a shoestring budget. I had very little money to invest in the film and we were able to do a whole lot for free!

Watch “En Route” online here: http://enroute.colinlevy.com/film.html

Your new movie “The Secret Number” has won awards even before it was finished. This causes a feeling of great expectation by your fans. Might you reveal something about this new project for us?

Uh oh… high expectations make me nervous! I really hope that all the folks who have been following my work are pleased with the final film. It’s been an ambitious project in a number of ways. I think it has turned out pretty well, but there’s a lot that I hate about it! I think that’s true about every single project I’ve worked on. I see all the flaws and the things that I *should* have done. But that’s what’s great about doing shorts like this. It’s a fantastic way to learn!

One thing I’m proud of about “The Secret Number” is the tone of the film, which was achieved primarily with sound and music. The sound team I had from my school has been incredibly dedicated over a period of almost a full year. And I was lucky enough to work again with composer Jan Morgenstern, who also scored “Sintel” and the other two Open Movie Projects. Of course he’s extremely talented, and a great guy to work with. :) He did great work on this film! I think the score is one of the strongest elements of the movie.

Check out the production blog for “The Secret Number” here: http://secretnumber.colinlevy.com

The news that you go to Pixar enthused the Blender community worldwide. What does this mean to you? And will it change your life?

Yes! I still can’t believe it’s happening for real! I’ve been at Pixar now for almost 5 months, and every time I walk into the building I feel a little jolt of excitement. Pixar is not really like the image I had in my mind all these years, but it’s equally as amazing as I thought it would be. Such an amazing environment. So inspiring!

This opportunity has already changed my life in significant ways. Apart from actually bringing me to California, which has been a great life change, I’ve learned a whole lot about how production on big animated features happen, and what it’s like to be part of such a complex process. Through the actual work I’m doing, through discussions with fellow artists, and through lectures and and just soaking things in, I feel like my understanding of filmmaking is also deepening. And that is quite gratifying!

I do not know what exactly the future holds for me, but right now I love being immersed in my work at Pixar!

I know that besides being a great artist, you are also users of Blender 3D. How do you see the use of open-source software like Blender in the production of movies or professional work?

I’ve always been a huge fan of Blender, and I’m still spending a significant amount of time working in Blender in my free time! I’m using it for several visual effects shots in “The Secret Number” and I’ve had a lot of fun exploring all the new features in 2.6. I’ve already used the Dynamic Paint tools in production and it works really great!

Blender is improving fast and shows no signs of slowing. I really think it’s only a matter of time before Blender becomes pretty much a ubiquitous tool. Open Source already plays a major role in the production of major Hollywood films. I mean, most places seem to be on Linux. So from the operating system to shading languages and physics engines, things like PTex… Open Source is already part of the equation. But I honestly don’t know enough to comment further. I see Open Source as a great thing and as the Blender Foundation continues to prove, the tools are absolutely viable for professional work!

Anyway, it was a great honor to talk to you! Let me make one last request: Leave a message for those who wish to follow the same path as you!

It’s a pleasure! Thanks very much. :D I know I’ve been very lucky to do the things I’ve done and to get to where I am. I’ve certainly worked hard for the opportunities, but I certainly understand how lucky I’ve been.

So I can only say: Do what it is that you’re passionate about, and keep on striving to improve! That’s it!

Oh, and Always Be Working! Even if it’s only 15 minutes a day, always be making progress on something. I’m not very good at following this advice myself. But I think it’s a good thing to try for. And best of luck to you!

Para conhecer mais sobre Colin Levy:

http://www.colinlevy.com

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…