O que são Automated Market Makers (AMMs)?

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community
8 min readApr 29, 2024

Essa é uma tradução do artigo “What Are Automated Market Makers (AMMs)?” e foi traduzido por Barba.

DEFINIÇÃO
Automated market makers (AMMs) são exchanges descentralizadas que utilizam algoritmos de “robôs monetários” para fornecer liquidez para traders que compram e vendem ativos criptográficos.

O que é um market maker automatizado? Automated market makers (AMMs) são um tipo de exchange descentralizada (DEX) que utiliza algoritmos de “robôs monetários” para facilitar a compra e venda de ativos criptográficos por traders individuais. Em vez de negociar diretamente com outras pessoas como em um livro de ordens tradicional, os usuários negociam diretamente através do AMM.

Market makers são entidades responsáveis por fornecer liquidez para um ativo negociável em uma exchange que, de outra forma, poderia ser ilíquida. Os market makers fazem isso comprando e vendendo ativos de suas próprias contas com o objetivo de obter lucro, frequentemente a partir do spread — a diferença entre a maior oferta de compra e a menor oferta de venda. Sua atividade de negociação cria liquidez, reduzindo o impacto no preço de negociações maiores.

Embora existam outros tipos de designs de exchanges descentralizadas (DEX), as DEXs baseadas em AMM tornaram-se extremamente populares, fornecendo liquidez profunda para uma ampla gama de tokens digitais.

O que são Pools de Liquidez e Provedores de Liquidez?

Por trás dos AMMs estão as pools de liquidez, uma coleção crowdsourced de ativos criptográficos que o AMM utiliza para negociar com pessoas que compram ou vendem um desses ativos. Os usuários que depositam seus ativos nas pools são conhecidos como provedores de liquidez (LPs).

A liquidez é essencial para o funcionamento adequado dos AMMs. Se um AMM não tiver uma pool de liquidez suficiente, pode criar um grande impacto no preço quando os traders compram e vendem ativos na AMM, levando a uma ineficiência de capital e a uma perda impermanente. Para incentivar os provedores de liquidez a depositar seus ativos criptográficos no protocolo, os AMMs os recompensam com uma fração das taxas geradas na AMM, geralmente distribuídas como tokens LP. A prática de depositar ativos para ganhar recompensas é conhecida como yield farming.

Os preços dos ativos em um AMM mudam automaticamente dependendo da demanda. Por exemplo, uma pool de liquidez poderia conter dez milhões de dólares em ETH e dez milhões de dólares em USDC. Um trader poderia então trocar 500 mil dólares de seu próprio USDC por ETH, o que aumentaria o preço do ETH na AMM.”

Quais são os diferentes modelos de Automated Market Maker (AMM)?

Market makers de função constante (CFMMs), como market makers de produto constante, market makers de soma constante e market makers de média constante, são uma classe de AMMs de primeira geração popularizados por protocolos como Bancor, Curve e Uniswap. Essas exchanges AMM são baseadas em uma função constante, onde as reservas de ativos combinadas dos pares de negociação devem permanecer inalteradas. Em AMMs não custodiadas, os depósitos dos usuários para pares de negociação são agrupados dentro de um contrato inteligente que qualquer trader pode usar para a liquidez de troca de tokens. Os usuários negociam contra o contrato inteligente (ativos agrupados) em oposição a diretamente com uma contraparte como em exchanges de livro de ordens.

Constant Product Market Maker (CPMM)

O primeiro tipo de CFMM a surgir foi o market maker de produto constante (CPMM), que foi popularizado pela primeira DEX baseada em AMM, Bancor. CPMMs são baseados na função x*y=k, que estabelece um intervalo de preços para dois tokens de acordo com as quantidades disponíveis (liquidez) de cada token. Quando o fornecimento do token X aumenta, o fornecimento do token Y deve diminuir, e vice-versa, para manter o produto constante K. Quando plotado, o resultado é uma hipérbole onde a liquidez está sempre disponível, mas a preços cada vez mais altos, que se aproximam do infinito em ambas as extremidades.

Uma visualização de um market maker de produto constante; fonte: Dmitriy Berenzon

Market Maker de Soma Constante (CSMM)

O segundo tipo é o market maker de soma constante (CSMM), que é ideal para negociações sem impacto de preço, mas não fornece liquidez infinita. Os CSMMs seguem a fórmula x+y=k, que cria uma linha reta quando plotada. Este design, infelizmente, permite que arbitrageiros drenem uma das reservas se o preço de referência off-chain entre os tokens não for de 1:1. Tal situação destruiria um lado da pool de liquidez, deixando toda a liquidez residindo apenas em um dos ativos e, portanto, não deixando mais liquidez para os traders. Por causa disso, o CSMM é um modelo raramente utilizado por AMMs.

Uma visualização de um market maker de soma constante; fonte: Dmitriy Berenzon

Market Maker de Média Constante (CMMM)

O terceiro tipo é o market maker de média constante (CMMM), que permite a criação de AMMs que podem ter mais do que dois tokens e serem ponderados fora da distribuição padrão de 50/50. Neste modelo, a média geométrica ponderada de cada reserva permanece constante. Para uma pool de liquidez com três ativos, a equação seria a seguinte: (xyz)^(⅓)=k. Isso permite exposição variável a diferentes ativos na pool e possibilita trocas entre qualquer um dos ativos da pool.

Problemas dos Modelos de AMM de Primeira Geração

Muitos dos AMMs de primeira geração são limitados pela perda impermanente e baixa eficiência de capital, o que afeta tanto os provedores de liquidez quanto os traders.

Perda Impermanente

A perda impermanente é a diferença de valor ao longo do tempo entre depositar tokens em um AMM versus simplesmente manter esses tokens em uma carteira. Essa perda ocorre quando o preço dos tokens dentro de um AMM diverge em qualquer direção. Como os AMMs não ajustam automaticamente suas taxas de câmbio, eles requerem uma arbitragem para comprar os ativos subvalorizados ou vender os ativos supervalorizados até que os preços oferecidos pelo AMM correspondam ao preço de mercado dos mercados externos. O lucro extraído pela arbitragem é retirado dos bolsos dos provedores de liquidez, criando uma perda.

Baixa Eficiência de Capital

Os designs de AMM tradicionais requerem grandes quantidades de liquidez para alcançar o mesmo nível de impacto no preço de uma exchange baseada em livro de ordens. Isso ocorre porque uma parte substancial da liquidez do AMM está disponível apenas quando a curva de preços começa a se tornar exponencial. Como tal, a maioria da liquidez nunca será usada por traders racionais devido ao impacto de preço extremo experimentado.

Nesta situação, os provedores de liquidez do AMM não têm controle sobre quais pontos de preço estão sendo oferecidos aos traders, levando algumas pessoas a se referirem aos AMMs como “liquidez preguiçosa” subutilizada e mal provisionada. Enquanto isso, market makers em exchanges de livro de ordens podem controlar exatamente os pontos de preço nos quais desejam comprar e vender tokens. Isso leva a uma eficiência de capital muito alta, mas com a compensação de exigir participação ativa e supervisão na provisão de liquidez.

Melhorando os Modelos de AMM Com Soluções Híbridas, Dinâmicas, Proativas e Virtuais

As limitações acima estão sendo superadas por projetos inovadores com novos padrões de design, como market makers automatizados híbridos, market makers automatizados dinâmicos, market makers automatizados proativos e market makers automatizados virtuais.

CFMMs Híbridos

À medida que a liquidez baseada em AMM avançou, vimos o surgimento de CFMMs híbridos avançados que combinam múltiplas funções e parâmetros para alcançar comportamentos específicos, como exposição ao risco ajustada para provedores de liquidez ou impacto de preço reduzido para traders.

Por exemplo, os AMMs da Curve — conhecidos como invariantes de stableswap — combinam tanto um CPMM quanto um CSMM usando uma fórmula avançada para criar bolsões mais densos de liquidez que reduzem o impacto de preço dentro de uma determinada faixa de negociações. O resultado é uma hipérbole (linha azul) que retorna uma taxa de câmbio linear para grandes partes da curva de preços e preços exponenciais quando as taxas de câmbio se aproximam dos limites externos.

Fonte: Whitepaper ‌‌da Curve

CFMMs Híbridos permitem negociações com impacto de preço extremamente baixo usando uma curva de taxa de câmbio que é principalmente linear e se torna parabólica apenas quando a pool de liquidez é levada ao limite. Os provedores de liquidez ganham mais em taxas (embora com uma base de taxa por negociação mais baixa) porque o capital é utilizado de forma mais eficiente, enquanto as arbitragens ainda lucram com o reequilíbrio da pool.

A Curve oferece trocas de baixo impacto de preço entre tokens que têm uma taxa de câmbio relativamente estável de 1:1. Isso significa que sua solução é predominantemente projetada para stablecoins. No entanto, a Curve também lançou recentemente suporte para pares de tokens mais voláteis com liquidez igualmente concentrada.

Market Maker Automatizado Dinâmico (DAMM)

Usando um modelo de market maker automatizado dinâmico (DAMM), a Sigmadex aproveita os Chainlink Price Feeds e a volatilidade implícita para ajudar a distribuir dinamicamente a liquidez ao longo da curva de preços. Ao incorporar várias variáveis dinâmicas em seu algoritmo, pode criar um market maker mais robusto que se adapta às condições de mercado em mudança. Durante períodos de baixa volatilidade, a Sigmadex pode concentrar a liquidez perto do preço de mercado e aumentar a eficiência de capital, e então expandi-la durante períodos de alta volatilidade para ajudar a proteger os traders contra perdas de impairment.

Market Maker Proativo (PMM)

Também visando aumentar a liquidez em seu protocolo, a DODO está usando um modelo conhecido como market maker proativo (PMM) que imita os comportamentos de market making humano de um livro de ordens central tradicional. O protocolo usa preços de mercado globalmente precisos dos Chainlink Price Feeds para mover proativamente a curva de preço de cada ativo em resposta a mudanças de mercado, aumentando a liquidez perto do preço de mercado atual. No final, isso facilita negociações mais eficientes e reduz a perda de impairment para os provedores de liquidez.

Market Makers Automatizados Virtuais (vAMM)

Market makers automatizados virtuais (vAMMs) como o Perpetual Protocol minimizam o impacto de preço, mitigam a perda impermanente e permitem exposição a um único token para ativos sintéticos. Os vAMMs usam a mesma fórmula de produto constante x*y=k que os CPMMs, mas em vez de depender de uma pool de liquidez, os traders depositam garantias em um contrato inteligente. Ao negociar ativos sintéticos em vez do ativo subjacente, os usuários podem obter exposição aos movimentos de preço de uma ampla variedade de ativos criptográficos de maneira altamente eficiente. No entanto, os usuários que mantêm uma posição aberta em um ativo sintético correm o risco de ter sua garantia liquidada se o preço se mover contra eles.

Oráculos Chainlink Estão Impulsionando a Inovação em AMM

Os Chainlink Price Feeds já sustentam grande parte da economia DeFi e desempenham um papel fundamental em ajudar os AMMs a definir com precisão os preços dos ativos e aumentar a liquidez disponível para os traders. Agora, a Chainlink Automation está começando a desempenhar um papel importante ao permitir que contratos inteligentes sejam automatizados de forma descentralizada e altamente segura. Por exemplo, o Bancor 3 integrou o Chainlink Automation para ajudar a suportar sua funcionalidade de auto-compounding.

De Bancor a Sigmadex, passando por DODO e além, os AMMs inovadores alimentados por serviços trust-minimized Chainlink estão fornecendo novos modelos para acessar liquidez imediata para qualquer ativo digital. Não apenas os AMMs alimentados pelo Chainlink ajudam a criar ação de preço em mercados anteriormente ilíquidos, mas o fazem de maneira altamente segura, globalmente acessível e não custodial.

--

--

Patrick (Barba) Carneiro
Chainlink Community

Solidity Developer | Security Researcher | Chainlink Advocate | @bellumgalaxy Founder