DTCC Smart NAV — Chainlink CCIP

Piloto Smart NAV da DTCC Utiliza CCIP da Chainlink para Entregar Dados de Fundos Mútuos Onchain

Jether Rodrigues
Chainlink Community

--

Em 16 de Maio de 2024, a Depository Trust and Clearing Corporation (DTCC), uma importante infraestrutura de mercado financeiro (FMI), anunciou os resultados do seu piloto da indústria Smart NAV, que utilizou as capacidades de ativos digitais da DTCC e o Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink para demonstrar como as instituições financeiras tradicionais podem entregar dados chave de fundos mútuos on-chain.

A Chainlink é a plataforma de computação descentralizada padrão da indústria, que já permitiu mais de $10,5 trilhões em valor de transações e fornece um conjunto abrangente de serviços de oráculo que são críticos para a criação e segurança de ativos do mundo real tokenizados em todo o ecossistema multi-chain.

Conforme ilustrado pela prova de conceito da Swift, o CCIP permite que as instituições financeiras tradicionais transacionem com uma ampla gama de blockchains públicas e privadas usando sua infraestrutura existente, desbloqueando novos mercados e casos de uso para ativos tokenizados, permitindo que eles fluam livremente entre as cadeias.

Em resposta ao crescente interesse na tokenização de fundos mútuos, a DTCC desenhou o piloto Smart NAV para explorar uma extensão do seu Mutual Fund Profile Service I (MFPS I), o padrão da indústria para transmissão de dados de valor líquido dos ativos (NAV), e demonstrar a utilidade de entregar esses dados on-chain.

A DTCC colaborou com 10 das maiores instituições financeiras do mundo para desenvolver uma abordagem agnóstica à cadeia para disseminação de dados baseada em DLT utilizando o CCIP como uma camada de abstração de blockchain segura.

O piloto demonstrou como dados NAV confiáveis e verificáveis fornecidos pela DTCC poderiam ser entregues em blockchains via CCIP para desbloquear uma variedade de casos de uso primários, como fundos tokenizados e contratos inteligentes “bulk consumer” que retêm dados para múltiplos fundos, bem como numerosos casos de uso downstream, como aplicativos de portfólio de corretagem.

De acordo com o anúncio da DTCC, “A capacidade central explorada é aplicável em infinitos casos de uso que poderiam, em última análise, impulsionar processos operacionais mais simplificados e eficientes.”

Os resultados abrem caminho para futuras explorações de como essas capacidades técnicas poderiam “impulsionar uma gama mais ampla de casos de uso além da disseminação de dados de preço e taxa e através de um maior número de blockchains.”

Em um vídeo, o cofundador da Chainlink, Sergey Nazarov, chamou o piloto de “um passo muito significativo” na adoção do blockchain.

“O fato de que esta grande organização e este grande grupo de participantes se uniram para resolver um problema usando blockchains, contratos inteligentes e redes de oráculos realmente prova onde o ciclo de adoção da tecnologia blockchain está agora e está começando a mostrar um valor real,” explicou ele.

Ele ressaltou os benefícios de usar blockchains para tornar os processos financeiros “ordens de magnitude mais eficientes” ao eliminar grandes quantidades de documentos em papel. “Eu acho que a conclusão de todos é que o ganho de eficiência disso é enorme,” disse ele.

Leia o relatório completo aqui.

--

--

Jether Rodrigues
Chainlink Community

Senior Backend Developer Engineer | Solutions Architect | OCAJP8 | Java | Kotlin | Node | Web3 | Solidity | Blockchain | Chainlink Advocate