Página da aplicação Transporter

Chainlink Lança Transporter, um Aplicativo de Conexão Entre Blockchains Impulsionado por CCIP

Jether Rodrigues
Chainlink Community

--

Essa é uma tradução do artigo “Chainlink Launches Transporter, A CCIP-Powered Cross-Chain Bridging App” e foi traduzido por Jether Rodrigues.

Em 11 de Abril de 2024, a Chainlink, plataforma descentralizada padrão do setor, anunciou o lançamento do Transporter, um aplicativo altamente seguro para a transferência de tokens e mensagens entre blockchains. O Transporter é desenvolvido com base no Protocolo de Interoperabilidade Cross-Chain (CCIP) da Chainlink, padrão do setor para interoperabilidade entre Blockchains.

O Transporter foi criado em parceria com a Fundação Chainlink e com o apoio da Chainlink Labs para facilitar o acesso à economia cross-chain. As funcionalidades incluem uma interface intuitiva, suporte global 24/7 e um rastreador visual que permite aos usuários monitorar continuamente o estado de seus ativos e mensagens durante cada etapa de uma transação. Entre os primeiros adotantes do Transporter estão firmas de capital de risco de destaque, como Fourth Revolution Capital e Moonrock Capital.

O CCIP alcança o mais alto nível de segurança cross-chain utilizando a infraestrutura de oráculos comprovada da Chainlink, que já possibilitou mais de 10,5 trilhões de dólares em valor de transação, e uma Rede de Gerenciamento de Riscos separada. Utilizando o modelo de segurança em profundidade do CCIP, o Transporter permite a transferência de tokens de alto valor através de uma variedade de blockchains, começando com Arbitrum, Avalanche, Base, BNB Chain, Ethereum, Optimism, Polygon e WEMIX.

Em um anúncio oficial, Simon Dedic, CEO da Moonrock Capital, destacou a capacidade do Transporter de ampliar a expansão da indústria de blockchain através do CCIP.

“Estamos animados para testemunhar o lançamento do Transporter, que esperamos que desempenhe um papel significativo na oferta de conectividade cross-chain segura para uma ampla base de usuários em todo o ecossistema de blockchain”, disse ele. “Estamos ansiosos para ver a experiência de usuário contínua do Transporter e a segurança cross-chain incomparável do CCIP da Chainlink impulsionar a próxima etapa de adoção de blockchain.”

“Espero que o Transporter se estabeleça rapidamente como o padrão para habilitação cross-chain para casos de uso de alto valor”, disse Nomatic, investidor da Fourth Revolution Capital. “A Chainlink provou seu valor repetidamente, e o CCIP é um motor poderoso que tem o potencial de impulsionar um enorme crescimento e inovação.”

“O Transporter facilita o uso dos benefícios de segurança do CCIP da Chainlink para a transferência de grande valor em tokens e mensagens críticas entre cadeias”, disse Sergey Nazarov, co-fundador da Chainlink. “Ter uma forma segura de mover tanto valor quanto dados entre cadeias é algo que a indústria de blockchain necessitava há anos e estou entusiasmado que o Transporter está tornando isso mais acessível.”

A Chainlink também introduziu o mecanismo de bloqueio e desbloqueio do CCIP, que permite a transferência segura de praticamente qualquer token entre cadeias, bloqueando tokens em uma cadeia de origem e liberando uma quantidade equivalente de tokens em uma cadeia de destino. Um caso de uso inicial para bloqueio e desbloqueio permite a transferência de ETH entre cadeias por meio de pools de tokens WETH.

Para saber mais sobre o Transporter, visite transporter.io.

--

--

Jether Rodrigues
Chainlink Community

Senior Backend Developer Engineer | Solutions Architect | OCAJP8 | Java | Kotlin | Node | Web3 | Solidity | Blockchain | Chainlink Advocate