Estudo de Caso: Identidade Visual Paola Bassani Arquitetura e Interiores

por Dani Lima

Em 2013 um colega me indicou para uma arquiteta que estava querendo renovar sua imagem e começar a atuar de forma independente. Conversamos, acordamos valores e escopo de trabalho e pronto: eu era a responsável por criar a nova identidade de Paola Bassani Arquitetura e Interiores.

O Briefing

Paola Bassini é uma arquiteta que atua na área de reformas residenciais e design de interiores. Assim como eu, Paola é uma mãe trabalhando em home office e sentia necessidade de ter uma identidade visual para mostrar que, não era por que ela estava trabalhando em casa, que era menos profissional. Além disso, ela desejava atrair clientes que procurassem projetos de reformas e design de interiores com um perfil mais criativo. Uma das principais crenças do seu trabalho é que o relacionamento com o cliente é essencial. Na experiência de Paola, esse relacionamento é importante para que o projeto seja implementado corretamente e o cliente siga satisfeito. Por isso opta por um atendimento mais informal, com muitas conversas e sem muitas barreiras burocraticas ou comerciais.

A identificação foi imediata: a Paola tinha descrito para mim, muitos dos valores que eu buscava como profissional freelancer de design:

  • clientes interessados em criatividade;
  • profissionalismo — tratar o trabalho com carinho e seriedade;
  • cuidado no relacionamento com o cliente, sempre dialogando.

A partir daí foi colocar o lápis no papel para chegar numa solução capaz de representar a personalidade e os valores profissionais da minha nova cliente.

O proceso de criação

Com base no briefing, selecionei algumas palavras-chave para guiar a criação da marca:

- Criatividade
- Relacionamento
- Ousadia

Além das palavras-chave, outra questão importante era o uso do nome da arquiteta para a marca. Esta escolha estava perfeitamente alinhada a sua proposta de manter um relacionamento mais próximo e pessoal com seus clientes e isto precisava se refletir na marca. Por isso optei por usar as iniciais do nome de Paola Bassani para a criação do símbolo.

Primeiros esboços para a marca da Paola. O caos do lápis no papel :)

Mas faltava amarrar estas idéias a um conceito sólido para dar personalidade à marca.

Tangram

O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças de formas geométricas que juntas podem montar mais de 1700 figuras. Com as mesmas peças é possível montar uma garça, um barco ou um gato por exemplo. Este quebra-cabeça é a essência da criatividade — reorganizar aquilo que todos já conhecem para criar algo novo.

Um profissional criativo, como um arquiteto ou designer, usa um conjunto de ferramentas — conhecimento, criatividade, experiência — para dar vida ao projeto que o cliente deseja. Unindo a idéia do tangram à importância do nome da arquiteta para a sua marca, cheguei no conceito para a criação desta identidade visual.

Desenvolvimento

Símbolo do logotipo de Paola Bassani

O conceito ganhou cores e forma. As peças do tangram são simples formas geométricas o que era excelente para manter a marca simples e objetiva. Quatro peças formaram as letras P e B, destacando as iniciais da arquiteta e prestigiando seu nome. O desenho também insinua uma porta aberta, sugerindo a postura de “portas abertas” da arquiteta com os seus clientes.

Para reforçar o lado ousado e criativo da profissional, que desejava traçar um perfil de projetos menos convencionais, foram escolhidas duas cores complementares, que tem um bom contraste: laranja e roxo. O laranja é uma cor amigável e convidativa, que passa a idéia de energia e o roxo está ligado ao estímulo da criatividade e da resolução de problemas. Além disso, no Feng Shui, o roxo está ligado à prosperidade, o que trazia confiança para a arquiteta.

Lettering do Logotipo

Para o lettering, escolhi uma fonte que também tem uma inspiração geométrica, mas com o desenho mais arredondado para amenizar os ângulos do simbolo. Separei o nome Paola Bassani em duas linhas para facilitar a leitura e posicinei o lettering e o simbolo de forma que o lettering ficasse alinhado com as linhas diagonais do símbolo. Este posicionamento ajudou a dar mais movimento à marca, reforçando o conceito de criatividade.

Alinhamento do logotipo

Além disso, o símbolo “flutuando” sobre o nome ainda sugere a idéia de balões de diálogo que ajuda a reforçar o conceito de relacionameto. Para finalizar foi acrescentado a assinatura “arquitetura e interiores” a marca.

Logotipo final de Paola Bassani Arquitetura e Interiores

O logotipo tem uma versão vertical e uma versão horizontal para facilitar sua aplicação em diversas situações, além da versão negativa, traço e tons de cinza.

Versões vertical e horizontal
versões negativa, tons de cinza e traço

A identidade

Com o logotipo pronto, era hora de expandir a criação para uma identidade visual completa. A cor roxa é predominante na identidade e o laranja é utilizado como cor de apoio. A forma do símbolo permitiu a criação de um padrão gráfico que serve como elemento gráfico de apoio da identidade.

Papelaria

Este padrão com linhas e formas abriu possibilidades para a aplicação e evolução da identidade visual, tornando-a mais maleável e adaptável, servindo bem a diversos momentos da vida profissional da arquiteta.

Página do Facebook — capa para o dia do trabalho
Página do facebook — Capa para o Dia do Arquiteto

Resultado

O trabalho da criação do logotipo e identidade visual foi um início de uma parceria de trabalho que tem rendido muitos frutos — divertidos e criativos :)

Hoje, a identidade visual que criei para a Paola evoluiu para ganhar as mídias sociais, e-books e apresentações e segue consistente através da aplicação das normas concebidas para a marca, mas também adaptável através de novas soluções gráficas que refletem o momento de crescimento da profissional.

E mais importante, trouxe a confiança necessária para Paola seguir com sua carreira independente.

“Acho que, muito mais importante do que a criação da marca para meus clientes, ela foi importante para mim. A partir dela eu passei a enxergar meu trabalho, e me comportar, de uma forma muito mais séria. E claro que também ajudou muito a meus clientes enxergarem meu trabalho de uma forma mais profissional. A partir da marca eu consigo passar uma imagem de um escritório real, mesmo que ele não exista fisicamente. Quando levo meu caderno personalizado para alguma reunião, sempre causa boa impressão e recebo bons comentários.” — Paola Bassani

E se você curte dicas de decoração, curte a página da Paola no Facebook :) Ou confira o PDF completo com o perfil e experiência de Paola Bassani. A arquiteta atua no Espírito Santo.

Apresentação do perfil e experiência da arquiteta — Download do PDF completo aqui

Se você também gostou deste projeto pode conhecer outros projetos meus aqui :) É sempre bom receber visitas.

Dani Lima é designer freelancer e colaboradora da Abacomm Mobile em constante processo de upgrade. Atualmente está na versão beta 3.9.

Gostou deste estudo de caso? Que tal dar uma olhada em outro? :)
Estudo de caso: Identidade Visual da Aromatizar

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.