Introdução a Chainlink Functions: Ligando as APIs do Mundo ao Web3

Gaofeng Yin
Chainlink Community
7 min readNov 1, 2023

Este artigo é uma tradução de https://blog.chain.link/introducing-chainlink-functions/ escrito por ChainLink e traduzido por Gaofeng Yin.

Estamos entusiasmados em anunciar o lançamento beta da Chainlink Functions — uma plataforma de desenvolvimento serverless que permite a qualquer pessoa ligar facilmente um contrato inteligente a qualquer API Web2 e executar cálculos personalizados usando a rede altamente segura e confiável da Chainlink.

Functions abrem um novo capítulo para a plataforma Chainlink. Até agora, os desenvolvedores Web3 não podiam ligar os seus contratos inteligentes às APIs Web2 existentes para aceder a sinais de redes sociais, computação de IA, serviços de mensagens e muito mais. Da mesma forma, os 30 milhões de desenvolvedores Web2 não podiam aproveitar a sua infraestrutura Web2 existente ao planear o desenvolvimento de uma aplicação Web3. A Chainlink Functions resolvem este problema, ao fornecer a peça em falta que os desenvolvedores precisam para construir estas potentes aplicações híbridas.

Principais plataformas de cloud e Web2, como AWS, Meta e Google Cloud, colaboraram em exemplos de casos de uso para demonstrar como os desenvolvedores podem usar a Chainlink Functions para ligar facilmente APIs Web2 e serviços de cloud nos seus contratos inteligentes. Inúmeros projetos já estão a testar a Functions em uma ampla variedade de verticais em Web3, desde integrações de IA até governança de DAO, incluindo Block Scholes, ChainML, Dopex, Nusic, Thirdweb e muito mais.

Com a Chainlink Functions, os desenvolvedores Web3 podem desenvolver rapidamente e de forma segura ligações a partir de contratos inteligentes para recursos off-chain de forma autônoma, sem a necessidade de executar a sua própria infraestrutura. Tudo o que precisam fazer é definir quais fontes de dados externas desejam aceder (por exemplo, dados meteorológicos, desportivos), como esses pontos de dados devem ser transformados (por exemplo, valor mediano) e onde o dado deve ser entregue (por exemplo, a um contrato inteligente Ethereum). A Chainlink Functions abstraem a complexidade dos bastidores e executam o código conforme submetido, o que permite aos desenvolvedores concentrarem-se em desbloquear o próximo grande caso de uso para a Web3.

A versão beta da Chainlink Functions está agora disponível nas testnets Ethereum Sepolia e Polygon Mumbai. Inscreva-se abaixo para aceder à versão beta das Funções Chainlink:

Aceder ao Chainlink Functions

A Plataforma Serverless para Desenvolvedores Web3: Qualquer Dado, Qualquer Dispositivo, Qualquer Sistema Com Apenas Algumas Linhas de Código

A Chainlink Functions atuam como cálculo descentralizado para testar, simular e executar lógica personalizada off-chain para aplicações Web3 — comparável a uma versão com maior ênfase na minimização de confiança e habilitada para blockchain das soluções serverless baseadas na nuvem existentes, como AWS Lambda, GCP CloudFunctions e Cloudflare Workers.

Não é mais necessário hospedar e executar adaptadores externos para cálculos personalizados off-chain ou executar o seu próprio nó Chainlink para ligar contratos inteligentes ao mundo exterior. Os desenvolvedores podem simplesmente concentrar-se nas suas aplicações descentralizadas, deixando a conectividade, segurança e confiabilidade para a Rede Chainlink, a infraestrutura mais testada pelo tempo na indústria blockchain para conectividade e cálculos de oracle. Além disso, a Chainlink Functions é uma plataforma verdadeiramente self-serve, o que significa que os desenvolvedores podem satisfazer as suas necessidades de dados externos e cálculos sem terem que interagir com a Chainlink Labs ou os operadores de nós da Chainlink.

A Chainlink Functions são suportadas por uma arquitetura distribuída serverless, alimentada por uma rede oracle descentralizada da Chainlink que utiliza a versão mais recente do Off-Chain Reporting (OCR). O OCR é um protocolo de consenso inovador que já sustenta as Fontes de Dados da Chainlink, que ajudam a proteger importantes protocolos Web3, como Aave, Compound e Frax Finance. A versão beta da testnet da Chainlink Functions utiliza um contrato de subscrição com LINK de testnet.

Os Benefícios de Desenvolver com a Chainlink Functions

  • Conectividade abrangente: liga o seu contrato inteligente a qualquer dado, dispositivo ou sistema, desde APIs públicas e protegidas por palavra-passe até dispositivos IoT e sistemas empresariais.
  • Cálculo personalizável: Agregue e transforme os seus dados usando ambientes de execução serverless altamente escaláveis e personalizáveis.
  • Segurança trust-minimized: Desenvolvida em cima de uma infraestrutura descentralizada comprovada pelo tempo que já ajuda a proteger bilhões de dólares para aplicações Web3.
  • Self-service em minutos: Comece em minutos com a solução de desenvolvedor serverless da Functions, que inclui uma interface de linha de comando (CLI), kits de início e um ambiente de debugging.
  • Ambiente de execução serverless: Execute código JavaScript de forma serverless, para que possa focar menos na infraestrutura e mais na sua aplicação principal.

Integração dos Próximos Milhões de Desenvolvedores Web3

Hoje, existem cerca de algumas centenas de milhares de desenvolvedores a desenvolver vários tipos de aplicações em redes blockchain. No entanto, há cerca de 30 milhões de desenvolvedores no total em todo o mundo. Para que as blockchains se tornem tão ubíquas quanto a cloud, ou até mesmo a IA, precisamos de continuar a eliminar as barreiras que existem na experiência de desenvolvimento Web3. A falta de acesso a dados de API é um desses problemas fundamentais que a Chainlink Fuctions resolve. A Functions ajuda a desbloquear um novo conjunto de casos de uso para os desenvolvedores Web3.

Nesta secção, vamos destacar quatro padrões de design iniciais que os desenvolvedores de contratos inteligentes podem começar a explorar na versão beta das Funções Chainlink. Também encorajamos os desenvolvedores a explorar e contribuir para https://www.usechainlinkfunctions.com/, um site comunitário onde os desenvolvedores têm partilhado as ligações off-chain que construíram utilizando a Chainlink Functions.

A Chainlink Functions desbloqueiam uma ampla variedade de casos de uso ao longo do espectro entre conectividade e cálculo.

Conectividade de Dados

Os desenvolvedores podem utilizar a Chainlink Functions para se ligarem a qualquer API de dados pública ou privada, como obter resultados recentes de jogos ou desportos, ou para obter dados métricos de um protocolo Web3 a partir do Token Terminal (por exemplo, receitas do protocolo, taxas de utilizador, utilizadores ativos, TVL).

Além disso, a Chainlink Automation pode ser usada como um serviço complementar. Por exemplo, NFTs dinâmicos que mudam com base em eventos externos podem aproveitar a Automatização Chainlink para verificar continuamente se o NFT precisa de ser atualizado e a Chainlink Functions para trazer dados de eventos para a cadeia quando certas condições são cumpridas.

Conectividade de Dispositivos IoT e Backend Tradicional

Os desenvolvedores podem integrar protocolos Web3 com tecnologias e redes existentes, utilizando a Chainlink Functions para se ligarem a dados de dispositivos IoT protegidos por senha ou a um sistema empresarial. Por exemplo, os desenvolvedores podem obter dados de um smartwatch ou de um sensor de poluição inteligente. Também podem ligar um contrato inteligente a um sistema empresarial ERP, como o SAP, para construir uma aplicação de cadeia de abastecimento ou ligar à API do Stripe para verificar o saldo da conta de um utilizador.

Conectividade e Transformação de Dados

Os desenvolvedores podem ir além da conectividade de dados ao usar a Chainlink Functions para buscar dados e realizar cálculos avançados antes de referenciá-los no seu contrato inteligente. Por exemplo, os desenvolvedores podem recuperar dados de uma API de redes sociais, calcular o sentimento a partir deles e reportar o resultado transformado na cadeia para desencadear uma ação (por exemplo, um utilizador recebe um NFT de edição limitada).

Computação e Armazenamento Off-Chain

Os desenvolvedores também podem integrar a Chainlink Functions para ligar os seus contratos inteligentes a uma base de dados descentralizada externa, como o IPFS e o Filecoin. Isso permitiria o desenvolvimento de dApps de computação off-chain que utilizam a Chainlink Functions como a camada de computação e o IPFS para armazenamento descentralizado de baixo custo. Por exemplo, um desenvolvedor pode construir um sistema de votação off-chain descentralizado para uma DAO usando a Chainlink Functions para buscar votos off-chain e transmitir o resultado do voto na cadeia para desencadear uma ação baseada em contrato inteligente.

Explore o que é Possível com a Chainlink Functions Hoje

O lançamento beta da Chainlink Functions está atualmente disponível nas testnets Ethereum Sepolia e Polygon Mumbai e será expandido e implementados em mais cadeias no futuro, com base na demanda e feedback dos utilizadores.

Se deseja aceder à versão beta das Funções Chainlink, inscreva-se aqui. Além disso, consulte a documentação de desenvolvedor da Chainlink Function e junte-se ao Discord da Chainlink para quaisquer questões técnicas ou feedback. E se estiver presente no ETHDenver 2023, não deixe de visitar o evento de lançamento das Funções Chainlink com a AWS, Polygon e principais desenvolvedores de toda a Web3.

A Chainlink Functions estão tornando mais fácil do que nunca para os desenvolvedores Web3 ligarem os seus contratos inteligentes off-chain em questão de minutos, com todas as garantias de confiabilidade pelas quais a Chainlink é conhecida. Uma vez que um contrato inteligente pode ser facilmente ligado ao mundo real de forma minimizada em termos de confiança, as possibilidades são ilimitadas. Isso abre caminho para novas e mais avançadas aplicações Web3 que combinam o valor já presente nos sistemas e tecnologias tradicionais com os benefícios de transparência, segurança e eficiência que as blockchains proporcionam de forma única.

Aviso Legal: A Chainlink Functions está atualmente na fase beta e estão sujeitas a alterações com base no feedback ou desenvolvimentos futuros. A Chainlink Functions é oferecida “tal como está” e “conforme disponíveis” sem quaisquer condições ou garantias de qualquer tipo. Os utilizadores da Chainlink Funtions são responsáveis por considerar a qualidade dos dados utilizados nas suas aplicações. Para obter mais informações sobre a seleção de fontes de dados de qualidade, consulte a documentação da Chainlink sobre a avaliação de fontes de dados.

--

--