Entendendo o Proof of Reserves
Tradução de: https://blog.chain.link/proof-of-reserves/
O sistema financeiro global geralmente opera de maneira pouco garantida e altamente opaca, criando riscos sistêmicos que podem resultar em ciclos de alta e baixa e falhas em todo o mercado. As finanças descentralizadas (DeFi) fornecem uma alternativa ao oferecer produtos financeiros altamente transparentes e com confiança minimizada, alimentados por contratos inteligentes determinísticos e verdade criptográfica. Com o crescimento do DeFi, surge uma demanda crescente por novos tipos de garantias que vão além dos ativos on-chain nativos, incluindo tokens de cadeia cruzada, stablecoins apoiadas por fiat, ativos tokenizados do mundo real e muito mais.
Neste artigo, detalharemos o que é o Chainlink Proof of Reserve (PoR) e como ele ajuda a fornecer garantias de segurança mais fortes e mais transparência no ecossistema de criptomoedas. Além disso, também exploraremos os feeds de referência de PoR já implementados pelas principais equipes DeFi e forneceremos contexto para casos de uso e implementações futuros.
O que é Proof of Reserves?
A Prova de Reserva tradicionalmente se refere a empresas que possuem criptomoedas criando atestados públicos sobre suas reservas para provar sua solvência a seus depositantes por meio de uma auditoria independente. Como essas auditorias geralmente são feitas por terceiros centralizados, elas podem ser demoradas, demoradas e exigir processos manuais.
À medida que os desenvolvedores continuam a construir produtos financeiros cada vez mais sofisticados no ecossistema de ativos digitais, é necessário um padrão confiável, transparente e descentralizado para permitir que as reservas sejam auditadas usando um processo automatizado, aproveitando a transparência superior de blockchains, contratos inteligentes e oráculos — entre em Chainlink PoR.
Chainlink Proof of Reserve (PoR)
O Chainlink Proof of Reserve fornece contratos inteligentes com os dados necessários para calcular a verdadeira garantia de qualquer ativo on-chain respaldado por reservas off-chain ou cross-chain. Operado por uma rede descentralizada de oráculos, o Chainlink Proof of Reserve permite a auditoria autônoma de garantias em tempo real, ajudando a garantir que os fundos dos usuários sejam protegidos contra práticas imprevistas de reservas fracionárias e outras atividades fraudulentas de custodiantes fora da cadeia. Em vez de forçar os usuários a confiar nas garantias de papel feitas pelos custodiantes, o Chainlink PoR pode ser implantado para auditorias automatizadas on-chain que oferecem aos usuários uma garantia superior da garantia subjacente de um ativo e geram um maior grau de transparência para o ecossistema de ativos criptográficos em torno da garantia de ativos.
Além disso, o Chainlink PoR também está sendo cada vez mais usado para ajudar a garantir a cunhagem, o resgate e a queima de ativos empacotados. Uma vez que o Chainlink PoR determina que os tokens encapsulados são subgarantidos, o Chainlink Automation pode ser usado para interromper a cunhagem, o resgate e a queima de tokens encapsulados.
Proof of Reserve para ativos cross-chain
Como um modelo de rede oracle altamente flexível e transparente, o Proof of Reserve ajuda a acelerar o crescimento do DeFi fornecendo dados de garantia em uma ampla gama de ativos e liberando liquidez entre cadeias. Como o Chainlink é independente de blockchain, os feeds Chainlink PoR podem ser construídos para fornecer dados de garantia em qualquer ativo de cadeia cruzada liquidado em qualquer blockchain habilitado para contrato inteligente.
Proof of Reserve na Bitcoin
Bitcoin tokenizado no Ethereum representa uma parte significativa da garantia usada no DeFi. Os feeds de referência Chainlink PoR fornecem aos aplicativos DeFi os dados necessários para auditar as reservas do WBTC do BitGo e do renBTC do protocolo Ren, que coletivamente representam a maioria de todos os Bitcoins empacotados na blockchain Ethereum.
Esses feeds de Prova de Reserva são suportados por uma rede de oráculos Chainlink que verificam o saldo BTC do endereço do custodiante na blockchain Bitcoin a cada dez minutos. Sempre que um desvio for detectado além de um limite predefinido do saldo anterior armazenado on-chain, os feeds de referência da Prova de Reserva on-chain são atualizados com os novos dados do saldo.
Ao disponibilizar esses dados de reserva on-chain, os aplicativos DeFi baseados em contrato inteligente são capazes de empregar lógica personalizada para proteger automaticamente os fundos do usuário durante um evento de subgarantia, ou seja, quando há menos do que a quantidade esperada de Bitcoin respaldando os tokens de cadeia cruzada . Esse recurso é particularmente benéfico para aplicativos que usam Bitcoin tokenizado como garantia para garantir o empréstimo de outros ativos digitais.
Os feeds de referência de Prova de Reserva para Bitcoin tokenizado também desbloqueiam novos produtos financeiros, como Credit Default Swaps, que permitem que os usuários se protejam contra atividades de reserva fracionária e especulem sobre a integridade da garantia de uma implementação específica de Bitcoin tokenizado. Cobrir a exposição ao risco de Bitcoin tokenizado no DeFi permite um aumento na atividade econômica devido à segurança e transparência adicionais fornecidas.
Proof of Reserve em stablecoins asseguradas por FIAT
Stablecoins são um alicerce fundamental no ecossistema DeFi, fornecendo aos usuários a capacidade de realizar transações e obter rendimento em uma moeda de volatilidade comparativamente baixa, enquanto ainda se beneficiam da natureza determinística dos contratos inteligentes. Como tal, as stablecoins são uma escolha de garantia popular e são fundamentais para escalar a adoção de produtos DeFi.
Com mais de cem bilhões de dólares de valor no ecossistema de stablecoin, está se tornando cada vez mais importante fornecer contratos inteligentes com prova de que cada stablecoin garantida é totalmente apoiada por uma quantidade igual de valor em uma conta bancária fora da cadeia.
Ao alavancar os dados gerados por auditores profissionais, o Chainlink PoR fornece aplicativos de contrato inteligente com dados de garantia sobre as reservas fora da cadeia de stablecoins lastreadas em fiat. Como um excelente exemplo, os feeds de referência TUSD Proof of Reserve e Proof of Supply fornecem aos aplicativos DeFi uma prova definitiva sobre a quantidade de dólares americanos mantidos na conta bancária sob custódia do TrustToken que respalda os tokens TUSD, bem como o fornecimento de tokens TUSD cunhados em várias blockchains .
Para alimentar o feed de referência TUSD Proof of Reserve, os oráculos Chainlink buscam dados da Armanino, uma das 25 principais empresas de contabilidade independentes dos Estados Unidos, que realiza revisões regulares nas contas bancárias sob custódia do TrustToken. Quando a quantidade de dólares americanos retidos nas reservas do TrustToken se desvia além de um limite predefinido, uma atualização é enviada on-chain para o feed de referência da Prova de Reserva. Os aplicativos DeFi podem então utilizar esses dados para auditar as reservas de tokens TUSD sob demanda.
Seguindo esse modelo, os feeds de referência de Prova de Reserva podem ser implantados para rastrear a garantia de qualquer stablecoin apoiada por reservas fiduciárias fora da cadeia. Por meio desses dados, a atividade econômica das stablecoins pode acelerar no DeFi não apenas de usuários de varejo, mas também de instituições tradicionais que buscam gerar rendimento com segurança no ecossistema financeiro descentralizado.
Além das stablecoins lastreadas em USD — que são os ativos indexados mais populares no ecossistema DeFi — os feeds de Prova de Reserva da Chainlink também podem ser construídos para fornecer dados de garantia em relação a qualquer tipo de ativo indexado. Isso pode incluir moedas fiduciárias como GBP ou commodities como ouro, aumentando a transparência de toda uma categoria de blocos de construção dentro do DeFi. Por exemplo, a Paxos está usando os feeds Chainlink PoR para permitir que os aplicativos DeFi verifiquem rapidamente on-chain que seus tokens PAX Gold (PAXG) são totalmente apoiados por barras de ouro mantidas fora da cadeia sob custódia da Paxos.
Proof of Reserve em mercados tradicionais
Embora as implementações atuais forneçam transparência na garantia de tokens que são usados atualmente no ecossistema de criptomoedas, o modelo Chainlink Proof of Reserve é muito mais amplo em escopo e pode ser utilizado para trazer transparência a qualquer ativo que tenha sido tokenizado e colocado on-chain. Os ativos tokenizados que anteriormente exigiam um nível impraticável de confiança no emissor agora podem utilizar a Prova de Reserva para fornecer a transparência necessária para a adoção do usuário.
Os feeds Chainlink PoR podem ser usados para uma ampla variedade de ativos tokenizados do mundo real, como propriedades imobiliárias que geram fluxos de caixa verificáveis. Tanto a propriedade da propriedade quanto a conta bancária sob custódia que contém os fluxos de caixa em dólares gerados podem ser auditados e trazidos para a cadeia, permitindo que contratos inteligentes criem representações tokenizadas minimizadas de confiança tanto da propriedade imobiliária quanto de seu fluxo de caixa, com garantia verificada por uma rede descentralizada de oráculos Chainlink.
Além disso, os feeds de Prova de Reserva podem ser usados além do mundo de DeFi e aplicativos de contrato inteligente. Por exemplo, eles podem fornecer às instituições financeiras tradicionais uma maneira de aumentar a confiança com clientes e contrapartes usando os oráculos Chainlink para publicar seus relatórios de auditoria on-chain como um registro imutável e à prova de adulteração.
Ao alavancar a tecnologia blockchain sem nenhuma modificação em seu modelo de negócios ou sistemas corporativos de back-end, as instituições podem fornecer uma fonte definitiva e imutável de verdade sobre seus ativos, criando um nível de transparência sem precedentes. Além disso, os produtos DeFi podem ser construídos em torno desses dados, permitindo que os usuários se protejam contra as atividades de reserva fracionária de instituições tradicionais fora da cadeia.
Conclusão
O Chainlink Proof of Reserve fornece ao crescente ecossistema DeFi e ao sistema financeiro tradicional uma maneira de aumentar a transparência de suas operações por meio de uma prova definitiva on-chain de garantia real de qualquer ativo. À medida que o ecossistema de contratos inteligentes cresce, é fundamental garantir que as falhas de mercado causadas por processos operacionais opacos e garantias tóxicas sejam consignadas à história. Com o Chainlink Proof of Reserve, o ecossistema DeFi está bem posicionado para escalar e ajudar a proteger a próxima geração de produtos financeiros com minimização de confiança.
Se você quiser saber mais sobre o Chainlink Proof of Reserve, visite a página do produto PoR. Se você é um desenvolvedor e deseja integrar o Chainlink Proof of Reserve aos seus aplicativos de contrato inteligente, confira a documentação do desenvolvedor ou entre em contato com um especialista.