Entrevista com Ricardo Maciel

Ricardo Dias
CGNow
Published in
5 min readAug 12, 2019
Maquete Virtual, um projeto de visualização 3D interativa de maquetes feito com Blender.

Confira a entrevista com Ricardo Maciel, da equipe pernambucana MediaTeam de Recife, que conta com exclusividade sobre sua experiência com o Blender 3D.

Confira a entrevista com Ricardo Maciel, da equipe pernambucana Mediateam de Recife, que conta com exclusividade sobre sua experiência no Blender 3D.

Entrevista concedida em 2011, para o antigo site da CGNow

Olá Ricardo, seja bem vindo aqui no site. Poderia falar um pouco sobre a Mediateam, sua equipe e sua história para nós?

A Mediateam foi fundada pelos irmãos Fabio Nani e Diego Nani, em meados de 2000, sem apadrinhamento em consequência da percepção que interatividade na internet era novidade em Pernambuco e quando algo de valor aparecia ficava claro que era proveniente de fora do estado/país.

No meio dessa carência, a Mediateam se destacou! Vendemos fácil nosso produto com um argumento simples: “Primeiro encantamos com interatividade, sonoridade e apelo visual, depois informamos”. Esse conceito foi admirado por muitos e criticado por poucos, mas foi o alicerce que a Mediateam precisava para se firmar e multiplicar seu cardápio de soluções.

Hoje, após mais de 10 anos, desenvolvemos sites e mídias interativas para internet, sistemas de treinamento, vídeos e animações, aplicações mobile/tablet, tv’s corporativas e até um Robô. Ou seja, com uma equipe de talentos mesclados, desenvolvemos soluções!

Em off, você me disse que a Mediateam utiliza ferramentas open-source. Alguns, por falta de conhecimento, acabam pensando ser impossível criar trabalhos de qualidade com softwares open-source. Fale-nos um pouco sobre isso, e como o opensource funciona para a Mediateam.

Aqui nós temos em mente que o resultado final é mérito do artista, não do software, a ferramenta open-source nos fortalece, pois possuem uma comunidade que nos apoia e valoriza os nossos trabalhos.

O curta-metragem sobre a dengue que a Mediateam desenvolveu ficou excelente. Muito educativo. Minhas filhas ficaram vidradas na história. Fale sobre a história deste projeto, como se desenvolveram a concepção, a história, etc.

Esse realmente foi um case de sucesso! O desenvolvimento foi muito prazeroso ao longo que os “test drives” da produção foram feitos por filhos, sobrinhos e familiares. Pensávamos: “O trabalho tem que ser pré-aprovado pelo público real, não por nenhum especialista em animação ou história”. Com isso, a aprovação pela garotada foi unânime e isso nos orgulha muito.

Na concepção do roteiro, tomamos muito cuidado com a veracidade da informação e nos apegamos aos fatos sem deixar de lado a imaginação. Pesquisamos, assistimos vídeos educativos, estudamos a história da nossa cidade, colhemos materiais da Fundação Joaquim Nabuco, sempre contando com o apoio do pessoal da área de saúde. Tendo em mente todo o conceito histórico, somados às experiências de cada um, o trabalho tornou-se o mix que se vê… entretenimento, educação e utilidade pública.

Para assistir ao curta: A Dengue em Nossa História.

Recentemente, apareceu uma notícia sobre a Mediateam na Blendernation.comreferente ao curta da dengue. A idéia de misturar 2D com 3D ficou muito legal, mostrando o potencial do Blender 3D. Na sua opinião, há alguma vantagem em usar o Blender em comparação com outras ferramentas pagas do mercado como 3dsMax ou Maya, por exemplo?

Sim, claro! A primeira coisa é o custo, para contratar um funcionário que sabe trabalhar com ferramentas opensource, nós só temos o custo com o próprio funcionário. Esse fator é muito importante para a empresas, pois viabiliza a contratação.

Em sequencia e não menos importante é a qualidade da ferramenta. Acreditamos que o Blender é a ferramenta opensource mais desenvolvida, suportaria tranquilamente uma empreitada de um longa e nos surpreende o fato da indústria hollywoodiana não tê-la adotado ainda. Isso sem citar seu poder de engine e outros recursos que até já são referências para os softwares proprietário.

Cada estúdio tem uma maneira de trabalhar. Poderia revelar para nós como é o procedimento de criação de vídeos na Mediateam, desde a criação a idéia até a finalização 3D?

Apesar de já termos produzido vários trabalhos em vídeo, não somos um grande estúdio. O processo é artesanal e muitas vezes sabemos que até antiquado. Talvez esse seja a origem do “charme” que o vídeo ganhou.

Do storyboard à animação dos personagens passamos por vários experimentos até a decisão de mixar 2D ao 3D. O fator culminante foi infelizmente o tempo. O mercado local não está acostumado à grandes produções de animação e devido à isso não mensura seu valor e dificuldade de desenvolvimento.

Por fim, gostaria de agradecer imensamente a Mediateam, na pessoa do Ricardo Maciel, por participar de nossa entrevista e fazer um último pedido: Deixe uma mensagem para aqueles que desejam entrar no mundo open-source em especial com Blender 3D.

Como a Mediateam confia na minha palavra quando se trata principalmente das ferramentas opensource, posso falar em nome da empresa que quem estiver interessado, não deve ter receio algum em utilizar o Blender, pois é uma ferramenta muito poderosa e com certeza, se você não tiver uma mente limitada ao padrão, ela não o deixará na mão e lhe surpreenderá!

Confira abaixo o curta metragem desenvolvido pela Mediateam:

Para saber mais sobre a MediaTeam:

http://www.mediateam.com.br
https://www.facebook.com/MediateamTecnologia
https://www.youtube.com/user/MediateamVideos
https://www.youtube.com/channel/UCkkLxuU2M4MJaYnIGQugLvQ

--

--

Ricardo Dias
CGNow
Editor for

Apaixonado por padrões, programação clara, elegante e principalmente manutenível. Trabalha como desenvolvedor deste 2000, incrementando a cada ano este loop…