Entrevista com Marcos Nicácio

Ricardo Dias
CGNow
Published in
6 min readAug 12, 2019

Entrevista com o artista 3D Marcos Nicácio que conta com exclusividade um pouco de sua experiência. Além de ser uma pessoa super bacana, Nicácio tem um talento artístico excepcional. Vale a pena conferir.

Entrevista concedida em 2011, para o antigo site da CGNow.

Fale um pouco de você, sobre seus gostos, enfim, seu perfil pessoal

Bom, meu nome é Marcos Nicácio, tenho 27 anos sou de São Paulo mas atualmente moro na cidade de Fortaleza.

Desde garoto sempre gostei de desenhos animados, como a maioria das crianças gostam e ficam assistindo após o horário da escola. Eu não fui diferente e na idade adulta eu uni essa paixão por desenhos com uma profissão que exerci durantes anos que foi a de web designer, profissão essa que me abriu portas nesse mundo dos softwares de computação gráfica.

Hoje trabalho como freelancer voltado para criação e animação de personagens 3D, sigo assistindo desenhos animados como inspiração e o leque de opções cresceu muito durantes os anos. Além dos desenhos, assisto curtas de animação, filmes, cinematics de games e etc.

No que diz respeito a arte, não basta dominar um software em especial mas é necessário ter talento. Para refinar este talento, que por sinal você tem muito, cursou alguma faculdade, cursos ou buscou informações como autodidata?

O essencial hoje para se entrar nessa área da computação gráfica 3D é ter uma boa base artística, ler muito, estudar a parte teórica e conhecer artistas renomados pra se inspirar.

Digo que muita gente pode dominar um software 3D, bastando estudá-lo em exaustão, mas, não são todas as pessoas que conseguem uma afinidade com a parte artística, teoria de cores, noção de perspectiva, desenho tradicional, anatomia…

Eu mesmo fiz o caminho inverso, na época em que iniciei os estudos de CG, não tinham opções de faculdades, somente cursos superiores de arte mas nada voltado especificamente para CG.

Resolvi então fazer cursos livres para aprendizado da ferramenta mas nada relacionado a parte artística. Fiz cursos nas escolas SENAC, CADRITECH e MELIES, todos esses cursos me deram uma boa base mas nada que me deixasse contente com o resultado final, foi ai então que senti falta da parte artística, do estudo de proporções, cores e anatomia que faltavam nos meus trabalhos pra eu conseguir chegar no resultado que tanto queria.

Hoje estudo mais a parte artística do que a do software em si, pra quem quer iniciar nessa área eu recomendo muito estudar ambos os segmentos, software e artística.

De onde vem a inspiração na hora de criar seus trabalhos?

Geralmente os meus trabalhos já tem um conceito pronto, as pessoas me enviam uma arte já com o personagem ou produto desejado e eu executo a criação, transformando-o em objeto 3D com textura, shader (material do objeto) e luz apropriada.

Quando preciso fazer algo pessoal, eu me inspiro muito em outras referências como os personagens da pixar, dreamworks, blur, massive black e também em artistas que trabalham somente em concepção, isso me ajuda a ter novas ideias, abrir a mente para não só criar mas melhorar o que já existe.

Costuma usar referências como imagens de fundo e Concept Arts ou apenas a imaginação na hora de modelar seus personagens?

Depende da finalidade do trabalho, quando o personagem já existe por exemplo, eu preciso seguir o conceito dele ao pé da letra ficando o mais fiel possível e pra isso costumo usar imagens de fundo como referência no software 3D.

Já quando fico livre pra criar um personagem ajudando a dar idéias sobre a concepção ou mesmo tendo que conceber tudo, eu não uso nenhuma imagem mas sempre pego referências de algo que me ajude a abrir a mente para novas idéias relacionadas a finalidade para qual o personagem é destinado.

No seu ponto de vista, um artista 3D deve entender também de desenho artístico?

Sim, é essencial para um trabalho bem executado, hoje tenho uma base de desenho artístico e vejo que isso acrescenta muito nos meus personagens.

Certos detalhes que antes de eu estudar a parte artística passavam despercebidos, hoje não deixo faltar de jeito nenhum. São esses detalhes que diferem um trabalho considerado bom para um trabalho ótimo.

Seu portifólio é fantástico! Qual dos projetos realizados até hoje você mais gosta e por qual motivo?

Hmmm, essa é difícil, gosto de todos por que cada um mostra a minha evolução como artista, o Papa-Léguas e o Willie Coyote foram os primeiros logo quando comecei e tive orgulho deles para poder iniciar o meu portfólio.

Mas se for para escolher somente um, acho que é o da Princesa, foi um personagem onde eu trabalhei de forma despretensiosa, onde o resultado na época me agradou muito e o cliente ficou bem feliz, obtive resultados ótimos em sua exposição, ganhei prêmios em fóruns, revistas e até hoje colho os frutos desse trabalho, tenho até um quadro dela aqui no meu escritório junto com o trabalho do Isaac.

Fale um pouco da empresa onde você trabalha, sobre projetos realizados e algo que gostaria de divulgar.

Já trabalhei fixo em um estúdio de CG aqui em Fortaleza durante 3 anos onde peguei uma boa experiência para entender o mercado e conseguir caminhar com as próprias pernas. Atualmente trabalho somente como freelancer para empresas como a Best-CG (CE), Nitroglicerina (SP), Rmax (SP) e Ducalango (MT).

Nessas empresas já realizei projetos dos quais me orgulho muito como a criação de personagens e elementos 3D para comerciais das marcas Havaianas, Campanha nacional de vacinação (Zé Gotinha), Beach Park, Rider, Unimed entre outros.

Você tem algum projeto pessoal, que futuramente deseja investir ou que já esteja em andamento?

Para os projetos pessoais estou criando alguns personagens para melhorar o meu portfólio e também estou produzindo um curta-metragem em parceria com uma empresa para a qual eu presto serviços, estarei postando novidades sobre ele no meu site que sairá em breve.

Que dica preciosa você daria para iniciantes no universo da criação 3D?

Nunca desistir, por mais difícil que pareça produzir um personagem, um carro ou um objeto qualquer em 3D, sempre mantenha o foco nos estudos, também analisar bem qual a área que se deseja trabalhar dentro do CG, seja ela modelagem, texturização, rigging, render, animação, efeitos especiais ou pós-produção. Se mantendo sempre atualizado nas novidades do mercado, não esquecendo nunca da parte teórica e artística.

Fica aqui o meu agradecimento ao Ricardo pela oportunidade de falar um pouco sobre o processo que envolve o meu dia-a-dia e abaixo os links do portfólio on-line pra quem quiser acompanhar o meu trabalho.

https://www.facebook.com/nicacioart
https://www.artstation.com/artist/marcosnicacio
http://marcosnicacio.cgsociety.org/gallery

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…