Chainlink Staking: Explore os Objetivos a Longo Prazo, o Roadmap, e a Implementação Inicial

Luís Pedro Pinto
Chainlink Community
10 min readJul 6, 2022

Tradução de https://blog.chain.link/chainlink-staking-roadmap/

A Chainlink fornece uma infraestrutura fundamental para a economia dos contratos inteligentes (smart contracts), suportando quase mil redes de oráculo (oracle) que protegem coletivamente dezenas de bilhões de dólares em centenas de projetos. Com a Chainlink sendo continuamente integrada em mais blockchains e suportando novas categorias de serviços de oráculo, é importante escalar ainda mais a segurança da Chainlink para corresponder à quantidade crescente de valor nas aplicações alimentadas pela Chainlink. Esta nova era de crescimento sustentável e segurança — Chainlink Economics 2.0 — começa com o staking.

O staking é um mecanismo chave que visa trazer uma nova camada de segurança cripto económica para o sistema da Chainlink, onde recompensas e penalidades criptográficas são aplicadas para incentivar ainda mais a operação adequada da rede. A missão abrangente do staking da Chainlink é dar aos participantes do ecossistema, incluindo operadores de nodos e membros da comunidade, a capacidade de aumentar as garantias de segurança e garantias de usuário dos serviços de oráculos, apoiando-os com tokens LINK que se encontram staked. O staking de LINK, por sua vez, aumenta a capacidade dos nodos receberem trabalhos e lucrarem com as taxas correspondentes, dentro da Chainlink Network.

O artigo de blog a seguir apresentado destaca as metas a longo prazo que sustentam o staking do Chainlink, a implementação inicial planeada para o segundo semestre de 2022 e um roadmap para sua expansão prevista ao longo do tempo.

Os Objetivos a Longo Prazo do Staking

O staking da Chainlink está sendo construído em torno de quatro objetivos. Esses objetivos servem como princípios orientadores para o seu desenvolvimento e serão os pilares sobre os quais irá ser definido o seu sucesso ao longo do tempo, à medida que o sistema de staking amadurece.

1. Aumentar a segurança cripto económica e as garantias do usuário dos serviços Chainlink

O objetivo principal do staking da Chainlink é aumentar a segurança cripto económica e as garantias do usuário dos serviços do oráculo. Isto é alcançado ao permitir que os tokens LINK sejam bloqueados como uma forma de garantia de nível de serviço em torno do desempenho da rede. Se uma rede de oráculo não cumprir as obrigações descritas no seu contrato de nível de serviço, uma parte do LINK staked poderá ser penalizado e redistribuído. A proteção contra perdas também está sendo explorada, na qual uma certa quantidade de LINK penalizado poderia ser usada para proteger os patrocinadores dos serviços do oráculo.

O staking introduz outro mecanismo poderoso de incentivo e penalidade para os nodos Chainlink para gerar consistentemente relatórios de oráculo precisos, e entregá-los a destinos específicos em tempo útil. O staking serve como parte de uma abordagem de defesa maior para a segurança do Chainlink, que já inclui várias outras salvaguardas importantes, incluindo descentralização, criptografia, incentivos implícitos, oportunidade de taxa futura e configurabilidade modular.

Dada a profunda integração do Chainlink nas principais aplicações de contratos inteligentes, o aumento da segurança do oráculo e as garantias do usuário trazidas pelo staking serão fundamentais para ajudar a escalar a economia de contratos inteligentes para, eventualmente, proteger mercados de vários biliões de dólares nas principais indústrias globais.

2. Habilitar a participação da comunidade na rede Chainlink

Outro objetivo importante do staking é capacitar um número maior de membros da comunidade a participar diretamente na rede da Chainlink, permitindo que eles bloqueiem os seus tokens LINK para apoiar o desempenho das redes de oráculos. É importante realçar que os stakers (aqueles que fornecem os seus LINK através do método staking) podem gerar alertas se acreditarem que um serviço de oráculo não atendeu aos padrões de desempenho predefinidos, com a oportunidade de ganhar uma recompensa por alertas oportunos e válidos. O monitoramento e alerta da comunidade desempenha um papel fundamental na descentralização da rede Chainlink e na habilitação de um sistema de reputação robusto e mecanismo de corte.

Os participantes do ecossistema, incluindo membros da comunidade e operadores de nós, podem bloquear os seus tokens LINK em lotes distintos dentro de um staking pool. Além disso, os operadores de nós podem criar ou usar um sistema de delegação, servindo como um meio adicional para os membros da comunidade apostarem seu LINK.

3. Gerar recompensas sustentáveis com o uso a longo prazo

O terceiro objetivo do staking é a criação e distribuição de recompensas aos stakers. Esperamos que haja várias fontes de recompensas fornecidas aos stakers ao longo do tempo. À medida que a adoção da rede cresce e mais taxas de protocolo são geradas, uma parcela maior das recompensas de staking pode ser obtida de fontes não baseadas em emissões.

  • As emissões de tokens nativos do fornecimento de tokens LINK serão usadas para criar um nível inicial de recompensas para os stakers, com o objetivo de diminuir, ao longo do tempo, à medida que outras fontes de recompensas crescem e começam a ser direcionadas aos stakers.
  • Taxas de serviço de usuários dos patrocinadores dos serviços da Chainlink, com uma parcela direcionada aos stakers. Quanto mais os usuários pagam pelos serviços da Chainlink, maior a quantidade de taxas que podem se tornar disponíveis para recompensar os stakers que ajudam a garantir esses serviços.

Outra fonte antecipada de benefícios para os interessados é o Partner Growth Program (PGP) — uma iniciativa em que os protocolos e DAOs Chainlinked fornecem vários incentivos para acelerar seu crescimento e facilitar a participação entre ecossistemas. Espera-se que vários projetos que beneficiam da segurança da Chainlink participem no PGP.

Além disso, estamos explorando a possibilidade de proteção contra perdas, o que geraria taxas adicionais de serviço ao usuário dos patrocinadores dos serviços da Chainlink que procuram proteção contra redes de oráculo suportadas que não cumprem seus SLAs. Quanto mais valor garantido, maior a demanda potencial por proteção e maior a quantidade de recompensas potencialmente disponíveis para os stakers.

4. Capacitar os operadores de nós de modo a acessarem trabalhos de maior valor por staking

O último objetivo do staking da Chainlink é estabelecer uma estrutura de reputação robusta de como os nós são selecionados para participar nas Redes Oracle Descentralizadas (DONs). À medida que os nós Chainlink se aproximam da paridade em termos de confiabilidade e segurança de infraestrutura — refletida em métricas como tempo de resposta e precisão — a próxima distinção lógica para definir o nó definido dentro de um DON é pela quantidade de LINK que cada nó está disposto a meter em stake para suportar os seus serviços de oráculo. Com o tempo, isso tornará o staking um mecanismo fundamental para operadores de nós que desejam obter acesso a trabalhos de maior valor e mais oportunidades de taxas na rede Chainlink.

É importante realçar que um mecanismo de seleção de nós baseado em reputação e participação pode trazer ainda mais segurança cripto económica para os usuários finais dos serviços da Chainlink. Essa evolução em direção a um sistema de reputação holístico para operadores de nós também pode fornecer mais informações para os usuários sobre o desempenho e os incentivos dos operadores de nós.

O staking da Chainlink aprimora a curva de impacto de segurança das redes de oráculo.
O staking da Chainlink aprimora a curva de impacto de segurança das redes de oráculo.

A Implementação Inicial do Staking

Antes de delinear alguns dos parâmetros iniciais e decisões de design planeadas para o lançamento, é importante observar que o staking da Chainlink evoluirá ao longo do tempo, especialmente à medida que mais redes de oráculo, em uma ampla gama de serviços, acumulam maiores quantias de taxas. A implementação inicial está focada na criação de uma base simples e segura, por meio da qual o feedback pode ser coletado antes de expandir o escopo e adicionar mais complexidade ao design de staking.

O lançamento do mecanismo de staking será semelhante ao Chainlink Price Feeds, que passou de um único ETH/USD Price Feed no Ethereum operado por três nós de oráculo para agora suportar quase mil Price Feeds alimentados por mais de 50 operadores de nós líderes em doze blockchains e soluções de segunda camada (layer-2). Esta abordagem pragmática permitiu que riscos e oportunidades fossem identificados nos estágios iniciais da implementação antes de dimensionar, atendendo à crescente demanda dos usuários.

Seguindo essa abordagem, o staking da Chainlink evoluirá em várias versões, com a versão inicial v0.1 projetada para o final deste ano. Esta primeira versão se concentra na introdução de uma estrutura de reputação e sistema de alerta de staker. Após validação suficiente do uso em produção e feedback da comunidade, uma versão v1 introduzirá funcionalidades adicionais, como a redução de participação para maior segurança cripto económica e a incorporação de taxas de usuário como recompensas. Além disso, uma versão v2 explorará a introdução de proteção contra perdas para ajudar a proteger os patrocinadores participantes quando uma rede de oráculo suportada se desviar de seu SLA.

O roadmap abaixo reflete uma visão geral da abordagem planeada para lançar algumas das principais funcionalidades do Chainlink staking em várias versões. À medida que o feedback do usuário e os dados em produção são coletados, as prioridades neste roadmap podem mudar e os recursos podem mudar para atender melhor aos requisitos do usuário. Além disso, funcionalidades específicas dentro de cada versão de staking podem ser implementadas em cronogramas diferentes para gerenciar riscos e simplificar a implantação.

Visão geral do roadmap planeado para a progressão do staking de Chainlink.
Visão geral do roadmap planeado para a progressão do staking de Chainlink.

Reputação e Alerta

A versão inicial v0.1 do staking da Chainlink está focada na introdução de uma estrutura de reputação e sistema de alerta, que são os principais requisitos para corte (stake slashing) e outras funcionalidades planeadas que serão lançadas em versões de lançamento posteriores. Para garantir a robustez em um ambiente de produção, esses sistemas serão usados para rastrear o desempenho do ETH/USD Price Feed na rede principal Ethereum.

É importante realçar que os stakers terão a oportunidade de monitorar o feed, emitir um alerta e ser recompensados se detectarem com sucesso em tempo útil que o feed ETH/USD não atendeu às condições do acordo de SLA. Na v0.1, as condições de alerta serão focadas no tempo de atividade do feed, mas o escopo será expandido em versões posteriores.

Depois do alerta ser gerado, um contrato inteligente de adjudicação verificará automaticamente se as condições do SLA do contrato inteligente foram violadas e se o alerta era válido. Após a conclusão desse processo, o alertador receberá uma recompensa. Os resultados de um alerta válido serão então alimentados em um sistema de reputação onde a reputação individual dos operadores do nó em falha é atualizada. Na v1, está planeado que o sistema de reputação se expanda para rastrear um número maior de métricas-chave em torno do desempenho dos operadores de nós e desempenhar um papel cada vez mais importante à medida que a rede Chainlink cresce.

Em última análise, a v0.1 do staking da Chainlink representa a estrutura principal do sistema de alerta e reputação, que está planeado para evoluir para fornecer garantias de segurança lineares e, posteriormente, escalar para oferecer suporte a garantias de segurança superlineares, conforme descrito no whitepaper do Chainlink 2.0.

Participação no Staking

O staking pool inicial na v0.1 será limitado em tamanho, oferecendo alocações distintas para operadores de nós, membros da comunidade e coordenador de redes de oráculos. O pool começará com um tamanho agregado de 25 milhões de tokens LINK, com o objetivo planeado de escalar para um tamanho de pool de 75 milhões de tokens LINK nos meses após o lançamento, com base na demanda. Para versões futuras, está planeado que o tamanho do pool se expanda ainda mais e que feeds de dados e serviços oráculo adicionais sejam suportados.

Para preencher inicialmente a cota de alerta da comunidade, um mecanismo de entrada justo será usado para ajudar a garantir a participação de uma ampla gama de membros da comunidade. Esse mecanismo de entrada terá como objetivo priorizar os detentores de tokens de longo prazo, que têm maior probabilidade de participar ativamente no mecanismo de alerta. Os operadores de nós que atendem ativamente os feeds de dados da Chainlink receberão suas próprias cotas distintas para serem preenchidas. Um sistema de delegação de nó de terceiros está sendo explorado e está planejado para ser suportado na versão v1.

Stakers participantes da versão v0.1 terão seus LINKs de stake bloqueados até pelo menos o lançamento da v1, onde poderão escolher períodos de compromisso de duração variável.

Recompensas de Staking

Na v0.1, espera-se que as emissões de tokens nativos direcionadas aos stakers tenham como alvo um nível básico de recompensas anualizadas de até 5%. Após o lançamento da v1, as recompensas anualizadas variam de acordo com as taxas do usuário e a duração do período de compromisso, com os apostadores escolhendo períodos de compromisso mais longos tendo a oportunidade de receber uma parcela maior das recompensas.

Além disso, os interessados na v0.1 também estarão qualificados para ganhar benefícios adicionais do Partner Growth Program (PGP). Este programa é uma iniciativa planeada para ser lançada junto com o Chainlink staking, onde os projetos Chainlinked fornecem vários benefícios para acelerar seu crescimento e alinhar seus incentivos econômicos com a comunidade Chainlink. Esse alinhamento cria incentivos para os participantes da Chainlink se tornarem participantes ativos no ecossistema de um projeto, fornecendo um caminho para adoção acelerada. Uma versão inicial do PGP está planeada para v0.1, com uma versão mais completa prevista para v1. Mais detalhes serão fornecidos no futuro.

Com as transições de staking para a v1, está planeado que uma parte das taxas do usuário comece a ser concedida aos stakers, coincidindo com a segurança cripto económica fornecida pela redução do LINK apostado. Além disso, as taxas associadas à proteção contra perdas, que está sendo explorada para a v2, podem se tornar uma fonte de recompensas, para além das emissões, taxas de usuário e benefícios do PGP. Detalhes adicionais sobre cada versão de lançamento serão lançados ao longo do tempo.

Conclusão

A introdução do staking é um momento crucial que marca a evolução para Chainlink Economics 2.0 — uma nova era na segurança a longo prazo e economia de rede da Chainlink. Embora a implementação inicial do staking da Chainlink seja projetada para minimizar o risco para os participantes e criar uma base sólida, os objetivos alongo prazo giram em torno de transformar aChainlink em um padrão global com uma base de usuários crescente e sustentável, o que, por sua vez, oferece maior oportunidade de recompensas para interessados que aumentam a segurança cripto económica da rede e as garantias do usuário.

Para saber mais, visite chain.link e siga Chainlink no Twitter, YouTube e Reddit.

Se você quiser mais contexto técnico, sugerimos que você leia o whitepaper Chainlink 2.0 e a documentação do desenvolvedor.

Isenção de responsabilidade: este artigo contém declarações sobre o futuro, incluindo recursos antecipados do produto, desenvolvimento e cronogramas para lançamento desses recursos. Essas declarações não são garantias e envolvem riscos, incertezas e suposições. A participação da comunidade é necessária para conduzir esta próxima fase de teste e desenvolvimento, que dependerá de testes e validação bem-sucedidos em cada etapa. Todos os contribuidores que optarem por participar da implementação inicial o farão por sua conta e risco. Não podemos garantir que os resultados reais não diferirão materialmente daqueles expressos nessas declarações, embora acreditemos que eles sejam baseados em suposições razoáveis. Essas declarações podem não refletir desenvolvimentos futuros devido ao feedback do usuário ou eventos posteriores e podemos não atualizar este artigo em resposta.

--

--