Entrevista com Paulo Ricardo Ribeiro

Ricardo Dias
CGNow
Published in
5 min readAug 12, 2019

Nesta entrevista exclusiva, conheça o artista 3D e freelancer Paulo Ricardo Ribeiro, um brasileiro que brilha em comunidades famosas como a CGSociety e Blender Brasil.

Entrevista concedida em 2012, para o antigo site da CGNow.

Olá Paulo. Antes de mais nada, gostaria parabenizá-lo pelo talento expressivo no desenvolvimento do seu trabalho. Fale um pouco sobre você, sua história e como a arte e a Computação Gráfica entraram em sua vida.

Primeiramente, muito obrigado Ricardo.
Meu nome é Paulo Ricardo S. Ribeiro, tenho 26 anos e moro na cidade de Brumado na Bahia.

Desde pequeno sempre gostei muito de desenhar, mas me interessei pela Computação Gráfica a pouco mais de 2 anos, assistindo a uma animação em 3D, no final foi exibido um pequeno making off, fiquei fascinado com aquilo e decidi que tinha que aprender de qualquer jeito. Um dia passando em uma livraria, vi uma revista sobre Computação Gráfica e nela havia um CD-ROM com alguns softwares livres de modelagem 3D, não pensei duas vezes e comprei. A partir daí tive meu primeiro contato com o Blender e a Computação Gráfica.

Entre os projetos realizados até hoje, existe um em especial? Se sim, porquê?

Pra mim cada um tem algo de especial, principalmente os primeiros, devido as várias dificuldades que superei quando estava iniciando, mas tem uma animação que fiz que é a do camaleão, é a que mais gosto, pois sempre quis fazer algo do gênero e, quando terminei, o resultado me agradou bastante.

Confira a animação clicando aqui.

Tenho acompanhado seu trabalho já a algum tempo e sempre apreciei o seu estilo cartoon. Poderia contar alguma curiosidade sobre a iniciativa das criações, como por exemplo o Viking ou o Xerife?

Esses dois personagens eu fiz baseado em concepts que encontrei enquanto pesquisava trabalhos de artistas já renomados como o Pedro Conti (Viking) e Luis Arizaga Rico (Xerife), gostei muito dos concepts e resolvi reproduzir uma versão como forma de estudo.

Você tem algum objetivo ou projeto futuro que poderia ser divulgado aqui?

Meu objetivo para o futuro é trabalhar profissionalmente com 3D. Por enquanto o 3D está sendo um hobbie pra mim, já fiz alguns trabalhos remunerados, mas por enquanto estou trabalhando em outra área e no tempo vago faço trabalhos pessoais pra compor meu portfolio para futuramente tentar uma vaga em algum estúdio de Computação Gráfica.

Uma pergunta muito frequente aqui no site, e também muito importante, é em relação ao método de criação 3D. Poderia revelar para nós como é a sua metodologia de criação, desde a concepção da idéia até a finalização 3D?

Geralmente para personagens eu costumo pesquisar por concepts que acho interessante na internet, mas também crio meus própios. Geralmente não chego a colocar no papel, é da mente direto ao 3D mesmo (esse é um erro que tenho que corrigir, rs). Para modelos como por exemplo o camaleão, eu busco referências reais para chegar em um resultado satisfatório.

Chegando na parte da modelagem em si, eu utilizo a técnica “Box Modeling”, começo a modelagem a partir de uma forma primitiva, geralmente um plano ou cubo, e a partir disso vou fazendo extrusões e subdivisões na malha para ir dando forma ao modelo. Para criação, edição de texturas e pós produção eu uso o Gimp.

Porque você escolheu o Blender como ferramenta 3D?

Escolhi principalmente por ser um software Open Source e por suprir todas minhas necessidades tanto em modelagem quanto em animação. Também não posso esquecer de citar a grande quantidade de material didático disponível gratuitamente na internet e de usuários de comunidades e fóruns brasileiros e internacionais que se dispõe a ajudar os que estão iniciando.

O Blender vem se destacando cada vez mais ao redor do mundo. Na sua opinião, há alguma vantagem em usar o Blender em comparação com outras ferramentas pagas do mercado como 3dsMax ou Maya, por exemplo?

Para essa pergunta acho que caberia a mesma resposta que dei na pergunta anterior e acrescentando também, que o Blender vem em constante evolução. Sabemos que há muito a evoluir ainda, mas na minha opinião já está batendo de frente com os grandes softwares do mercado.

Qual mensagem você gostaria de deixar para aqueles que estão começando ou até mesmo para aqueles que desejam se aprofundar mais no Blender.

Sei que já parece meio clichê, mas persista sempre no seu objetivo, independente da área que queira atuar, seja modelagem, animação etc, sempre haverá momentos de estresse devido as dúvidas que surgirão, mas o aprendizado vem a partir da superação desses momentos. Se mantenha sempre focado nos estudos e logo verá que o Blender não é esse “bicho de sete cabeças” que imaginava ser e aí nunca mais irá querer largá-lo! =)

Meu aprendizado no Blender foi autodidata, quando comecei não tive o auxílio de tutoriais para estudo, pois eu ainda não tinha internet em casa, então tive que aprender na raça,”fuçando” o programa mesmo, mas nem por isso desisti, pelo contrário, só me deu mais força pra continuar. Espero que esse relato possa ser um incentivo aos que estão começando.

Finalizando, quero parabenizar o Ricardo da CGNow pelo ótimo trabalho que vem fazendo em matéria de divulgação e ajuda no Blender e agradecer pela oportunidade dessa entrevista.

Abraço e sucesso sempre!

Para conhecer mais sobre o trabalho de Paulo Ricardo:

https://ricardo3d.artstation.com
https://www.facebook.com/p.ricardoribeiro
http://www.youtube.com/user/TheRicardo3D

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…