Chainlink: A Plataforma para Construir a Web Verificável

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community
19 min readMar 2, 2024

Essa é uma tradução do artigo “Chainlink: The Platform for Building the Verifiable Web e foi traduzido por Barba.

Em sua palestra de abertura na SmartCon 2023, Sergey Nazarov explorou como a Chainlink possibilita a criação de uma web verificável, onde os usuários podem entender exatamente o que está acontecendo e permanecer no controle de seus ativos o tempo todo. Este post é baseado em sua apresentação.

Manipulação no Mundo Moderno

“Quando olho ao redor, vejo alguns problemas na sociedade que a tecnologia que estamos construindo pode resolver.” — Sergey Nazarov

A primeira coisa que a Chainlink pode ajudar a superar é a imensa quantidade de manipulação presente em todos os aspectos da sociedade. No mundo financeiro, as pessoas são manipuladas por grandes instituições e grupos menores. No mundo da informação, pouquíssimas pessoas confiam nas notícias ou nas mídias sociais. Agora, com o surgimento da IA, infelizmente vamos ver ainda mais manipulação — até mesmo entre certos indivíduos que têm acesso a sistemas computacionais extremamente poderosos. O mundo da manipulação está aumentando.

O segundo aspecto de criar um mundo resistente à manipulação está relacionado à informação. Se você não pode acessar informações verdadeiras sobre o que está acontecendo dentro do sistema que está prestes a ingressar, você não pode entender para o que está se inscrevendo.

Sistemas manipulados e desinformação inverificável levam a correções reativas. Quando algo dá errado na sociedade, as reclamações são recebidas com desculpas, correções inadequadas são propostas, e então uma versão ainda pior dessa correção é implementada… e tudo acontece novamente. Essa é a história da crise financeira de 2008 e do recente fracasso do SVB. Essa é a história de múltiplos ciclos de notícias que cobrem repetidamente informações comprovadamente falsas. Um problema surge, reagimos inadequadamente, e ele ocorre novamente.

A boa notícia é que temos a tecnologia para resolver esses problemas. Criar sistemas verificáveis controlados pelo usuário empodera qualquer um a entender o sistema antes de ingressar e então deixar o sistema quando quiser. Esse grau de controle do usuário e verificabilidade se tornará cada vez mais importante à medida que mais e mais sistemas do mundo se tornam manipulados e opacos.

Um Mundo Resistente à Manipulação Construído na Web Verificável

“O mundo em que gostaria de viver, e onde acredito que a maioria de vocês gostaria de viver, é um mundo onde eu possa entender um sistema antes de entrar nele e de forma contínua, seja um sistema financeiro, um sistema de informação, ou qualquer outro sistema. Eu quero uma prova verificável de como funciona, as garantias determinísticas do sistema, e as condições sob as quais posso sair.” — Sergey Nazarov

Em um nível mais alto, este é o mundo que estamos construindo com blockchains, contratos inteligentes, redes de oráculos descentralizadas e computação com minimização de confiança. Por meio da verdade criptográfica, estamos construindo uma web verificável onde os usuários podem fazer escolhas informadas porque podem saber e verificar exatamente o que o sistema está fazendo.

A web verificável oferece três melhorias chave:

  • Saiba no que está se metendo porque você pode verificar proativamente tudo sobre um sistema antes de entrar nele, sabendo que ele não pode mudar.
  • Saiba o que está acontecendo utilizando verdade criptográfica verificável para evitar desinformação e saber o que realmente está acontecendo no sistema em que você está.
  • Decida proativamente se você deve deixar o sistema porque é um sistema controlado pelo usuário que define claramente como você pode deixar o sistema.

Como a Web Verificável Transforma a Sociedade

1. O Sistema Financeiro

De escândalos como Enron, Lehman a SVB, o público acaba pagando pela manipulação dos mercados financeiros e produtos.

O sistema financeiro atualmente opera em um modo reativo, onde maus atores podem manipular informações para fazer promessas falsas, como a má representação do valor dos ativos. Quando esses sistemas implodem, são os usuários que ficam pagando os custos. De Enron a Lehman Brothers a SVB, essas falhas dos sistemas centralizados ocorreram muitas vezes.

Como chegamos a um mundo resistente à manipulação? Combinamos blockchains, contratos inteligentes e redes de oráculos descentralizadas para criar aplicações verificáveis que fornecem representações garantidas criptograficamente sobre como funcionam. Qualquer um pode analisar a matemática e o código para entender como eles realmente funcionam e fazer uma escolha informada sobre usá-los. Além disso, os usuários controlam fundamentalmente a capacidade de entrar ou sair de uma rede, em vez de uma única interface de frontend conectada a um banco de dados centralizado. Se uma interface de frontend desativa o acesso a uma aplicação verificável, você pode simplesmente usar qualquer uma das outras múltiplas interfaces para interagir com seus ativos.

A web verificável resolve problemas chave para os mercados financeiros. Todos podem entender um sistema antes de depositarem seus ativos, saber o que está acontecendo com seus ativos de forma contínua e retirar seus fundos a qualquer momento. Em última análise, isso aumentará a responsabilidade pessoal e ajudará a limitar resgates injustos para qualquer um que assuma riscos excessivos.

2. Economias em Desenvolvimento

A tecnologia blockchain oferece às economias em desenvolvimento maior gestão de riscos e acesso econômico.

Economias em desenvolvimento muitas vezes não possuem as estruturas e sistemas necessários para apoiar um sistema bancário, seguros, cadeias de suprimentos globais e investimentos de capital direto.

Isso é importante porque são os ingredientes chave para um futuro econômico melhor e bilhões de pessoas não têm acesso a eles. Para prosperar, elas precisam ser capazes de economizar dinheiro de forma estável e sob seu controle, proteger seu sustento contra eventos adversos, participar do mercado global e financiar o crescimento.

A web verificável pode fornecer a essas pessoas um sistema paralelo de contratos que oferece acesso a stablecoins, seguros paramétricos, um mercado global público e fontes alternativas de financiamento. Tudo isso é possível com acesso à Internet e uma carteira Web3.

De forma semelhante a como as economias emergentes pularam bibliotecas e linhas fixas e ganharam acesso às informações do mundo e comunicações via telefones móveis e acesso à Internet, uma Internet de contratos na web verificável pode fornecer os benefícios que um quadro oferece, sem esperar que ele seja construído. Isso criará crescimento econômico real e prosperidade nos mercados emergentes.

3. Transferência de Informação

O público perdeu a confiança em fontes de notícias e informações.

Estamos em um mundo onde a maioria do público não confia nas notícias ou nas mídias sociais. Com as informações sendo cada vez mais manipuladas para servir a objetivos econômicos ou políticos, os indivíduos são incapazes de tomar decisões informadas. Esse problema só vai piorar, pois até pessoas com recursos limitados poderão disseminar informações falsas em maior escala usando IA.

Verificar informações e provar a proveniência com assinaturas criptográficas pode ajudar a estabelecer verdades fundamentais para a sociedade que sejam amplamente aceitas. Isso ajudará grupos anteriormente divididos a encontrar um terreno comum e proteger contra desinformação gerada por IA.

O Próximo Padrão para a Verdade

A verdade criptográfica cria a web verificável

Várias formas de verdade sustentaram funções sociais fundamentais e sistemas técnicos. Agora, a verdade criptográfica representa um grande avanço.

Inicialmente, muitas coisas na sociedade eram determinadas por histórias, que se transformavam em mitos, depois em religiões. Quando a civilização ganhou a capacidade de medir coisas de forma precisa e repetida, surgiu a verdade científica. A prensa de Gutenberg permitiu que verdades amplamente aceitas fossem transcritas e compartilhadas pelo mundo, embora a produção tivesse limites. A verdade digital muda essa dinâmica, pois qualquer um pode compartilhar informações com o mundo praticamente sem custo. Como todos vimos, elas são frequentemente enganosas de propósito ou comprovadamente falsas.

A verdade criptográfica difere da verdade digital porque permite verificar a autenticidade das informações. Embora a verdade criptográfica possa não responder a todas as perguntas, informações verificadas imunes à manipulação fornecem à sociedade uma base sólida.

Chainlink Forneceu a Maior Verdade Criptográfica da História

Chainlink entregou mais de 10,3 bilhões de pontos de dados na blockchain.

Com mais de 10,3 bilhões de pontos de dados entregues na blockchain, a Rede Chainlink forneceu a maior verdade criptográfica. Isso veio predominantemente na forma de dados de mercado que não podem ser manipulados, já que houve uma demanda imensa vinda do DeFi. Além disso, geramos muitas outras formas de verdade criptográfica, incluindo prova de reservas, dados de identidade e meteorológicos, e mais. A verdade criptográfica é claramente de um valor incrivelmente alto para as pessoas, tendo gerado mais de 8,6 trilhões de dólares em valor de transação em menos de dois anos.

Chainlink possibilitou de forma segura mais de $8,6 trilhões em valor de transação.

Além da Verdade Criptográfica: Computação e Conectividade Garantidas Criptograficamente

Visão geral de aplicativos verificáveis.

A verdade criptográfica por si só não é suficiente para construir um aplicativo verificável que tenha resultados determinísticos e permita aos usuários sair a qualquer momento. É por isso que desenvolvemos a capacidade de fornecer computação e conectividade verificáveis, garantidas criptograficamente. Juntos, a plataforma Chainlink possui os três blocos de construção chave necessários para construir um aplicativo verificável onchain: dados, computação e conectividade.

Acesse Qualquer Dado e Computação Fora da Cadeia com as Funções Chainlink

Chainlink Functions conecta as APIs do mundo ao Web3.

Lançamos recentemente a versão mais avançada do Chainlink Functions até agora, apresentando uma combinação de dados e computação. Chainlink Functions permite que você faça uma solicitação a qualquer API que definir, e depois insira sua própria computação arbitrária na mesma rede descentralizada de oráculos (DON). Esse nível de flexibilidade é novo em redes de oráculos, e as pessoas precisam ter cuidado ao usá-lo de forma segura.

Esta maneira mais flexível, autosserviço e expansiva de fornecer serviços Web3 reflete para onde a plataforma está se direcionando de maneira mais geral. Agora estamos em um mundo onde a plataforma Chainlink fornece de forma segura tanto dados verificados criptograficamente quanto computação minimizada de confiança em números aleatórios, automação para acionar contratos inteligentes e informações externas.

Interação Cross-chain Segura via Chainlink CCIP

Interação Segura Entre Cadeias por Meio do Chainlink CCIP

A conectividade entre cadeias é um problema monumental porque é crítica para a Internet dos contratos. Não se trata apenas de criar um conjunto de conexões de rede entre diferentes nós ou sistemas diferentes, mas sim de criar um conjunto de conexões que possam assegurar trilhões e eventualmente centenas de trilhões de dólares em valor entre cadeias. Ao conectar todas as diferentes blockchains e contratos inteligentes de uma maneira eficiente, segura, descentralizada e verificável, isso desbloqueia a web verificável.

Nós focamos na verificabilidade e descentralização para o CCIP porque o modelo de segurança funciona. Muitas das pessoas que tentaram resolver esse problema de interoperabilidade não geram a quantidade de segurança por meio da descentralização que achamos que é necessária, o que na verdade foi o que aconteceu com os oráculos de dados antes da Chainlink ser utilizada para transmitir dados para o DeFi. Ou havia soluções centralizadas ou protocolos que tentavam parecer descentralizados mas na verdade eram distribuídos — criando riscos e problemas massivos que impediam o DeFi de decolar. Essa situação é semelhante à das bridges hoje, e, mais uma vez, este é um problema que a Chainlink pode ajudar a resolver.

A capacidade de ter transferência de valor confiável entre cadeias e comunicações criará dois mundos fundamentalmente diferentes que eventualmente se combinarão. O primeiro mundo é o mundo da blockchain pública, onde o CCIP já está ativo em produção. Muitas pessoas estão adotando-o, usando-o tanto para transferir valor quanto enviar informações, bem como combinar valor com a informação para acionar contratos inteligentes de maneira eficiente. O segundo mundo onde o CCIP está sendo adotado é nos mercados de capitais, onde bancos e gestores de ativos detêm centenas de trilhões de dólares em valor.

Ultimamente, o primeiro mundo do DeFi público pode se mover rapidamente, inovar e construir aplicações novas e excitantes, as quais o CCIP pode conectar ao segundo mundo dos mercados de capitais que detêm vastas quantidades de valor. A Web3 terá acesso a trilhões em valor, e os mercados de capitais aprofundarão a liquidez. Esse é o mundo para o qual estamos nos movendo, e ele terá um efeito imensamente poderoso de criar a maior camada de liquidez do mundo e uma Internet de contratos.

Por Que os Mercados de Capitais Precisam do CCIP

O Chainlink CCIP ajuda os mercados de capitais a enfrentar três problemas fundamentais no curto prazo.

1. Conectando-se às Blockchains

O CCIP conecta bancos com blockchains.

Os mercados de capitais requerem interoperabilidade de blockchain. Como conectar sistemas bancários que têm 30, 40 ou 50 anos a blockchains sem ter que reinventar tudo? Além disso, para qualquer um que esteja assegurando centenas de bilhões em um sistema, mudar para um novo sistema pode ser um risco. Usando o CCIP, as instituições financeiras podem conectar de maneira fácil e segura seus sistemas existentes a blockchains, eliminando a necessidade de reconstruir ou substituir sua infraestrutura existente.

Swift usou o Chainlink CCIP em seu projeto de interoperabilidade blockchain.

Conectar com sistemas existentes também traz benefícios para o CCIP. Ao integrar-se com infraestrutura existente, como a Swift, não precisamos colocar uma chave privada nas mãos das pessoas que administram bancos. Eles já vêm utilizando dispositivos de assinatura de chave privada há anos por meio da Swift, e seu dispositivo atual de assinatura de chave privada pode ser usado para assinar transações que enviam valor para o ecossistema blockchain.

Ao possibilitar que sistemas existentes interajam de forma segura e eficiente com blockchains, em vez de substituir esses sistemas, você conseguirá fazer o mundo trabalhar com blockchains muito mais rápido.

2. Conectando Centenas de Cadeias por Banco

A eficiência do CCIP conecta cadeias bancárias.

Enquanto anteriormente os bancos imaginavam ter sua própria cadeia global que todos usariam, agora reconhecem que cada banco terá centenas de cadeias para atender a diferentes classes de ativos e geografias. Com ativos e compradores distribuídos por várias cadeias, a liquidez será fragmentada em ilhas digitais.

Como eles se conectarão entre si e a várias cadeias de outros bancos? Criar milhares de conexões custosas entre cada banco é desnecessário. Em vez disso, o CCIP pode servir como o padrão universal que conecta todas as cadeias bancárias, permitindo que a liquidez flua sem problemas entre elas.

Semelhante ao email, onde qualquer pessoa com um endereço de email pode enviar uma mensagem a qualquer outra pessoa com um endereço, qualquer banco conectado ao CCIP poderá transferir tokens e enviar mensagens a qualquer outro banco também conectado ao CCIP. Isso permite que os bancos lancem novas cadeias e rapidamente criem mercados profundos em torno de ativos que, de outra forma, teriam baixa liquidez.

3. Combinando Valor Com Instruções

O CCIP combina valor com instruções.

Hoje, se você quiser comprar um ativo em uma cadeia diferente, precisa realizar múltiplas transações, trocar vários ativos, usar uma ponte de ida e volta e mais. Em vez de múltiplos passos e transações, o CCIP torna possível condensar vários passos em uma única transação. Tudo o que o usuário precisa fazer é enviar uma instrução para o CCIP de sua cadeia de origem, e ele fará todas as transferências e trocas necessárias de forma segura. Esta capacidade não só transforma o Web3, mas também os mercados financeiros globais.

Esta capacidade funciona combinando o valor e as instruções juntas, o que difere de como o sistema financeiro global funciona hoje, onde valor e informação se movem separadamente. Você pode enviar um ativo para uma cadeia diferente e dizer o que fazer quando chegar lá, junto com a habilitação de liquidação atômica e muitos outros benefícios que transformarão os fluxos de trabalho do mercado financeiro.

Somente a Chainlink Pode Desbloquear os Benefícios de Ativos do Mundo Real

O CCIP possibilita a atualização de ATMs (Ativos do Mundo Real) em várias blockchains.

Permanecer conectado a informações do mundo real, independentemente da cadeia em que aterrissam, faz dos ativos tokenizados um formato superior. O Chainlink resolve três problemas chave que desbloqueiam o potencial de ativos do mundo real:

  1. Injeção de informações — O Chainlink pode fornecer as informações necessárias, como prova de reservas, dados de identidade, preços em tempo real e requisitos de liquidação, que bancos e seus clientes precisam para comprar/vender ativos tokenizados.
  2. Aumento da liquidez — Acessar a camada de liquidez massiva da economia blockchain via CCIP possibilita mercados prósperos em torno de vários ativos do mundo real.
  3. Atualização de ativos entre cadeias — Ativos do mundo real tokenizados precisam ser atualizados com prova de reservas, preço e outros dados mesmo quando se movem por várias cadeias, o que apenas o Chainlink pode fornecer, pois possui tanto os dados necessários quanto a conectividade entre cadeias.

Resolver esses problemas é crítico, pois sem atualizações em tempo real em várias cadeias, os ativos do mundo real tokenizados perderiam suas vantagens de fidelidade e liquidez.

Um Novo Estágio na Adoção de Blockchain por Bancos

Bancos dentro de regiões locais estão transacionando entre si usando a tecnologia blockchain.

Embora o uso da blockchain por mercados de capitais esteja se desenvolvendo em um ritmo lento a moderado, isso é uma melhoria. Agora existem equipes dedicadas a ativos digitais lideradas por diretores executivos seniores que têm poder de decisão chave dentro de suas organizações. Estamos vendo eles ansiosos para realizar transações blockchain regionalmente.

Dado que as instituições ainda estão no processo de estabelecer claramente os quadros regulatórios e participar de regimes piloto contínuos para tokenização, bancos dos EUA, europeus e asiáticos estão todos procurando transacionar com outros bancos em suas regiões locais. Notavelmente, o CCIP está sendo cada vez mais construído tendo esses requisitos em mente.

Olhando o quadro geral, bancos codificando transações blockchain com outros bancos entre cadeias é algo que não foi visto antes. Esta é uma fase completamente nova na adoção de finanças onchain.

“Isso não é o mesmo filme de antes.” — Sergey Nazarov

Criando a Internet de Contratos da Cadeia Bancária

Inicialmente, existirão dois Internet de Contratos separados.

Estamos nos estágios iniciais de adoção, e este é exatamente o momento certo para criar um padrão de interoperabilidade universal que alimentará tanto o Internet de Contratos blockchain público quanto o Internet de Contratos da cadeia bancária.

A Chainlink tem experiência em criar padrões com sucesso, sendo o padrão de dados, computação e prova de reserva para DeFi, entre outros. O padrão de interoperabilidade para o Internet de Contratos apresenta uma enorme oportunidade para a Rede Chainlink.

Expansão do CCIP como Padrão em Todos os Bancos

O CCIP será o padrão de interoperabilidade universal.

A próxima etapa de criação de um padrão universal é a integração de mais bancos, gestores de ativos e outros players financeiros. Isso aumenta a liquidez de valor no sistema, o que atrai ainda mais usuários, e a adoção do padrão continua a crescer.

CCIP: O Padrão de Interoperabilidade Universal

CCIP conecta o valor da cadeia bancária e o valor da cadeia pública para criar um sistema financeiro global em cadeia.

Como padrão para ambas as cadeias bancárias e blockchains públicas, o CCIP será capaz de conectar esses ecossistemas separados para criar um sistema financeiro em cadeia interconectado onde o valor pode fluir de volta e para frente entre bancos e Web3. Isso representa um grande avanço para a Internet.

Atualmente, na Internet, você não sabe qual banco de dados backend um site ou aplicativo está usando. Francamente, não é importante para a maioria dos usuários se o backend é executado na AWS, Azure ou qualquer outra plataforma, desde que esteja funcionando corretamente. Da mesma forma, a rede blockchain que sustenta sua aplicação não será importante para a maioria dos usuários, desde que funcione conforme o esperado.

O que é importante agora é criar um padrão universal para o Internet de Contratos que permita que o valor se mova com segurança através de várias redes blockchain, semelhante a como o TCP/IP permitiu que sistemas díspares se conectassem e transferissem informações. Essa é a visão para o CCIP e completará a última peça do quebra-cabeça da plataforma de desenvolvimento Chainlink.

A Metalayer da Chainlink

A Metalayer do Chainlink de dados, computação e conectividade.

Os desenvolvedores podem acessar mais de 90% do que precisam para construir um aplicativo verificável por meio da plataforma Chainlink. Eles podem selecionar a blockchain na qual desejam construir e, em seguida, obter os dados, a computação e a conectividade para os usuários e o valor necessário para seu aplicativo por meio do Chainlink. Os construtores podem permanecer na Rede Chainlink mesmo ao expandir seu aplicativo por várias blockchains.

A Camada de Abstração de Pagamentos: Reduzindo o Atrito nos Pagamentos

Pague com qualquer coisa, receba em LINK.

O próximo desafio a resolver é garantir que todos os usuários da plataforma Chainlink possam interagir de forma eficiente com o sistema e pagar valor para acessar redes de oráculos adicionais, além de ter mais stakers se juntando à rede para fortalecer a segurança do sistema. É por isso que estamos trabalhando em uma camada de abstração de pagamentos, que irá abstrair a complexidade de pagar por redes de oráculos da Chainlink, enquanto permite que as redes de oráculos sejam pagas em LINK.

A camada de abstração de pagamentos é algo que poucos projetos em nossa indústria podem construir porque você precisa saber o valor do token pelo qual está sendo pago para recebê-lo. Isso requer oráculos de preço, nos quais a Chainlink é líder na indústria. Esse mecanismo é a maneira correta para que os pagamentos funcionem para muitas infraestruturas e aplicativos em nossa indústria, e a camada de abstração de pagamentos pode, em algum momento no futuro, se tornar seu próprio serviço separado da Chainlink, onde oráculos de dados são usados para atribuir valor a qualquer token que os usuários desejem pagar.

A camada de abstração de pagamentos é importante porque reduz o atrito dos usuários ao pagar para obter acesso a redes de oráculos descentralizadas. Os usuários devem poder pagar com um cartão de crédito, uma conta bancária, um token nativo de blockchain, um stablecoin ou seu próprio token de protocolo, enquanto a camada de abstração de pagamentos o transforma em LINK.

Programa BUILD Cresce para Mais de 70 Projetos

Mais de 70 projetos agora fazem parte do programa Chainlink BUILD.

O BUILD é um exemplo de outras formas pelas quais os projetos podem pagar pelos serviços da Chainlink. O programa cresceu para mais de 70 projetos e é uma ótima maneira para equipes menores acessarem redes de oráculos da Chainlink de alta segurança, alocando uma parte de seu fornecimento de tokens. Estamos orgulhosos do nosso trabalho que contribuiu para o sucesso de vários protocolos DeFi, e o BUILD ajudará a dar a outros projetos em estágio inicial a oportunidade de criar aplicativos de próxima geração.

O Staking do Chainlink está se Expandido com a Versão 0.2

Uma visão geral da economia do Chainlink e o papel dos stakers como a camada de segurança criptoeconômica.

O sistema de staking está se expandindo para incluir mais participantes e fortalecer ainda mais a segurança criptoeconômica da Rede Chainlink. Na SmartCon, lançamos o Aplicativo de Elegibilidade para Acesso Antecipado para o Staking v0.2. A atualização v0.2 está atualmente passando por várias revisões de segurança e espera-se que seja lançada ainda este ano. Levamos a segurança extremamente a sério e a atualização ajudará a aumentar a segurança do protocolo ao incluir mais membros da comunidade como parte do sistema de staking.

Acesse o aplicativo em staking.chain.link/eligibility.

Mercado de Computação Descentralizada: Ajustando Orçamentos à Segurança

Crie qualquer Rede de Oráculos Descentralizados (DON) com o DCM.

Um objetivo de longo prazo é lançar um Mercado de Computação Descentralizada (DCM) que facilite aos usuários definir seu orçamento de segurança e permita que o mercado em cadeia forneça os dados, computação e segurança que eles podem pagar.

Um dos problemas atualmente é a incapacidade de usuários sem um orçamento suficientemente grande para pagar pelos altos níveis de segurança fornecidos pela Rede Chainlink. O DCM não só facilitará para os usuários pagarem pelos serviços, mas também permitirá que qualquer pessoa, com qualquer orçamento, defina qualquer conjunto de configurações para uma rede de oráculos e receba serviços de um sistema altamente automatizado que atenda ao seu padrão definido de segurança e confiabilidade. Dessa forma, o Chainlink pode atender aos requisitos de segurança e orçamento de todos. Temos consistentemente observado que, à medida que as aplicações aumentam de escala e seguram mais valor, elas aumentam seus orçamentos de segurança para pagar por nós adicionais e recursos de segurança, e o DCM tornará esse processo ainda mais eficiente.

Em geral, o DCM permite aos usuários acessar a segurança que atende ao seu orçamento e automatizá-la de forma eficiente, e pode escalar perfeitamente à medida que eles crescem.

Uma Única Plataforma para Construir Aplicações Verificáveis

Uma única plataforma para desenvolvedores Web3.

Um dos grandes benefícios de ter todos os dados, toda a computação e toda a conectividade entre cadeias em uma única plataforma é que você pode criar um ambiente onde as pessoas podem compor todas essas capacidades. Os desenvolvedores podem configurar quantos nós desejam em uma DON, os gatilhos sob os quais a DON atua, de onde os dados são buscados e o que fazer com esses dados, e como esses dados fluem para uma cadeia específica.

Conclusão

O Chainlink possui uma das maiores agregações de demanda por serviços Web3, seja de dados, computação ou relacionados à interconexão entre cadeias. Isso é importante porque, nos mercados, geralmente a oferta segue a demanda. Uma vez que você tenha desenvolvedores que utilizem o Mercado de Computação Descentralizada nos bastidores para criar centenas ou milhares de redes de oráculos para alimentar suas aplicações verificáveis, essa demanda atrai todos os melhores nós, fontes de dados e plataformas de computação.

O sistema Chainlink está entre as maiores agregações de desenvolvedores Web3 em um único lugar e atrai nós de classe mundial, além de adicionar continuamente mais capacidades de dados e computação. Isso nos acelerará em direção à web verificável, onde os usuários sabem o que está acontecendo no sistema e retêm a capacidade de sair a qualquer momento.

Embora essa indústria evolua muito rapidamente, no momento estamos trabalhando na camada de abstração de pagamentos para criar um token de gás universal e uma camada de pagamentos, um sistema de staking aprimorado e um Mercado de Computação Descentralizada com uma única experiência de desenvolvedor unificada que capacita os construtores a compor aplicativos verificáveis avançados.

“Sou muito grato a todas as pessoas com quem venho trabalhando há muitos anos, tanto na comunidade quanto na Chainlink Labs, desde os operadores de nós até os desenvolvedores, os usuários que nos dão feedback, as fontes de dados e todos na comunidade que contribuem para o sucesso e crescimento do Chainlink… Não há muitas coisas na vida em que vale realmente a pena trabalhar, e quanto mais eu olho para o que estamos construindo, essa Internet única de contratos, a web verificável e todas essas novas formas para o mundo funcionar, mais convencido estou de que vale a pena, e para aqueles de vocês que sentem o mesmo e se esforçam ao máximo e fazem o que podem para nos ajudar a ter sucesso.” — Sergey Nazarov

--

--

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community

Solidity Developer | Security Researcher | Chainlink Developer Expert | @bellumgalaxy Founder