“A vida bela é um lixo” ou “Que lixo de vida bela” ou “Que belo lixo da vida” ou “Quanto lixo da vida bela” ou..

Criatividade e Contraditório

--

Whenever I need to do some serious thinking, I go for a walk in the woods. There are always a million distractions out here!*

Já falei (escrevi ;) algumas por aqui a minha definição favorita de criatividade: “A capacidade de conectar coisas que parecem desconexas”. Mas ultimamente tenho pensando neste conceito de uma outra forma e cheguei na frase “criatividade é a capacidade de lidar com o contraditório”. Ambas as frases querem dizer praticamente a mesma coisa mas gosto como a segunda deixa claro a importância do contraditório para a criatividade.

Por definição o contraditório é incoerente, discrepante, discordante. É praticamente o oposto da lógica — que pede um pensamento rigoroso e coerente. Para dar um exemplo bem pueril, a criatividade pode aceitar a contradição de uma grama azul e um céu laranja enquanto a lógica vai insistir que isto está errado.

A lógica costuma permitir um só caminho, uma só direção. Enquanto o contraditório permite a abertura de várias trilhas diferentes que podem ir cada uma para um lado. Realmente é difícil enxergar como é possível chegar em algum lugar assim. Mas se estamos tentando chegar num lugar onde ninguém esteve, de que serve uma estrada que todos já conhecem?

Creio que pessoas não acostumadas ao pensamento criativo estranhem esse início caótico. Não é possível organizar o que não conhecemos e não é possível já conhecer algo que é novo. É claro que existem ferramentas e técnicas criativas que nos ajudam a pôr alguma ordem em processos criativos comerciais, mas é sempre necessário começar admitindo que não sabemos de algo. E admitir não saber é o caos para nossa pequena mente humana.

Deve ser por isso é comum se dizer que pessoas criativas são “loucas” ou “diferentes” (um eufemismo educado para esquisitas). Eu diria que elas são simplesmente mais capacitadas a lidar com o contraditório. Elas compreendem melhor que não é preciso ser sempre “ou” — ou está certo ou está errado. Muitas vezes, conceitos mais interessantes surgem quando pensamos em “e” — “está certo E está errado”. É contraditório, mas abre alas para diferentes ideias e argumentos que podem ser reconciliados lá na frente. O “ou” é um ponto final enquanto o “e” é uma vírgula.

Outro ponto essencial da presença do contraditório na criatividade é que é um pouco difícil sermos contraditórios sozinhos. A prática nos ajuda a produzir diferentes linhas de pensamento sobre um mesmo ponto, mas sozinhos sempre teremos a limitação de nossas próprias experiências e vieses. A criatividade deve nos ajudar a desapegar do nosso ego e incrementar nossas ideias com a contradição alheia. Concordar ou discordar deixa de ser o principal ponto — o mais importante é a argumentação e construção conjunta de novos pontos de vista.

Mas sejamos mais específicos agora e vamos lembrar do verbo “LIDAR” na frase lá no começo. Criatividade não é somente sair por aí abraçando o caos. É preciso ser capaz de conciliar ideias que parecem discrepantes e (vamos lá, você já sabe…) conectar coisas que parecem desconexas. Afinal de contas a criatividade pede ação, e na hora da ação a lógica que antes era limitante, passa a ser de grande ajuda. Sempre é necessário fazer escolhas para poder seguir adiante e…. encontrar mais contradições.

Daí é hora de começar tudo de novo.

* “Sempre que eu preciso pensar seriamente, faço uma caminhada pela floresta. Há sempre milhares de coisas para me distrair por aqui!” do sempre genial Calvin, falando com seu amigo Haroldo (ou seu gênio criador Bill Waterson). Sempre dá pra achar alguma coisa pra gente se distrair quando as coisas ficam sérias, não? :)

Dani Lima é uma escritora e criativa relapsa que, por acaso, redescobriu esse texto de março de 2020 e decidiu publicar aqui. Constância nas redes sociais? Não trabalhamos.

Copyright © 2020 Dani Lima Designer, sob licença Creative Commons BY-NC-SA

--

--

Dani Lima | Product Designer and Brand Designer
Chá com Design

Designer apaixonada por entender problemas complexos e criar soluções digitais simples, úteis e agradáveis | www.danilima.com.br