Crescer de Forma Sustentável a Rede de Chainlink
Este artigo é uma tradução de https://blog.chain.link/sustainably-growing-chainlink/ escrito por ChainLink e traduzido por Gaofeng Yin.
A Chainlink está a ser desenvolvida com o objetivo de fornecer uma ampla variedade de serviços descentralizados que contratos inteligentes e sistemas Web2 precisam para criar um mundo baseado em uma verdade criptográfica. Embora o consenso de oráculo único da Chainlink tenha sido inicialmente aplicado a feeds de dados descentralizados, ele está a ser expandindo para incluir computação segura fora da cadeia e interoperabilidade entre cadeias.
Diante da funcionalidade em constante evolução dos contratos inteligentes e das crescentes questões em relação à confiança em marcas e instituições estabelecidas, a demanda potencial por aplicações com minimização de confiança, alimentadas por redes de oráculo descentralizadas da Chainlink (DONs), está a aumentar rapidamente. Essa demanda já criou uma grande oportunidade para os operadores de nós capturarem taxas e, eventualmente, para os stakers receberem recompensas ao garantir a segurança das redes de oráculo da Chainlink e as aplicações que as utilizam.
Com a introdução iminente do staking, a Chainlink está a iniciar uma nova era de crescimento sustentável, maior transparência e segurança criptoeconômica mais robusta. Apoiar a era da Chainlink Economics 2.0 envolve a implementação de estratégias novas e existentes projetadas para acelerar a adoção, ao mesmo tempo em que continua a melhorar a economia da rede. A seguinte post analisa o mercado total disponível para aplicações com minimização de confiança e o papel dos oráculos, antes de explicar as estratégias de crescimento que permitem à Chainlink capturar valor dentro dessa nova e em expansão economia.
O Crescimento do Mercado Potencial Total (TAM) de Aplicações com Minimização de Confiança
Aplicações com minimização de confiança são uma transição em direção a um estado ideal, em que os acordos entre as partes são executados exatamente como foram escritos, sem que os participantes possam manipular ou desistir dos termos pré-acordados. A execução da minimização de confiança em escala pode ajudar a sociedade a aliviar a crescente desconfiança entre instituições e usuários, ao garantir criptograficamente certos aspectos dos seus relacionamentos, em vez de depender da boa fé ou de sistemas legais lentos e dispendiosos para tomar medidas. Esse novo tipo de garantia criptográfica, respaldado por infraestrutura descentralizada, como blockchains e redes de oráculos, é geralmente denominado de verdade criptográfica e constitui a base das aplicações com minimização de confiança.
A minimização de confiança incorpora garantias tecnologicamente reforçadas diretamente em aspectos-chave das aplicações, nivelando o campo de jogo ao remover vantagens assimétricas. Isso restaura ativamente a confiança dos usuários nas aplicações, como ficou evidente com os aplicações de mensagens instantâneas, nos quais a falhas na proteção da privacidade dos clientes levaram à demanda por criptografia de ponta a ponta (E2EE, na sigla em inglês) e à eventual adoção de novos aplicações de mensagens, como o Signal. A E2EE oferece aos usuários uma garantia criptográfica de que a sua privacidade é preservada, sem depender apenas de declarações não verificáveis de um provedor de comunicações.
Estabelecer a minimização da confiança em acordos digitais mais complexos, como na indústria financeira, muitas vezes requer o uso de uma infraestrutura de contrato inteligente híbrido, onde os contratos inteligentes atuam como a camada de aplicação e os oráculos atuam como a camada de serviços. A camada de aplicação encapsula a lógica on-chain que define as condições de um acordo e, portanto, como o valor é trocado, enquanto a camada de serviços abrange a ampla gama de conexões e dependências externas que tornam essas aplicações possíveis.
A Chainlink ocupa uma posição central na camada de infraestrutura de serviços para aplicações minimizadas em termos de confiança, ao fornecer acesso a recursos externos importantes, incluindo dados validados do mundo real, computação off-chain, interoperabilidade entre cadeias e muito mais. Esses serviços já garantem coletivamente dezenas de bilhões de dólares para centenas de aplicações em dezenas de redes blockchain, o que ajuda, em última instância, a impulsionar o crescimento do ecossistema de contrato inteligente híbrido.
A Finança Descentralizada (DeFi) é um exemplo de uma vertente que utiliza a Chainlink e o padrão de design de contratos inteligentes híbridos para crescer rapidamente de um caso de uso de nicho para se tornar uma economia financeira paralela viável — ao gerenciar aproximadamente $250 bilhões em Valor Total Bloqueado (TVL) em seu pico em 2022. No entanto, a DeFi em si representa apenas uma pequena parte do mercado de criptomoedas de trilhões de dólares e uma fração mínima dos mais de $867 trilhões em valor bloqueado nos mercados financeiros tradicionais, que podem sofrer disrupção por tecnologias mais amplas relacionadas a blockchain e oráculos.
Atualmente, a DeFi e a maior economia de contratos inteligentes híbridos ainda estão em estágio inicial, com casos de uso do mundo real em comércio global, seguros, imóveis, derivativos e muito mais casos ainda pouco explorados. Além disso, os contratos inteligentes híbridos podem representar um pequeno segmento de uma indústria de minimização de confiança muito maior, onde tecnologias como blockchains e oráculos trazem objetividade, descentralização e transparência para processos de backend que são executados off-chain.
Chainlink está focado em desbloquear todo esse valor ao servir como um protocolo generalizado de computação descentralizada fora da cadeia que permite que os contratos inteligentes do Web3 e os sistemas existentes do Web2 obtenham serviços descentralizados que atendam às garantias de hiperconfiabilidade, segurança comprovável e precisão descentralizada necessárias para torná-los uma aplicação de minimização de confiança. Por exemplo, Chainlink pode:
- Transformar qualquer sistema Web2 em uma versão minimizada de confiança sem reconstrução completa
- Realizar computação segura fora da cadeia para gerar privacidade, escalabilidade ou verificabilidade para contratos inteligentes na cadeia
- Fornecer feeds de dados descentralizados usados para acionar a liquidação de contratos de alto valor
- Oferecer atestações usadas para aumentar a transparência de garantias fora da cadeia
- Entregar resultados-chave de contratos inteligentes para acionar processos em sistemas fora da cadeia
- Transferir dados e ativos entre blockchains heterogêneas com base em lógica definida pelo usuário após o lançamento do Protocolo de Interoperabilidade entre Blockchains (CCIP)
Dada a natureza generalizada dos oráculos, a Chainlink tem como objetivo criar uma camada de serviços de oráculo capaz de suportar não apenas o mercado total de contratos inteligentes em todas as blockchains, mas também a demanda futura por serviços descentralizados que possam ser facilmente integrados aos sistemas existentes. A pergunta lógica, então, é como esses serviços de oráculo se desenvolvem e como se tornam economicamente sustentáveis?
Abordagens Comuns para Criar um Padrão da Indústria
Ao analisar como os padrões da indústria são estabelecidos tanto em setores tradicionais quanto na economia Web3, é comum o comprometimento de recursos financeiros para apoiar iniciativas-chave de crescimento. Ao financiar o desenvolvimento de novos serviços e expandir as capacidades dos serviços existentes, os projetos se posicionam de forma a capturar tanto a demanda atual quanto as projeções futuras do mercado. O apoio às iniciativas de crescimento geralmente é combinado com a subsidiação dos custos para os primeiros usuários e provedores de serviços, a fim de cultivar um poderoso efeito de rede que consolida a participação de mercado atual do projeto e amplia o número de fontes de receita por meio de ofertas de serviços mais competitivas e diversificadas.
No que diz respeito à economia Web3, as blockchains iniciam seu crescimento por meio do uso de um modelo de incentivo de recompensa em bloco, no qual os mineradores/validadores (produtores de blocos) recebem uma nova criptomoeda recém-criada por sua contribuição para a rede. Isso permite que as blockchains criem uma rede segura de produtores de blocos para se protegerem contra ataques à rede. Sem uma recompensa em bloco, as redes de blockchain sofrem de um problema crítico de ovo ou galinha:
Os usuários não pagarão taxas para usar uma blockchain sem uma rede segura de nós, e uma rede segura de nós não pode existir se não houver usuários a pagar pelo serviço ou incentivos econômicos.
No entanto, quando existe um mecanismo de recompensa em bloco e é utilizado adequadamente, os incentivos econômicos são gerados para sustentar uma rede segura de nós e criar tempo para que a rede eventualmente faça a transição para um modelo econômico em que as receitas das taxas de transação provenientes da adoção possam sustentar plenamente a operação da rede.
Como as Recompensas de Oráculo Aceleram a Adoção do Chainlink
Assim como o modelo de incentivo de recompensa em bloco das blockchains, as redes de oráculos do Chainlink geram incentivos econômicos na fase inicial por meio do uso de recompensas de oráculo — incentivos pagos aos operadores de nós além das taxas pagas pelos usuários. Por exemplo, os Chainlink Data Feeds são redes de oráculos descentralizadas que fornecem acesso a dados de mercado financeiro de alta qualidade para aplicações DeFi. Os Chainlink Data Feeds são lançados com base na demanda dos usuários por um determinado dado em uma blockchain específica (por exemplo, a taxa de câmbio BTC/USD no Ethereum). Após o lançamento, os Data Feeds são inicialmente apoiados por meio de recompensas de oráculo, além das taxas pagas pelos patrocinadores ativos do feed.
Como os Chainlink Data Feeds funcionam como bens públicos compartilhados, qualquer número de usuários pode consumir e financiar o mesmo feed. Com cada novo patrocinador pagante de um Data Feed e à medida que os patrocinadores existentes geram mais taxas, uma maior parcela dos custos do Data Feed pode ser coberta pelas taxas dos usuários. Eventualmente, uma vez que as taxas dos usuários superem os custos de operação da rede, a operação do Data Feed não requer mais suporte de recompensas de oráculo e o feed se torna economicamente sustentável. De fato, vários Chainlink Data Feeds já atingiram um estado de sustentabilidade em blockchains de maior throughput, como a BNB Chain e a Polygon.
Para acelerar o ritmo em que os Chainlink Data Feeds e outros serviços do Chainlink atingem a sustentabilidade econômica, diversas soluções de redução de custos foram implementadas para permitir que as recompensas de oráculo sejam utilizadas de forma mais eficiente. Por exemplo, o lançamento do Off-Chain Reporting reduziu os custos operacionais dos Data Feeds em até 90%, permitindo a entrega de 10 vezes mais dados on-chain, o que resultou em um rápido aumento no número de Data Feeds implantados. Em combinação com a crescente escalabilidade das blockchains, estão em andamento soluções adicionais de redução de custos para impulsionar o crescimento do ecossistema do Chainlink, incluindo:
- OCR 2.0: Uma atualização do protocolo de Off-Chain Reporting que alimenta os Chainlink Data Feeds e que facilitará uma maior eficiência de custo para a entrega de dados, o que permite o lançamento de um maior número de redes de oráculos e a geração de taxas pelos usuários.
- Fast-Lanes: Uma solução técnica na qual uma blockchain aloca uma parte de sua largura de banda para serviços de interesse público, como redes de oráculos, ou estabelece uma ordem de transação prioritária. Isso pode reduzir significativamente ou eliminar os custos on-chain associados às atualizações dos oráculos, o que aumenta os tempos de resposta e a confiabilidade durante a congestão da rede blockchain.
- Blockchain Gas Grants: Uma iniciativa em que projetos blockchain se comprometem a compensar os custos de gás on-chain das redes de oráculos. Essa abordagem é compatível com versões anteriores e não requer alterações técnicas na rede blockchain subjacente. Espera-se que subsídios de várias ecossistemas blockchain líderes sejam anunciados em um futuro próximo.
À medida que mais redes de oráculos da Chainlink alcançam sustentabilidade econômica, as recompensas dos oráculos podem ser realocadas para apoiar novas Data Feeds e outros serviços da Chainlink, o que abre oportunidades adicionais de taxas para os operadores de nós e recompensas para os stakers da comunidade ao longo do tempo. Essa abordagem econômica das redes de oráculos já ajudou a garantir que os usuários individuais não precisem arcar com todos os custos da operação de uma Data Feed, o que cultiva um forte efeito de rede em torno da Chainlink.
Por meio desse modelo econômico comprovado, mais de 1.000 redes de oráculos da Chainlink foram implantadas com sucesso em mais de uma dúzia de redes blockchain para atender à demanda dos usuários. Conforme relatado em um recente relatório de pesquisa do Bank of America, a Chainlink foi crucial para impulsionar o crescimento do DeFi para mais de $203 bilhões em Valor Total Bloqueado e ajudará a acelerar a adoção de casos de uso de blockchain de próxima geração nas áreas de finanças, seguros, cadeia de suprimentos e muito mais.
Chainlink Economics 2.0 Através de Iniciativas de Crescimento e Staking
Com a conquista de marcos importantes, como a ampla adoção de vários serviços Chainlink para cálculos off-chain, a sustentabilidade econômica de várias redes oracle em várias blockchains e a implantação de mais de 1.000 redes oracle ativas em um número crescente de blockchains, estamos entrar na próxima etapa do crescimento da Rede Chainlink: Chainlink Economics 2.0.
Para facilitar essa transição importante, a Fundação Chainlink foi criada para liderar um conjunto cada vez mais complexo de iniciativas de crescimento, muitas das quais são baseadas na implantação adicional de tokens LINK. O objetivo principal da Fundação é apoiar o crescimento sustentável de longo prazo da rede, através de:
- Ao definir um cronograma de lançamento de tokens LINK para apoiar iniciativas-chave de crescimento, incluindo recompensas de oracle para operadores de nós e recompensas de staking para stakers.
- Ao avançar no padrões técnicos, especificações e melhores práticas para a comunidade de desenvolvedores de código aberto e operadores de nós que ajudam a construir e apoiar a Chainlink.
- Ao hospedar, revisar e contribuir para a manutenção do software de código aberto da Chainlink para desenvolvedores por meio de plataformas como GitHub e npm.
- Ao realizar e apoiar eventos de hackathon da Chainlink para incentivar os desenvolvedores a construir com a Chainlink e tecnologias Web3.
- Ao operar o programa de concessão da Chainlink para financiar melhorias em oracles e na rede Chainlink, bem como em suas dependências.
Para proporcionar clareza à comunidade da Chainlink e como parte essencial da Chainlink Economics 2.0, a Fundação espera que não mais do que 5% do fornecimento total (50 milhões de tokens LINK) sejam movidos para a oferta circulante nos próximos 9 meses, até o primeiro trimestre de 2023. Essas liberações para a oferta circulante apoiarão o crescimento da rede, incluindo o próximo lançamento do staking ainda este ano. Espera-se que o lançamento do staking tenha um efeito indireto de compensação para essas liberações de tokens, dependendo em parte se a quantidade comprometida pelos stakers atingir o limite inicial planejado de 75 milhões de tokens. A Fundação espera que essas liberações de tokens para a oferta circulante sejam pequenas a curto prazo e se concentrem nas recompensas de oracle já em andamento, até que sejam necessários mais lançamentos para outras iniciativas-chave no terceiro trimestre de 2022 e no primeiro trimestre de 2023.
Os tokens não circulantes das carteiras iniciais serão migrados nesta semana para aprimorar sua segurança on-chain. Os tokens serão divididos em carteiras menores com comitês maiores de assinatura multiassinatura, que utiliza as melhores práticas de segurança mais atualizadas. As migrações das carteiras iniciais não afetarão a oferta circulante e não representam uma liberação de tokens.
Abaixo está uma lista dos endereços iniciais onde os tokens não circulantes serão mantidos após a migração. Esses tokens estão subdivididos entre várias carteiras LINK, no entanto, apenas 50 milhões de LINK estão disponíveis para entrar na oferta circulante nos próximos nove meses (principalmente vindos das 7 carteiras de 7 milhões de LINK cada) e serão usados para diversos fins, incluindo recompensas de oracle na rede, a pool inicial de staking e as iniciativas descritas abaixo, entre outras. Os novos endereços das carteiras e suas quantidades planejadas após a conclusão da migração nesta semana estão listados abaixo:
0x5A8e77bC30948cc9A51aE4E042d96e145648BB4C 30,000,000.00
0xe0b66bFc7344a80152BfeC954942E2926A6FcA80 30,000,000.00
0xa42D0A18B834F52e41bEDdEaA2940165db3DA9a3 30,000,000.00
0xfB682b0dE4e0093835EA21cfABb5449cA9ac9e5e 30,000,000.00
0x4a87ecE3eFffCb012fbE491AA028032e07B6F6cF 30,000,000.00
0xD321948212663366503E8dCCDE39cc8e71C267c0 30,000,000.00
0x55b0ba1994d68C2AB0C01C3332eC9473de296137 30,000,000.00
0xD48133C96C5FE8d41D0cbD598F65bf4548941e27 30,000,000.00
0x9c17f630DBde24eECe8fd248fAA2E51f690FF79B 30,000,000.00
0x35a5dc3FD1210Fe7173aDD3C01144Cf1693B5E45 30,000,000.00
0x0DFfD343C2D3460a7EAD2797a687304Beb394ce0 30,000,000.00
0x76287e0F7b107d1C9f8f01D5aFac314Ea8461a04 30,000,000.00
0x9BBb46637A1Df7CADec2AFcA19C2920CdDCc8Db8 30,000,000.00
0x7594Eb0ca0a7f313bEFD59AfE9e95c2201a443e4 30,000,000.00
0x8652Fb672253607c0061677bDCaFb77a324DE081 30,000,000.00
0x157235A3cc6011d9C26A010875c2550246aAbcCA 22,000,000.00
0x959815462EeC5fFf387A2e8a6871d94323D371de 8,000,000.00
0x276F695b3B2C7f24E7CF5b9d24e416a7f357aDb7 7,000,000.00
0xb9b012cad0A7C1b10CbE33a1B3F623b06fAD1c7C 7,000,000.00
0x3264225f2Fd3bb8D5DC50587EA7506aA8638B966 7,000,000.00
0x57Ec4745258e5A4C73d1A82636dc0FE291e3eE9F 7,000,000.00
0xa71bbBd288a4e288CfDC08bb2E70DCd74Da4486D 7,000,000.00
0xEc640A90e9A30072158115B7C0253f2689ee6547 7,000,000.00
0x2a6AB3B0C96377bd20AE47E50ae426A8546A4Ae9 7,000,000.00
0x5Eab1966D5F61E52C22D0279F06f175e36A7181E 3,000,000.00
0x8d34d66bDb2d1d6ACd788A2d73d68e62282332e7 500,000.00
0x37398A324d35c942574650B9eD2987BC640BAD76 400,000.00
A fim de fornecer mais clareza para a comunidade da Chainlink e evitar confusões, a oferta circulante atualizada de LINK pode ser visualizada em chain.link/circulating-supply, que refletirá a oferta circulante atual tanto antes quanto após essas migrações. Conforme mencionado anteriormente, as migrações iniciais das carteiras iniciais para as novas carteiras seguras listadas acima não resultarão em qualquer aumento da oferta circulante.
As primeiras liberações, seguindo a migração das carteiras especificadas acima, estarão relacionadas ao pagamento das recompensas de oracle já em andamento, o que permite a operação contínua das redes de oracle existentes. Ao longo do tempo, as liberações serão gradualmente estendidas para as seguintes categorias, a fim de facilitar a expansão contínua da Rede Chainlink para mais serviços descentralizados, em mais blockchains e com maior segurança criptoeconômica a partir do próximo lançamento do staking:
- Recompensas de Oracle para reduzir os custos iniciais dos usuários e gerar fortes efeitos de rede em todas as principais verticais. Ao combinar com as taxas dos usuários, isso apoia os operadores de nós que garantem os serviços da Chainlink.
- Recompensas de Staking para os operadores de nós e membros da comunidade que participam do staking da Chainlink. Isso ajudará a gerar níveis mais altos de segurança criptoeconômica e garantias para os serviços da Chainlink ao longo do tempo.
- Expansão dos serviços existentes da Chainlink, lançar redes adicionais para aumentar ainda mais a diversidade de conjuntos de dados disponíveis on-chain para os desenvolvedores. Isso ajuda a cultivar a criação de novos aplicações de smart contract de forma segura e eficiente em termos de custo.
- Suporte adicional a blockchains, o que torna a Chainlink a solução oracle preferida em todo o ecossistema multi-chain, incluindo redes de camada 1 e camada 2. Isso também inclui a expansão do suporte a redes blockchain EVM e não EVM.
- Desenvolvimento de novos serviços de oracle da Chainlink para ampliar a funcionalidade da economia de smart contract. Isso inclui trabalhos no Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP), Fair Sequencing Services (FSS), DECO e uma camada de abstração empresarial.
- Outras iniciativas de crescimento do ecossistema para apoiar a adoção, segurança, oferta de serviços e facilidade de uso da Chainlink. Alguns exemplos de iniciativas de crescimento incluem concessões da Chainlink, patrocínios de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, auditorias de código e programas de recompensa por bugs.
Ao apoiar o crescimento desses programas, a Rede Chainlink pode se tornar um ecossistema mais auto-sustentável, expansivo e seguro de serviços descentralizados, o que permite a existência da próxima geração de smart contracts e aplicações Web2 de minimização de confiança.
Conclusão
A Chainlink cresceu para se tornar um dos sistemas mais seguros, amplamente utilizados e integrados em toda a indústria blockchain. O crescimento da Chainlink pode ser atribuído à sua segurança e à variedade de serviços descentralizados essenciais que desenvolvedores de Web3 e Web2 podem agora contar. Com a Rede Chainlink a alcançar marcos importantes, como a economia autossustentável em várias redes de oracle e o lançamento de mais de 1.000 redes de oracle individuais, está claro que a próxima fase de crescimento está pronta para começar com a implementação da Economia 2.0.
Estamos extremamente entusiasmados com o que a rede pode oferecer a todos os desenvolvedores de Web3, bem como a vários sistemas Web2 que se querem tornar sistema de minimização de confiança. Todo esse crescimento exigirá uma comunidade e um ecossistema comprometidos, e somos imensamente gratos pelo seu compromisso e apoio enquanto continuamos a construir um mundo impulsionado pela verdade criptográfica.
Para saber mais, visite chain.link, subscreva a newsletter da Chainlink e siga a Chainlink no Twitter, YouTube e Reddit.
Se desejas obter mais contexto técnico, sugerimos que leia o whitepaper original da Chainlink, o whitepaper da Chainlink 2.0 e a documentação para desenvolvedores.
—
Aviso Legal: Este post é apenas para fins informativos e contém declarações sobre o futuro, incluindo recursos de produtos antecipados, desenvolvimento e cronogramas para a implementação desses recursos. Essas declarações são apenas previsões e refletem as crenças e expectativas atuais em relação a eventos futuros; elas são baseadas em suposições e estão sujeitas a riscos, incertezas e mudanças a qualquer momento. Não há garantia de que os resultados reais não diferirão materialmente das expressas nessas declarações, embora acreditemos que sejam baseadas em suposições razoáveis. Todas as declarações são válidas apenas a partir da data da primeira publicação. Essas declarações podem não refletir desenvolvimentos futuros devido a feedback dos usuários ou eventos posteriores e podemos não atualizar este post em resposta a isso.