A Chainlink Automation está agora em fase beta aberta: um serviço totalmente descentralizado para Smart Contract DevOps.

Gaofeng Yin
Chainlink Community
8 min readAug 20, 2023

Este artigo é uma tradução de https://blog.chain.link/chainlink-automation-open-beta-is-live/ escrito por ChainLink e traduzido por Gaofeng Yin.

Estamos entusiamados em anunciar que o Chainlink Automation Open Beta agora está aberto para utilizadores iniciais, revisão da comunidade e feedback.

A Chainlink Automation oferece aos desenvolvedores de contratos inteligentes, aplicações descentralizados (dApps) e organizações autônomas descentralizadas (DAOs) um método altamente confiável, descentralizado e eficiente em termos de custos para acionar funções de contratos inteligentes e manutenção regular de contratos, o que cria uma forma inédita de capacidades totalmente descentralizadas de DevOps. Aplicações de contratos inteligentes podem usar o Chainlink Automation para fortalecer as garantias de tempo de atividade de funções críticas em cadeia e alcançar automação descentralizada de ponta a ponta sem depender de uma camada adicional de confiança. O resultado é que o DeFi e a economia de contratos inteligentes em geral têm agora uma infraestrutura mais robusta para dimensionar e garantir quantidades mais altas de valor para os utilizadores.

A Chainlink Automation está atualmente em Open Beta com utilizadores iniciais, para que possamos reunir feedback final e continuar a melhorar a experiência do serviço descentralizado com base nas necessidades dos utilizadores. Para experimentar o Chainlink Automation Open Beta, visite https://automation.chain.link. As equipas de desenvolvimento também podem optar por registar e gerenciar trabalhos do Chainlink Automation diretamente na nova plataforma OpenZeppelin Defender — uma suíte de operações de segurança para projetos Ethereum e EVM — através do seguinte link: https://openzeppelin.com/defender/.

Experimenta Chainlink Automation Open Beta

Por favor, entre em contato com a nossa equipa se tiver qualquer feedback. Se queres saber mais sobre o Chainlink Automation num nível mais técnico, visita a documentação do Chainlink: https://docs.chain.link/docs/chainlink-automation/introduction/.

O Chainlink Automation pode realizar uma variedade de operações de computação, monitoramento e tarefas baseadas em tempo e eventos para contratos inteligentes, tais como:

  • Executar ordens limite em exchanges descentralizadas
  • Emitir tokens quando as reservas aumentam
  • Recolher rendimentos de vaults
  • Reajustar tokens de oferta elástica
  • Ativar estratégias de negociação automatizadas
  • Liquidar empréstimos subcolateralizados
  • Liberar ativos bloqueados após períodos de inatividade
  • Reabastecer saldos de tokens que caíram abaixo de um limite mínimo

Como um novo serviço descentralizado disponível através da Rede Chainlink, DeFi e outros contratos inteligentes híbridos agora podem usar o Chainlink Automation como um gerenciador de transações hiperconfiável para várias operações de contratos inteligentes, inicialmente na Ethereum. Uma vez que a Rede Chainlink Automation utiliza o mesmo conjunto de operadores de nós profissionais testados pelo tempo e comprovados que atualmente alimentam os Chainlink Data Feeds — agora garantindo bilhões em valor de contratos inteligentes em DeFi — os usuários recebem garantias sólidas de funcionamento adequado de funções contratuais críticas. Os desenvolvedores também podem eliminar o tempo, recursos e riscos envolvidos na realização de operações de manutenção manualmente ou por meio de sistemas centralizados.

Como A Chainlink Automation Melhora Aplicações de Contratos Inteligentes

Os contratos inteligentes são pedaços de código que são executados de forma determinística na blockchain. No entanto, os contratos inteligentes têm duas limitações fundamentais: 1) eles não tem acesso a recursos externos, o que limita a sua capacidade de usar dados do mundo real ou alavancar computação fora da cadeia como um meio de ampliar funções na cadeia, e 2) eles estão em repouso por padrão, o que exige uma entidade externa que os desperta quando for hora de executar funções na cadeia e alterar o estado do contrato. O Chainlink está ativamente a remover a primeira limitação para desenvolvedores de contratos inteligentes, comumente chamada de problema do oráculo, ao fornecer uma gama cada vez mais ampla de feeds de dados externos de alta qualidade e computação fora da cadeia excepcional. O Chainlink Automation agora fornece uma maneira de superar a segunda limitação de acionar regularmente funções de contrato com confiabilidade.

O Chainlink Automation preenche o papel de despertar contratos inteligentes ao emitir transações na cadeia que acionam a lógica do contrato inteligente para ser executada na blockchain. O Chainlink Automation é distinto dos oráculos Chainlink. Os oráculos Chainlink obtêm dados externos ou realizam computações fora da cadeia e, em seguida, guardam os resultados na blockchain, enquanto o Chainlink Automation permite que o contrato inteligente saiba quando executar uma função. Muitas vezes, o contrato inteligente se referirá ao relatório do oráculo como parte de sua execução depois de ser despoletado pelo Upkeep. O Chainlink Automation permite que definas o conjunto exato de condições para acionar a execução de uma função. Isso pode ser baseado em tempo (por exemplo, todos os dias às 16h, horário do leste dos EUA), eventos (por exemplo, a conclusão de um evento desportivo), um computação (por exemplo, um empréstimo é determinado como subcolateralizado) ou qualquer combinação.

Nos primeiros dias do DeFi, as equipas de desenvolvimento começaram a descentralizar o seu mecanismo de oráculo para melhorar a segurança e a confiabilidade de ponta a ponta dos seus contratos inteligentes. O Chainlink Automation permite um fenômeno semelhante, capacitando as equipas de desenvolvimento a descentralizar os seus mecanismos de automação para aprimorar a segurança e a confiabilidade dos gatilhos dos seus contratos inteligentes. Uma vez que o Chainlink Automation gerencia funções críticas de contratos inteligentes que muitas vezes são sensíveis ao tempo e responsáveis pelos fundos dos utlizadores, o Chainlink Automation desempenha um papel vital em garantir a execução oportuna dessas funções e remover pontos centrais de falha, como serviços de automação executados manualmente.

A interface do Chainlink Automation permite que os desenvolvedores adicionem facilmente novos trabalhos de upkeep para acionar várias funções de contratos inteligentes.

Para entender melhor o papel do Chainlink Automation, vamos analisar dois exemplos de casos de uso envolvendo a Aave e a Synthetix:

Aave

A Aave é um mercado de dinheiro descentralizado onde os utilizadores fornecem garantias para receber empréstimos on-chain. Uma vez que os empréstimos da Aave são garantidos por valor superior ao montante do empréstimo pendente — o valor da garantia/o valor do empréstimo é superior a 100% — a liquidação de empréstimos subgarantidos usando o Chainlink Automation é crucial para manter as pools de empréstimos da Aave solventes e proteger o capital dos credores.

1- A Aave regista um trabalho de Chainlink Automation para ativar a sua função de liquidação sempre que os empréstimos dos utilizadores caiam abaixo do limite de liquidação específico da pool (por exemplo, 150%).

2- O Chainlink Automation monitoriza a colateralização dos empréstimos dos utilizadores fora da cadeia e chama a função de liquidação da Aave quando são detetados empréstimos subgarantidos.

3- O contrato inteligente da Aave refere-se aos Chainlink Price Feeds para calcular as taxas de colateralização dos utilizadores e verifica se estão subgarantidos.

4- O contrato inteligente da Aave liquida os utilizadores quando a sua taxa de colateralização está abaixo do limite de liquidação especificado, o que garante a solvência contínua da pool de empréstimos.

Synthetix

O Synthetix é um protocolo descentralizado de derivativos onde os utilizadores podem obter exposição na cadeia a ativos sintéticos sobrecolateralizados e negociá-los sem derrapagem contra um contrato de pool de liquidez. Manter o Synthetix requer várias funções de manutenção, incluindo a automação do congelamento de iSynths — que acompanham inversamente o preço dos ativos via Chainlink Price Feeds — quando os preços atingem limites superiores e inferiores predefinidos, o que fornece aos utilizadores finais uma alavancagem mais eficaz.

1- O Synthetix regista um trabalho de Chainlink Automation para congelar iSynths quando os limites de preço superiores e inferiores são atingidos.

2- A Chainlink Automation monitoriza o preço dos iSynths fora da cadeia e chama a função freezerate do Synthetix quando verifica que atingiram os seus limites predefinidos.

3- O contrato inteligente do Synthetix refere-se aos Chainlink Price Feeds para calcular o valor dos iSynths e verifica se os limites superiores ou inferiores foram atingidos.

4- O contrato inteligente do Synthetix congela os iSynths quando os limites de preço superiores e inferiores são atingidos, evitando assim que o protocolo se torne excessivamente alavancado e protege os participantes no contrato de pool de liquidez.

Porque o Chainlink Automation Oferece às Equipas de Desenvolvimento Uma Solução de Gerenciamento de Tarefas Superior

O Chainlink Automation utiliza uma rede descentralizada de operadores de nós revistos ​​em termos de segurança e historicamente comprovados, que já estão assegurar dezenas de bilhões em finanças descentralizadas (DeFi), e utiliza a criptoeconomia altamente confiável do Chainlink Network. Os nós são selecionados com base em um quadro de trabalhos rotativos com failover automático baseado em tempo para evitar o aumento dos custos para os usuários devido à concorrência de trabalhos. A arquitetura da Rede Chainlink Automation oferece vários benefícios exclusivos aos usuários:

  • Alta Disponibilidade — O Chainlink Automation é executado pelos mesmos nós de alta qualidade do Chainlink, que já estão assegurar dezenas de bilhões em valor total bloqueado (TVL) em toda a DeFi, em várias condições de rede. Os nós do Chainlink são operados por equipas profissionais de DevOps com reputações on-chain estabelecidas e bem documentadas por fornecer alta confiabilidade para redes oracles descentralizadas existentes, como os feeds de preços.
  • Baixos Custos — A Rede Chainlink Automation possui várias características de otimização de gás que podem ajudar a reduzir os custos de execução de tarefas de manutenção, bem como um processo de seleção de nós rotativos para reduzir e estabilizar ainda mais os custos de DevOps de contratos inteligentes.
  • Execução Descentralizada — O Chainlink aproveita um pool descentralizado de nós para automação de contratos mais segura, o que economiza tempo para as equipas e mitiga os riscos em torno de intervenções manuais ou servidores centralizados.
  • Reputação Transparente — O Chainlink fornece um robusto framework de reputação e conjunto de ferramentas de monitoramento on-chain para que os utilizadores possam verificar independentemente o desempenho histórico dos nós.
  • Verificação com Minimização de Confiança — A Rede Chainlink Automation permite que os contratos verifiquem calldata quando os trabalhos de manutenção são executados antes de tomar quaisquer ações significativas, tornando o Chainlink Automation adequado para uso em dApps com minimização de confiança.
  • Computação Expansível — A Rede Chainlink Automation pode realizar computações off-chain para contratos inteligentes, permitindo assim que os desenvolvedores criem dApps mais avançados com custos mais baixos.

Ao terceirizar a manutenção de contratos inteligentes para o Chainlink Automation, as equipas de desenvolvimento podem dimensionar a segurança e a confiabilidade das suas aplicações descentralizadas para corresponder ao aumento do valor total bloqueado (TVL) pelo qual são responsáveis ​​em nome dos utilizadores.

Queremos o Teu Feedback

Estamos a lançar o Chainlink Automation em um Open Beta para que a comunidade possa participar dos últimos passos de validação de recursos-chave, recolher feedback e melhoria da experiência do desenvolvedor com base nas suas necessidades. Queremos ouvir da comunidade sobre como podemos melhorar o Chainlink Automation, então por favor compartilha qualquer feedback que tiver. Estamos estusiasmados para apoiar equipas de desenvolvimento em toda a ecossistema e aumentar adoção do Chainlink Automation para um robusto serviço fora da cadeia que ajudará a impulsionar uma nova geração de contratos inteligentes híbridos altamente eficientes e seguros.

Começa a usar o Chainlink Automation no Open Beta hoje, visitando https://automation.chain.link ou a documentação do Chainlink em https://docs.chain.link/docs/chainlink-automation/introduction/. Podes também registar e gerenciar trabalhos de Chainlink Automation diretamente na plataforma OpenZeppelin Defender. Para mais detalhes, consulte o anúncio recente de integração deles.

Experimenta Chainlink Automation Open Beta

Para saber mais sobre o Chainlink, visita chain.link, subscreva ao newsletter do Chainlink e siga @chainlink no Twitter.

--

--