NFTs Dinâmicos — 16 Casos de Uso

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community
9 min readApr 1, 2024

Essa é uma tradução do artigo “Dynamic NFT Examples — 16 Use Cases” e foi traduzido por Barba.

DEFINIÇÃO
Um NFT dinâmico (dNFT) é um Token Não Fungível (NFT) com lógica no contrato inteligente que permite que ele mude automaticamente seus metadados com base em condições externas.

O que é um NFT?

Um Token Não Fungível (NFT) é um token criptograficamente seguro existente na blockchain que representa a propriedade de algo único. NFTs podem representar reivindicações de propriedade tokenizadas para ativos do mundo real, como um pedaço específico de terra, ou a propriedade real de ativos digitais como em um cartão de negociação digital raro. Ao contrário de tokens fungíveis como o Bitcoin, onde um BTC pode ser trocado por qualquer outro BTC, cada NFT é completamente único e representa uma escassez digital verificável.

A maioria da comunidade de NFT está familiarizada com a ideia de armazenar itens únicos como pedaços de dados na blockchain. A blockchain atua como um meio padronizado para listar e negociar ativos não fungíveis que são transparentes, globalmente acessíveis e com maior liquidez. Ela também fornece um ambiente protegido para armazenar um conjunto confiável de registros históricos sobre um ativo remontando à sua origem.

Registrar ativos únicos e negociá-los livremente em uma plataforma descentralizada comum (blockchain) tem valor independente. A limitação é que a blockchain cria seu valor de segurança descentralizada desconectando-se de todos os outros sistemas, o que significa que os ativos baseados em NFT não interagem com dados e sistemas fora da blockchain (estáticos). Os Oráculos têm a capacidade de resolver esse problema de conectividade, permitindo que os NFTs interajam com o mundo exterior.

O que é um Token Não Fungível Dinâmico (dNFT)?

A próxima evolução nos NFTs está partindo dos NFTs estáticos para os NFTs dinâmicoscontratos inteligentes perpétuos que usam oráculos para se comunicar e reagir a dados e sistemas externos. O oráculo permite que o NFT utilize dados/sistemas externos como um mecanismo para a criação/queima de NFTs, negociação ponto a ponto e verificação de estado. Por exemplo, um contrato inteligente que automatiza a criação de um cartão digital de edição limitada de futebol se o oráculo informar que um jogador marcou um hat-trick.

Um framework simples para criar NFTs dinâmicos na blockchain usando oráculos da Chainlink.

Chainlink é uma rede de oráculos descentralizada que conecta de forma segura e confiável contratos inteligentes a dados e sistemas externos. Ao usar múltiplos oráculos independentes para verificar dados e/ou agregar dados de múltiplas fontes, o framework de oráculo da Chainlink permite aos usuários obter e entregar dados para seus contratos inteligentes sem um único ponto de falha.

Usando a Chainlink, os desenvolvedores podem conectar de forma segura seus NFTs a dados de IoT, APIs da web e qualquer outro provedor de dados. Além disso, eles podem aproveitar o Chainlink VRF para acessar aleatoriedade verificável, interagir com sistemas de backend existentes e até mesmo acionar sistemas ciber físicos. Todas essas conexões podem ser usadas para criar NFTs dinâmicos que reagem a dados e se integram completamente à infraestrutura existente.

Para entender melhor a evolução em direção aos NFTs Dinâmicos, vamos explorar 16 casos de uso atualmente acessíveis aos desenvolvedores.

Casos de Uso de NFTs Dinâmicos

NFTs Baseados em Competição

Jogos online multiplayer frequentemente envolvem itens únicos dentro do jogo que concedem aos jogadores vantagens especiais sobre os oponentes. Os jogos podem criar itens raros dentro do jogo como NFTs na blockchain, onde a posse do NFT permite privilégios especiais dentro do jogo. Os oráculos da Chainlink podem usar dados para criar NFTs, transferir propriedade e resolver resultados de competições atribuindo valor aos ativos.

  1. Desempenho no Jogo

Uma maneira convincente de determinar como os NFTs são transferidos entre jogadores é o desempenho no jogo. Por exemplo, se o proprietário atual falhar em manter um certo nível de desempenho (ou acelerar o desempenho para garantir mais rotatividade) ou perder uma batalha para outro usuário, então esse NFT (por exemplo, uma espada especial) é retirado e dado ao vencedor ou colocado aleatoriamente dentro do jogo. Não é difícil imaginar jogos nos quais as pessoas competem para ver quem consegue manter o item por mais tempo. A Chainlink pode ser usada para recuperar dados de desempenho do jogo fora da cadeia e alimentá-los ao contrato inteligente responsável pela transferência de propriedade.

  1. Aleatoriedade Verificável

Através do Chainlink VRF (Função de Aleatoriedade Verificável), os desenvolvedores podem aplicar características aleatórias a um NFT. O Chainlink VRF pode ser usado como entrada para randomizar o posicionamento, criação e/ou distribuição de itens dentro do jogo. Por exemplo, a aleatoriedade justa e imparcial pode determinar a raridade e classificação de poder de cada item dentro do jogo quando ele é criado.

O básico sobre como Chainlink VRF funciona.

3. Realidade Aumentada

Pokemon GO demonstrou como os jogos podem interagir com o mundo real para criar competições e experiências globais. A Chainlink permite a criação de NFTs em locais do mundo real com base em dados subjetivos (específicos do usuário) ou objetivos. Os NFTs podem ser colocados em locais aleatórios usando o Chainlink VRF ou serem colocados em locais patrocinados.

4. Esportes de Fantasia na Vida Real

NFTs, como cartas de troca digitais, podem representar jogadores de esportes reais ou gamers para facilitar competições de esportes de fantasia. Os usuários podem juntar dinheiro e jogar uns contra os outros, onde o valor das cartas depende dos resultados estatísticos da vida real do jogador associado. Os oráculos da Chainlink podem obter dados de desempenho da vida real para determinar o valor das cartas, que é usado para decidir os vencedores dos torneios e acionar os pagamentos de prêmios.

Sistemas de Recompensa e Governança

As empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de incentivar e recompensar certos comportamentos do consumidor, bem como reenvolver uma base de consumidores. Os NFTs introduzem novas ferramentas para incentivar comportamentos desejados do consumidor por meio de recompensas digitais em forma de token.

5. Itens Colecionáveis Digitais

Assim como as cartas de beisebol são itens colecionáveis, os NFTs podem representar ativos digitais raros que se tornam colecionáveis para entusiastas interessados. Esses colecionáveis podem ser emitidos como cartas raras com base em eventos específicos do mundo real. Por exemplo, a WAX e a Topps discutiram a emissão de cartas de beisebol raras com base em conquistas estatísticas, como um jogador quebra o recorde de home runs. A Chainlink pode conectar contratos inteligentes a APIs da web para obter dados esportivos verificáveis para facilitar a criação de cartas.

6. Recompensas de Estilo de Vida

Uma área interessante de exploração é dar aos usuários acesso a itens raros dentro do jogo com base no cumprimento de objetivos específicos fora da cadeia. Por exemplo, os jogos podem incentivar as crianças a se exercitarem ou estudarem recompensando-as com tokens NFT especiais, como poderes raros dentro do jogo, quando registrarem um número suficiente de passos em seu Fitbit ou tirarem boas notas. Unir estilos de vida saudáveis ou sucesso acadêmico com recompensas de jogos incentiva feedbacks positivos na sociedade. A Chainlink pode conectar dados de IoT ao contrato inteligente de minting para determinar se o usuário recebe ou não o NFT.

7. Recompensas Baseadas em Eventos

NFTs baseados em eventos também podem servir como recompensas para fãs. Por exemplo, se um jogador de futebol marcar um hat-trick, haverá três tokens de edição limitada criados em toda a cidade que recompensam, quem os encontrar, com acesso especial para conhecer os jogadores. Outro cenário é se os Lakers marcarem 100 pontos, haverá 20 cupons de desconto de 50% no McDonald’s espalhados pela cidade em um processo de recuperação do tipo realidade aumentada.

8. Recompensas de Participação do Consumidor

Empresas oferecem recompensas aos consumidores que se envolvem regularmente com elas. Em vez de emitir cupons de papel ou digitais, as empresas podem criar cupons por tempo limitado como NFTs que estão diretamente ligados à participação de um consumidor. A Chainlink pode usar dados de IoT para criar esses cupons com base na presença verificável, como a cada milésimo cliente que entra na loja ou na décima visita de um indivíduo.

9. Votação Colaborativa

NFTs também podem ser emitidos com base em votação colaborativa. Ao permitir a votação, DAOs emergem onde as decisões sobre os cronogramas de tokens NFT podem ser baseadas em participação democratizada. Isso pode ser tão simples quanto decidir qual novo cartão de troca digital será criado em seguida, ou envolver decisões de alto risco como determinar como um fundo de hedge descentralizado distribuirá a porcentagem de participação acionária para novos investidores. Os oráculos da Chainlink podem ser usados como agregadores de votos imparciais, que obtêm e entregam os dados de votação ao contrato inteligente responsável por definir os cronogramas de tokens.

Verificação de Autenticidade

Outra maneira de transformar os NFTs é por meio da integração deles com sistemas existentes. Isso é especialmente útil para rastrear ativos únicos e incorporá-los aos processos financeiros e de cadeia de suprimentos existentes. Sem que a infraestrutura existente consiga interagir com as blockchains habilitadas para NFTs, os NFTs serão ativos isolados que lutam para encontrar adoção no mundo real.

10. Procedência

Os NFTs podem ser especialmente úteis no rastreamento de ativos físicos, como itens de luxo, artefatos raros e produtos em uma cadeia de suprimentos. Duas grandes vantagens de tokenizar esses ativos são o controle de qualidade e a redução de falsificações, já que qualquer pessoa pode verificar a procedência dos bens consultando a blockchain. Empresas que utilizam contratos inteligentes como parte de seus processos de comércio global podem usar a Chainlink para interconectar sistemas de pagamento, blockchains de procedência e sistemas de backend existentes. Isso cria um processo altamente transparente e totalmente integrado, onde os produtos são verificados, os pagamentos são feitos e os sistemas de backend de cada empresa são atualizados automaticamente. Os NFTs até podem ser destruídos na blockchain assim que uma determinada data de validade/ponto de processo é atingida.

11. Identidade

Vários projetos já estão trabalhando em como desenvolver identidades digitais que podem se integrar a muitos aplicativos existentes. Ao fazer isso, os usuários podem conectar e usar com outros aplicativos para manter o controle de seus dados privados. A Chainlink permite que os contratos inteligentes consultem blockchains baseadas em identidade para verificar credenciais pessoais, bem como para adicionar dados à identidade de uma pessoa com base em uma saída de outro processo comercial. Curiosamente, a identidade pode interagir com sistemas ciberfísicos no futuro, onde uma identidade digital dará acesso a usuários autorizados a um sistema físico.

12. Certificação

Certificações são um componente importante para verificar as credenciais de alguém, mas às vezes são difíceis de verificar ou estão sujeitas a manipulação. As credenciais podem ser automaticamente criadas como NFTs imutáveis na blockchain diretamente através de dados que mostram conclusão baseada em desempenho ou aprovação baseada em autoridade.

Atualizações de Avaliação

O valor dos ativos não é estático e, portanto, requer atualizações consistentes quando negociados ou usados como garantia para empréstimos e processos de credenciamento. Os oráculos da Chainlink fornecem uma porta de acesso a fontes de dados externas que trazem avaliações confiáveis para esses ativos na cadeia, seja por meio de uma API confiável, uma agregação de múltiplas fontes ou crowdsourcing.

13. Propriedade

Vários projetos estão trabalhando para mostrar a tokenização de propriedades e ativos baseados em propriedades na blockchain. Isso pode incluir hipotecas tokenizadas, renda de aluguel e títulos. A Chainlink pode transmitir dados externos para ajudar a ajustar as taxas de pagamentos de hipotecas criptografadas ou fornecer uma avaliação atualizada de uma propriedade. Também pode servir como uma ponte para aplicativos externos que desejam verificar a propriedade de um usuário para fins de credenciamento ou distribuir renda de aluguel transmitindo instruções de pagamento para provedores de pagamento tradicionais.

14. Terrenos

A propriedade de terra é outro ativo que está sendo tokenizado na blockchain cada vez mais. Os oráculos da Chainlink podem funcionar como avaliadores de terrenos usando dispositivos IoT/drones para determinar seu estado produtivo, contratando empresas avaliadoras para fornecer avaliações independentes e incorporando APIs da web para dados históricos (por exemplo, clima). A Chainlink pode usar esses dados para criar avaliações de terrenos mais objetivas que se tornam valiosas ao negociar e usar como garantia.

15. Fluxos de Caixa Financeiros

NFTs também podem representar os fluxos de caixa de ativos do mundo real, como possuir uma porcentagem dos juros recebidos em empréstimos. Em um mercado financeiro descentralizado, os contratos inteligentes precisam de atualizações de avaliação na cadeia para garantir que os ativos fora da cadeia continuem a garantir o mercado financeiro. Os oráculos da Chainlink podem obter fontes de dados confiáveis para fornecer verificações de garantia consistentes, garantindo que os mercados financeiros descentralizados estejam sempre muito acima da solvência. Os NFTs podem então ser usados para representar a porcentagem de patrimônio dos usuários nos juros gerados.

16. Commodities Físicas

As commodities são outra classe de ativos físicos que podem ser representadas como NFTs. Tokens podem ser criados em vários tamanhos, como diamantes individuais, barris de petróleo, e até mesmo em remessas inteiras de arroz. Os oráculos podem ser usados para fornecer a localização GPS das mercadorias dentro do processo de cadeia de suprimentos, bem como para obter as taxas de mercado atuais para essas commodities.

Comece a Construir NFTs Dinâmicos Hoje

Se você é um parte de um projeto blockchain buscando suportar NFTs, um Dapp procurando atualizar para NFTs dinâmicos, ou uma startup/empresa procurando entrar neste empolgante novo mercado, entre em contato conosco aqui.

Você também pode visitar a documentação para desenvolvedores ou participar das discussões técnicas no Discord.

--

--

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community

Solidity Developer | Security Researcher | Chainlink Advocate | @bellumgalaxy Founder