Entrevista com Pratik Solanki

Ricardo Dias
CGNow
Published in
5 min readAug 12, 2019
Brother Bear, arte 3D criada no Blender por Pratik Solanki

Nesta entrevista exclusiva, conheça o artista 3D e diretor de animação Pratik Solanki, um indiano que tem contribuído muito com seu talento para a comunidade CG e Blender 3D.

Entrevista concedida em 2011, para o antigo site da CGNow.

Integrante assíduo da comunidade Blender Knowledge Base, o diretor de animação Pratik Solanki concede uma entrevista exclusiva, contando sua interessante experiência com o Blender 3D ao mesmo tempo que oferece dicas para os iniciantes neste notável programa.

Pratik foi muito atencioso quanto à solicitação da entrevista, respondendo as perguntas propostas com expresso entusiasmo, o que leva-nos a agradecer por sua disponibilidade e atenção. Abaixo, confira a entrevista concedida por esse grande artista.

Fale um pouco sobre você para que possamos conhecê-lo melhor!

Olá! Meu nome é Pratik Solanki e sou da Índia. Atualmente, estou trabalhando como diretor de animação no estúdio Animation Vaudeville.

Basicamente o meu interesse é apenas em animação, mas por causa do fascínio por 3d, sou capaz de fazer também todas as outras etapas como pré-produção à pós-produção.

Fui apresentado à CG há 8–9 anos atrás, e eu ainda estou lutando para conhecê-la melhor e produzir artes cada vez mais bonitas. Você pode encontrar facilmente o meu trabalho ou contactar-me no site www.dragoneex.com.

Amigo, seu trabalho é fascinante! Você poderia revelar como normalmente desenvolve suas artes?

Sobre o meu trabalho, eu acho que é minha paixão, meu interesse, e alguma inspiração de artistas muito talentosos como Tyson Ibele, Denko Marek, Senitra Peter, etc, que me deixam loucos para aprender algum aspecto novo da CG.

Cada vez que faço uma arte nova ou começo um novo projeto, não importa se é uma imagem ou animação, a coisa mais importante é a pré-produção. Passo a maior parte do tempo nesta etapa, fazendo miniaturas, compreendendo o sentimento gerado pelos materiais, estudando as cores, e todas estas coisas.

Além do mais, todo artista tem seu próprio fluxo de trabalho, mas uma coisa que eu gostaria de recomendar é “Nunca escolha atalhos ou métodos fáceis para o seu projeto … e, finalmente, quando você juntar essas coisas você vai ter uma arte muito promissora”.

Entre os seus trabalhos realizado até hoje, há algum especial que você gosta mais? Por quê?

Esta é difícil … Eu gosto de todas as minhas criações, mas sempre gosto mais das novas do que das mais antigas, isso porque cada projeto traz novos desafios e aprendo muito com cada um deles. Assim, cada vez que eu crio uma arte nova, posso aplicar todas as coisas que aprendi com projetos anteriores, tornando as novas artes mais agradáveis em relação às anteriores.

Fale um pouco sobre o seu relacionamento com o Blender. Como você o conheceu eo que o motivou a usá-lo como uma ferramenta 3D.

Eu conheci o Blender acidentalmente há quase três anos atrás.

Eu estava trabalhando como artista no Maya em uma casa de produção, mas devido a alguns problemas com a empresa de software eles decidiram adotar o Blender como seu software de produção principal.

Eu e meus colegas trabalhamos duro só para entender melhor o Blender, estávamos sempre ajudando uns aos outros de modo a aprender o programa e isso se tornou mais fácil do que pensávamos.

Sem o auxílio de meus colegas que me apoiaram na aprendizagem do Blender, teria sido mais difícil.

Na primeira olhada eu pensei: “Aah! O que vamos vazer com este programa de 10–20Mb?”, mas depois de vários meses de prática e insistencia, eu vim a perceber que o Blender é o software mais flexível e amigável. Hoje eu acho que nenhum outro software pode substituí-lo para mim.

Na sua opinião, há alguma vantagem em usar o Blender em comparação com outras ferramentas pagas do mercado como 3dsMax ou Maya, por exemplo?

Sim, o Blender tem muito potencial! Há muitas vantagens em usar o Blender 3D na produção independente de ser pago ou gratuito. Ele é o único software que contém um pacote CG completo. Você pode criar da pré-produção à pós-produção em um só programa, basta usá-lo no caminho certo.

O Max e o Maya tem seu próprio valor no mercado, hoje ninguém pode vencê-los pois são os software mais estáveis na indústria, mas eu ainda sinto que um dia veremos o Blender nessa fase também. O apoio dos artistas que usam o Blender vem aumentando cada vez mais, então eu acho que esse dia vai chegar em breve…

Devo dizer que a qualidade de suas obras são um grande incentivo para usar o Blender. O que você teria para contar os usuários que estão começando este software?

Se você está planejando mudar para o Blender, eu só tenho um conselho: “Por favor, não compare-o com qualquer outro software, aprenda-o como ele é!” Existem muitos tutoriais e arquivos gratuitos para download. Você pode tentar o site BlenderNation ou o blenderartist.org, pois eles contém grande quantidade de materiais e formas muito fáceis de se comunicar e aprender com outros artistas…

Abaixo estão alguns trabalhos de Pratik Solanki para quem quiser conferir:

http://www.dragoneex.com
http://www.facebook.com/dragoneex
https://draguu.artstation.com

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…