Entrevista com Lucio Cavalcanti

Ricardo Dias
CGNow
Published in
8 min readAug 12, 2019
O Sr. Tuba, personagem de comercial desenvolvido no Blender pela Agência Caju

A Agência Caju, situada em Recife-PE tem se destacado no Brasil com trabalhos de muita qualidade, incluindo comerciais, aplicações multimídia com passeio virtual e até realidade aumentada.

Entrevista concedida em 2011, para o antigo site da CGNow.

Todo este sucesso se deve ao talento indiscutível de seus profissionais que se superam a cada trabalho.

Nesta excelente entrevista, Lúcio Cavalcanti abre o jogo e conta fatos importantes em relação a utilização do Blender 3D e sobre a comunidade que gira em torno do desenvolvimento e utilização do programa.

Olá Lucio. Antes de mais nada, gostaria parabenizar a Agência Caju pelo excelente trabalho.
Fale um pouco sobre a Agência e sua história para podermos conhecê-los melhor.

Olá, Ricardo. Obrigado por prestigiar nosso trabalho!

Muito antes da Caju eu já estudava e fazia alguns trabalhos em 3d. Utilizei o 3ds max durante alguns anos, mas quando conheci o Blender em 2004, enquanto fazia um curso com Allan Brito, passei a me interessar ainda mais por 3D. Em seguida, havia chegado o momento de fazer alguma graduação, mas, como não havia nenhum curso especializado em 3D aqui em Recife, decidi entrar na graduação de Web Design, pois desde cedo ficava ligado nas possibilidades que a internet lançava com frequência. E via na mesma, oportunidades para empregar o 3d.

Durante minha graduação, comecei a trabalhar numa produtora daqui de Recife em que tive total liberdade para usar o blender.
Terminado meu curso, saí da produtora e me juntei a dois amigos da faculdade para abrirmos a Caju.

Desde o início, a Caju tem uma forte atuação em internet, devido à enorme demanda de mercado que esta tem trazido e que só cresce a cada dia.

No início da Caju, eu me dividia entre diversas atividades. Desde atividades de empresário, designer 3d, motion designer e web designer. Hoje, a Caju já possui uma equipe de alto nível que cuida muito bem da parte de web design e marketing digital. Procuramos focar na formação dessa equipe desde o início. E assim, eu pude ficar mais dedicado aos trabalhos de 3d e motion design que sempre foram minha especialidade. Mas, também tenho produzido diversos trabalhos 3d junto com a equipe de web. (Alguns exemplos: http://www.audreydiningclub.com.br/http://www.studio363.com.br/site/)

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a Caju ainda não tem uma grande equipe de 3d, mas, na verdade, apenas eu possuo essa especialidade na mesma e tenho sido o responsável por esses trabalhos. No entanto, enquanto formávamos uma equipe de web, temos criado em paralelo, um portfólio de 3d para nos fortalecermos nesse setor e daí, aos poucos, conseguir constituir uma equipe de 3d para potencializar ainda mais nossos trabalhos.

Entre os projetos realizados até hoje, existe um em especial? Se sim, porquê?

Temos muito carinho por todos os projetos que realizamos. Mas cito 2 que são especiais para mim, principalmente pelos desafios e resultados que proporcionaram:

VT Bandeirante Mídia Exterior:

VT’s Pizzaria Atlântico:

Assista os VT’s da Pizzaria Atlântico clicando aqui.

Aquele projeto da Pizzaria Atlântico ficou excelente! Tem alguma curiosidade ou informação
interessante referente ao projeto que possa compartilhar?

Os da Pizzaria Atlântico têm mesmo feito bastante sucesso. Tem trazido bastante visibilidade para a Caju, mas também, o mais importante que temos constatado, que é o fortalecimento da marca do cliente.

A Pizzaria Atlântico não pára de crescer, abrindo novas grandes unidades. Recentemente, ganhou o prêmio Recall de Marcas aqui da cidade e é muito gratificante o cliente chegar para nós e dizer que também somos responsáveis por esse sucesso.

Na frente de todas as pizzarias têm se colocado uma estátua do famoso Sr. Tuba, e ainda tem um boneco humano dele, que fica circulando internamente. E muita gente quer tirar fotos com o mesmo, principalmente a criançada.

Em primeira mão, apresento aqui o mais novo trabalho que fizemos da pizzaria. É uma curta animação do encerramento do VT de natal de 2011.

A Agência Caju tem algum objetivo ou projeto futuro em relação a CG que poderia ser divulgado aqui?

Nosso objetivo é sempre evoluir a qualidade de nossos trabalhos, pois assim, estes proporcionarão maior retorno para nossos clientes e, consequentemente, para nós também.

Não está nada fechado ainda, mas muito provavelmente teremos uma produção maior com a participação do Sr. Tuba em um vídeo institucional sobre a pizzaria Atlântico ainda no começo de 2012.

Também estamos prestes a dar início a um nova parceria com um de nossos clientes que demandará várias produções em animação 3D com vários personagens.

Será, sem dúvida, uma ótima experiência, mas que não posso adiantar muitos a respeito neste momento.

Os Making-offs da Pizzaria Caju revelam que vocês utilizam o Blender 3D.
Conte-nos mais sobre isso! Porque a opção pelo Blender para fazer este projeto?

Utilizamos o Blender em todas as nossas produções 3D. Como eu disse anteriormente, utilizo o Blender já bem antes da Caju existir.

Resumo a escolha do Blender em um único motivo: O Blender atende muito bem a todas as nossas necessidades. Isso é o que importa.

E se ele já atendia há uns 6 anos, hoje, sendo a ferramenta 3D que mais evolui, há motivos de sobra para que continuemos a utilizá-lo.

Por curiosidade, poderia revelar para nós como é o procedimento de criação, desde a criação a idéia até a finalização 3D?

Cada caso é um caso.

Trabalhos de animação mais extensos, quando não recebemos pronto, nós mesmos fazemos as etapas de planejamento: roteiro, storyboard, sketches, pra daí então passarmos aos processos 3d: modelagem, texturas, iluminação, rig, animação, renderização, composição.

Os da pizzaria atlântico, por exemplo, recebemos o planejamento já pronto, mas a cliente ainda nos deixa livres para sugerir ideias e melhorias.

O VT da Bandeirantes, fizemos todas as etapas. Mas é comum termos diversos trabalhos que não temos muito tempo ou nem precisam de tanto planejamento, onde partimos logo para o 3D.

O Blender vem se destacando ao redor do mundo, principalmente em trabalhos de qualidade.
Na sua opinião, há alguma vantagem em usar o Blender em comparação com outras ferramentas pagas do mercado como 3dsMax ou Maya, por exemplo?

Inicialmente o fato de ser gratuito foi o que me chamou a atenção e acredito que sempre será um dos principais diferenciais do Blender.

Infelizmente há o paradigma de que algo gratuito não presta. Mas eu diria que o Blender é o maior sucesso de software livre que existe.

Quando começamos a utilizar a ferramenta, passamos a perceber muito mais vantagens. E o melhor: quase todo dia surge uma ótima novidade de um novo recurso. E melhor ainda: você não espera 6 meses ou um ano para utilizar esse recurso, mas com poucos dias, ou já de imediato, pode baixar uma nova versão do programa e usufruir do mesmo.

A comunidade também é incrível. As pessoas não só usam o Blender, mas criam um envolvimento com o mesmo que as fazem se sentir como sócias do projeto Blender, em que querem colaborar com seu crescimento.

Há alguns anos, antes mesmo da Caju, recebi um email do Ton Roosendaal elogiando meus trabalhos. Pra quem não sabe ele é o diretor da Fundação Blender e criador do programa. Ou seja, a maior autoridade do Blender.

Recentemente, o Ton esteve aqui na BlenderPRO, que aconteceu em Salvador. Pudemos conhecê-lo pessoalmente, tomamos cerveja juntos, fizemos turismo pela cidade, andamos de ônibus juntos … Daí eu pergunto aos usuários de outras ferramentas: quando receberiam um email do diretor da Autodesk, por exemplo, elogiando seus trabalhos? Quando ele viria aqui e pisaria na mesma lama que você pisou pra chegar a um bar na beira da praia e tomar uma cerveja com você, andar de ônibus e fazer turismo na cidade com você, como se fossem amigos de longa data? Isso tudo sem mencionar as outras tantas pessoas da comunidade que já são verdadeiros amigos.

O Blender não é só uma ferramenta 3D, mas é também uma excelente experiência de comunidade.

Quando iniciei no Blender havia uma enorme escassez de documentação. Só existia um manual do Blender apenas em inglês e raríssimas discussões na internet.

Recentemente o Ton divulgou um link de uma ferramenta de estatística do google que levanta a quantidade de informações sobre determinado assunto. Lá tinha o comparativo do Blender e as ferramentas concorrentes, apresentando o Blender em primeiro lugar e mostrando um gráfico que mostrava sua superação em relação às demais.

Hoje, temos uma infinidade de excelente vídeos, livros, blogs, listas de discussões, fóruns, etc. Nos últimos dias estou estudando e já produzindo com mais uma das grandes novidades do Blender — o novo renderizador Cycles. É impressionante como já temos documentação do mesmo, principalmente em vídeo.

Quando iniciei, o Blender ainda não possuía nem mesmo modificadores e tinha um interface bastante criticada, apesar de sua usabilidade já ser bem legal naquela época.

Hoje tem diversos modificadores, incluindo física. Mas as maiores críticas ao Blender eram mesmo quanto à interface e ao renderizador. No entanto, a interface sofreu uma excelente evolução e, recentemente, não só os usuários do Blender, mas também os de outras ferramentas, têm se surpreendido com novo renderizador que o Brecht está desenvolvendo — o Cycles.

Ou seja, aquilo que era motivo de crítica do Blender tem se juntado a seus tantos diferenciais.

Outra grande novidade e vantagem do Blender: o excelente Camera Tracking.

Há muitas outras vantagens, mas pra não ser ainda mais extenso, cito uma simples e velha que é pouco mencionada, mas que para mim é das melhores: a seleção com o botão direito do mouse. Quem teve essa ideia é um gênio.

Qual mensagem vocês gostariam de deixar para aqueles que desejam usar profissionalmente o Blender.

Se por acaso você ainda não tem oportunidades de usar o Blender profissionalmente é porque ainda não tem um portfólio com um nível comercial. Continue a estudar e a praticar. Seu portfólio não precisa já ser de trabalhos comerciais, mas ter nível comercial. Qualquer trabalho — pessoal, acadêmico — mostram claramente seu nível técnico. Evolua-o e construa um portfólio com apenas os melhores.

Há vários anos, vi um grande profissional de 3D nacional, que já trabalhava lá fora, dizendo que tinha 20 propostas internacionais ao mesmo tempo. As empresas pagavam sua passagem para que ele fosse fazer entrevistas nas mesmas. Daí, tive a certeza de que as oportunidades só dependeriam de minhas habilidades e de meu portfólio.

Nunca pare de estudar. Seu sucesso depende muito mais de você do que dos outros. Eu e a Caju somos prova de que o Blender pode ser perfeitamente utilizado para trabalhos comerciais. Nunca nos falta ótimos trabalhos.

Nunca ache que já chegou ao topo. Venha para as discussões, participe da BlenderPRO, Blender Day, venha para comunidade Blender, pois isso vai lhe motivar bastante. Aprenderá muita coisa e conhecerá pessoas incríveis.

Também não ache que por o Blender ser gratuito, você não deva gastar nenhum dinheiro. Há excelentes cursos online e livros que valem muito à pena serem comprados.

Abraços e boa sorte a todos.

Para quem deseja conhecer o trabalho da Agência Caju, vale a pena conferir:

http://www.caju.ag
https://www.youtube.com/user/agenciacaju
https://www.facebook.com/agenciacaju

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…