Aumentar a Eficiência de Custo de Redes Oráculo Descentralizadas

Gaofeng Yin
Chainlink Community
5 min readJul 21, 2023

Este artigo é uma tradução de https://blog.chain.link/increasing-cost-efficiency-of-decentralized-oracle-networks/ escrito por ChainLink e traduzido por Gaofeng Yin.

O ciclo virtuoso do modelo econômico do Chainlink envolve tanto a geração de receita ao atender à demanda por serviços oráculo seguros, quanto a redução contínua dos custos de fornecer esses serviços oráculo em uma rede blockchain. Este post, baseada na apresentação do co-fundador do Chainlink, Sergey Nazarov, sobre a economia do Chainlink 2.0, explorará essas duas dinâmicas destacando a crescente demanda por serviços oráculo suportados pela rede Chainlink e as iniciativas em andamento para reduzir os custos operacionais de redes oráculo descentralizadas em benefício do ecossistema Web3 em geral.

A Crescente Demanda Por Serviços de Oráculo

Dados de Alta Qualidade Fora da Cadeia

O objetivo inicial da Rede Chainlink era ser o primeiro a encontrar uma forma de consenso que gerasse agregações de conjuntos de dados-chave. Os dados de mercado foram a primeira categoria em que a Chainlink se tornou um padrão e é amplamente reconhecida por expandir o mundo da DeFi. A ampla adoção dos Chainlink Data Feeds é resultado da configuração abrangente e comprovada ao longo do tempo dos nós da rede, bem como das fontes de dados de alta qualidade. Uma infinidade de provedores de dados e fontes de dados além dos dados de mercado também foram integrados à Rede Chainlink, incluindo eventos climáticos, resultados esportivos, informações financeiras de empresas e muito mais, e estão a ser usados por várias aplicações descentralizadas para seguros paramétricos, jogos on-chain, NFTs dinâmicos e outros.

Computação Externa Segura

Além da agregação e entrega confiável de dados, a Rede Chainlink tem visto uma crescente demanda por computação externa segura, incluindo execução descentralizada de contratos inteligentes por meio do Chainlink Automation e geração de números aleatórios verificáveis por meio do Chainlink VRF. Essa demanda possibilita a melhoria contínua do protocolo Chainlink e dos serviços que ele suporta, como o Chainlink VRF v2, uma fonte de aleatoriedade on-chain mais escalável e eficiente em termos de consumo de gás, que tem sido cada vez mais utilizado desde o seu lançamento no início deste ano.

Evolução das Capacidades do Chainlink: Computação Expansível e Comunicação Interoperável entre Cadeias

As capacidades das redes oráculo do Chainlink estão continuamente a ser expandido para suportar computações cada vez mais avançadas, desde a execução de operações de contratos inteligentes em uma rede de Automação até partes mais inovadoras do protocolo, como DECO, que permite que certas computações sensíveis à privacidade sejam realizadas em redes oráculo, além dos serviços de Sequenciamento Justo (FSS) para ordenação descentralizada de transações e o Protocolo de Interoperabilidade entre Cadeias (CCIP).

Desde dados de mercado até geração de números aleatórios e computação externa mais sofisticada, o Chainlink é amplamente utilizado e reconhecido como o padrão mais seguro para computação em oráculo. As crescentes capacidades do protocolo Chainlink, como a comunicação interoperável entre cadeias, continuam a permitir casos de uso de contratos inteligentes cada vez mais avançados, contribuindo para o ciclo virtuoso das redes de oráculo que fornecem a infraestrutura-chave para suportar aplicações mais avançados e com maior confiabilidade. Isso, por sua vez, cria uma consciência coletiva maior sobre a opção de aplicações com confiança minimizada e, portanto, um mercado maior para eles.

À medida que novos serviços oráculo impulsionam novos segmentos de contratos inteligentes, a demanda por redes oráculo continua a crescer.

Reduzir os Custos das Redes Oráculo do Chainlink

Além do ciclo virtuoso de adoção e inovação das redes oráculo, os serviços oráculo do Chainlink estão estão a começar a experimentar uma economia de escala e uma contínua redução de custos devido a diversos fatores-chave.

Inovações Técnicas

Os custos de fornecer serviços de rede oracle descentralizada atingiram o pico no ano passado após o lançamento do protocolo Off-Chain Reporting (OCR). A Rede Chainlink viu uma redução de 10 vezes no custo de operar várias redes oracle on-chain, ao mesmo tempo em que houve uma explosão na quantidade de redes oracle descentralizadas, que passaram de algumas centenas para em breve ultrapassar mil redes distintas. Através de melhorias na escalabilidade oracle, como OCR e VRF v2, a Rede Chainlink tem continuamente visto uma redução no custo de fornecer desde dados de mercado on-chain até aleatoriedade verificável e outras categorias de computação.

A Chainlink alimenta mais de 1.000 redes oracle descentralizadas únicas.

Melhorias na Eficiência de Custo e Escalabilidade da Blockchain

A redução nos custos das redes oracles também tem sido impulsionada pela crescente eficiência das próprias blockchains. Uma das principais propriedades em que todas as blockchains estão a competir entre si, sejam blockchains mais estabelecidas ou novas redes, é a escalabilidade e o custo das transações. Essa competição já levou cada vez mais redes oracles da Chainlink a se tornarem rentáveis em blockchains eficientes em termos de custos, como a Polygon e a BNB Chain.

Os custos de fornecer serviços de oráculo continuam a diminuir por meio de inovações técnicas e do aumento da escalabilidade das blockchains.

Fast Lanes e Financiamento de Blockchains

Existem duas dinâmicas adicionais dentro dos ecossistemas de blockchain que podem continuar a reduzir ainda mais os custos dos oráculos.

Uma delas é a ideia de introduzir uma “fast lane” ou uma parte específica de um protocolo de blockchain para transações relacionadas a oráculos como um bem público. As “fast lanes” são uma solução mais técnica para reduzir os custos das redes de oráculos, permitindo que elas forneçam volumes cada vez maiores de valor aos ecossistemas de desenvolvedores a custos mais baixos.

A segunda dinâmica envolve múltiplas blockchains que concedem subsídios para eliminar os custos de colocar solicitações de oráculos na cadeia. A mutualização dos custos de acesso a oráculos nativos beneficia amplamente os ambientes de blockchain, fornecendo-lhes uma grande quantidade de dados de alta qualidade e outros serviços-chave de redes de oráculos, o que permite atrair e expandir um ecossistema de desenvolvedores.

Transformar as Redes de Oráculos em um Bem Público

Essa ampla gama de reduções de custos — desde as otimizações técnicas dentro do próprio protocolo Chainlink, até a escalabilidade crescente das blockchains, até as iniciativas das blockchains para eliminar o custo dos relatórios de oráculos on-chain — ajuda a estabelecer as redes de oráculos como um bem público compartilhado em benefício dos desenvolvedores e equipas de dApps em toda a Web3.

Esse modelo cada vez mais eficiente é fundamental para a economia do Chainlink 2.0 e tem como objetivo fornecer uma infraestrutura de oráculos sustentável para impulsionar o mercado de minimização de confiança, que está prestes a se tornar o maior mercado de tecnologia do mundo.

Para saber mais sobre a economia do Chainlink 2.0, explore mais publicações sobre a economia 2.0 no blog do Chainlink e leia o FAQ sobre o modelo econômico do Chainlink. Este post é baseado na apresentação de Sergey Nazarov, Chainlink Economics 2.0 e o Mercado de Aplicações com Minimização de Confiança, que foi publicado em 10 de junho de 2022.

--

--