Resumo do SmartCon 2022

Gaofeng Yin
Chainlink Community
9 min readAug 6, 2023

Este artigo é uma tradução de https://blog.chain.link/smartcon-2022-recap/ escrito por ChainLink e traduzido por Gaofeng Yin.

A Conferência SmartCon 2022, evento principal, encerrou oficialmente hoje com uma contínua onda de notícias que estão a ecoar em todo o ecossistema Web3. Com mais de 150 palestrantes e mais de 100 apresentações, a SmartCon 2022 é o ponto de ligação para líderes da indústria Web2 e Web3, fundadores, programadores, pesquisadores e membros da comunidade para apresentar e explorar as últimas inovações acelerando o progresso do Web3.

Este artigo resume as principais apresentações, iniciativas, anúncios e atualizações de produtos da Chainlink que ocorreram na SmartCon 2022 na cidade de Nova York.

A multidão a reuniar-se na SmartCon 2022 em Nova York.

Construir um Mundo Web3: Palestras Principais, Apresentações e Painéis

SmartCon reúne personalidades importantes de Web2 e Web3 para discutir o que é necessário para alcançar a adoção generalizada de aplicações com confiança minimizada.

Keynote de Sergey Nazarov

O co-fundador da Chainlink, Sergey Nazarov, abriu a conferência SmartCon 2022 com uma palestra intitulada de “Construir um Mundo Web3 Alimentado pela Verdade Criptográfica”, na qual discutiu os impulsionadores por trás do sucesso da Rede Chainlink e os principais avanços na economia e serviços da Chainlink que estão preparados para acelerar o crescimento futuro.

A Rede Chainlink impulsiona a inovação Web3 ao permitir contratos inteligentes híbridos suportados por serviços de oracle cada vez mais avançados.

“Todas essas soluções criam fundamentalmente uma infraestrutura, um ambiente, para que o valor do mundo seja transposto para o formato blockchain, para ser reformatado em um formato confiável — em um formato que não possa ser adulterado.” — Sergey Nazarov, Co-fundador da Chainlink.

Assista ao discurso completo do keynote.

Painel de Discussão de Mercados de Capitais com SWIFT, DTCC e BNY Mellon

O Diretor da Estratégia da SWIFT, Jonathan Ehrenfeld Solé, o Chefe de Gerenciamento de Produtos da DTCC, Stephen Prosperi, e o Chefe de Tokenização Empresarial do BNY Mellon, Victor O’Laughlen, se reuniram com Sergey Nazarov para discutir como a interoperabilidade cross-chain impulsionará o sucesso dos ativos digitais nos mercados de capitais.

Solé e Nazarov anunciaram que a SWIFT está a utilizar o Protocolo de Interoperabilidade Cross-Chain (CCIP) em um primeiro teste de conceito. O CCIP permitirá que as mensagens da SWIFT instruam transferências de tokens on-chain, o que ajuda a rede da SWIFT a se tornar interoperável em quase todos os ambientes de blockchain.

Conversa Informal entre Eric Schmidt e Sergey Nazarov

Eric Schmidt, Chairman da Steel Perlot e ex-CEO do Google, juntou-se a Sergey Nazarov para uma conversa informal. Eles discutiram a crescente importância da minimização de confiança e o valor central da infraestrutura Web3 para empresas Web2.

Sergey Nazarov, co-fundador da Chainlink, e Eric Schmidt, ex-CEO do Google, a discutir o futuro do Web3.

“Parabéns a todos por estarem no lugar certo no espaço do Web3, a trabalhar com a Chainlink.” — Eric Schmidt, Chairman da Steel Perlot e ex-CEO do Google

Assista à gravação ao vivo da conversa entre Eric e Sergey.

Economia 2.0 do Chainlink

A Economia 2.0 do Chainlink consiste em um conjunto de programas focados em melhorar a segurança e a utilidade dos dados, reduzindo os custos operacionais dos serviços de oracle, aumentar as taxas pagas pelos utilizadores aos provedores de serviços do Chainlink e permitir que uma variedade maior de provedores de serviços, como os stakers, participar do ecossistema do Chainlink.

A Economia 2.0 do Chainlink representa uma nova era de crescimento sustentável, segurança criptoeconômica e uma captura mais profunda de valor na Rede Chainlink.

Chainlink SCALE

SCALE (Sustainable Chainlink Access for Layer 1 and 2 Enablement) é uma iniciativa da Chainlink Labs na qual projetos de blockchain se comprometem a compensar os custos operacionais das redes de oráculos para acelerar o crescimento dos seus ecossistemas e apoiar a sustentabilidade de longo prazo dos serviços de oráculos do Chainlink.

As blockchains e redes layer-2 que participam no lançamento inicial incluem Avalanche, Metis, Moonbeam e Moonriver.

Uma visão geral do programa Chainlink SCALE.

Chainlink BUILD

O programa Chainlink BUILD é uma iniciativa da Chainlink Labs que visa acelerar o crescimento de projetos em estágio inicial e estabelecidos dentro do ecossistema da Chainlink, ao fornecer acesso aprimorado aos serviços da Chainlink e suporte técnico em troca de taxas e outros incentivos para provedores de serviços da Chainlink, como stakers.

Uma visão geral do programa Chainlink BUILD.

Os projetos participantes do lançamento inicial incluem:

  • Space and Time — Um armazém de dados descentralizado com o objetivo de fornecer consultas de baixa latência e análises à prova de adulteração em todo o ecossistema Web3.
  • Truflation — Um provedor de dados independentes e à prova de censura sobre inflação, com base em informações de preços a nível de censo e mais de 30 fontes de dados em tempo real.
  • bitsCrunch — Um serviço de análise de dados baseado em IA para NFTs que filtra transações fictícias dentro de marketplaces de NFT, oferece preços mais precisos para NFTs e verifica a autenticidade de arte digital.

Integrações e Atualizações de Produtos do Chainlink

O Chief Product Officer da Chainlink Labs, Kemal El Moujahid, anunciou várias atualizações de produtos durante sua palestra de produtos do Chainlink e convidou uma variedade de projetos líderes ao palco para compartilhar como estão a utilizar os oráculos da Chainlink para desbloquear novas aplicações e mercados da Web3.

O Chief Product Officer da Chainlink Labs, Kemal El Moujahid, no palco principal da conferência SmartCon 2022.

“Inventamos um método de consenso descentralizado baseado em oráculos que resolve o problema de ligação enquanto preserva a minimização de confiança para as suas aplicações. Esta é uma abordagem descentralizada baseada na comunidade, que melhora à medida que mais programadores a utilizam.” — Kemal El Moujahid, Chief Product Officer da Chainlink Labs.

Curva de Taxa de Juros do Bitcoin

A Chainlink e a CF Benchmarks estão a colaborar para lançar a Curva de Taxa de Juros do Bitcoin da CF (CF BIRC) — um benchmark replicável e resistente a manipulações para as taxas de juros do Bitcoin atuais e previstas ao longo de um conjunto de vencimentos.

Coinbase Cloud x Chainlink NFT Floor Pricing Feeds

A Coinbase Cloud, uma suíte autónoma de serviços de desenvolvimento de blockchain da Coinbase, está a colaborar com a Chainlink Labs para lançar os NFT Floor Pricing Feeds da Chainlink — uma coleção de Feeds de Dados da Chainlink que acompanham os preços mínimos das 10 principais coleções de NFT.

Chainlink Automation

O Kemal também anunciou que o Chainlink Keepers foi renomeado para Chainlink Automation para refletir a sua ampliação de âmbito na automação de aplicações de contratos inteligentes mais avançadas.

Programa de Identificação Chainlink

Os emblemas Seguro com a Chainlink informam aos seus utilizadores que a sua aplicação Web3 é alimentado pela infraestrutura segura e padrão da Chainlink. Inscreva-se no programa para obter o seu emblema e deixar claro aos utilizadores que a sua aplicação é impulsionado pelos produtos líderes da indústria da Chainlink.

Empresas e Web3

Principais empresas líderes que impulsionam a infraestrutura tecnológica global se reuniram na SmartCon 2022 para discutir como o espaço Web3 está a transformar as indústrias existentes.

Desbloquear a Interoperabilidade Universal para Instituições Financeiras

Seja melhorar a compensação e liquidação ou simplificar os pagamentos transfronteiriços, as instituições financeiras globais podem utilizar as tecnologias Web3 para otimizar as suas operações existentes.

SWIFT

Jonathan Ehrenfeld Solé, diretor de estratégia da SWIFT, visualizou como a rede global de mensagens da SWIFT poderia aproveitar o Protocolo de Interoperabilidade Cross-Chain (CCIP) para instruir transferências de tokens on-chain, o que ajuda a rede de SWIFT a se tornar interoperável em diferentes ambientes de blockchain.

Jonathan Ehrenfeld Solé explica como a SWIFT e o CCIP podem otimizar os pagamentos transfronteiriços.

DTCC

A DTCC ocupa uma posição central nas finanças globais como infraestrutura básica do mercado financeiro, ao liquidar quadrilhões de dólares em transações anualmente. No SmartCon, Stephen Prosperi, Chefe de Gestão de Produtos da DTCC, Gestão de Valores Mobiliários Digitais, forneceu insights sobre a importância de uma solução de interoperabilidade confiável para que as instituições financeiras possam interagir com o espaço blockchain em escala.

BNY Mellon

Victor O’Laughlen, chefe de tokenização empresarial do BNY Mellon, um dos bancos mais antigos e maiores dos EUA, explicou por que a interoperabilidade e a tokenização são ferramentas-chave que ligam os bancos entre si e também fornecem um hub central para as muitas linhas de negócios separadas dentro das grandes instituições financeiras.

Cathay Financial Holdings Co., Ltd.

Cathay Financial Holdings é uma empresa de capital aberto com subsidiárias que fornecem serviços bancários, seguros de vida, seguros de propriedades e acidentes, entre outros. Nicholas Yang, chefe de blockchain da Cathay Financial Holdings Co., Ltd., explicou como a Chainlink é uma solução perfeita que poderia expandir o consórcio de blockchain da empresa para incluir operações externas da indústria e descentralizar o controle sobre dados compartilhados.

Monetizar Dados e Serviços de TI

Os mercados Web3 têm uma necessidade crescente de dados de alta qualidade do mundo real e de computação off-chain. O SmartCon 2022 apresentou como os provedores de dados e TI do Web2 estão a liderar a transição para a infraestrutura do Web3 para capitalizar essa crescente demanda de mercado.

Desde monetizar ativos de dados existentes até apoiar produtos de staking inovadores e se tornar validadores para ambientes blockchain, a interlaigação entre os ecossistemas antes separados do Web2 e Web3 está se aprofundar cada vez mais.

LexisNexis

A LexisNexis é uma empresa que fornece dados e análises jurídicas, regulatórias e comerciais aos seus clientes. Atualmente, a empresa opera um nó do Chainlink para fornecer dados reais sobre o status de voos para contratos inteligentes. No SmartCon 2022, a LexisNexis expandiu seu plano de se tornar um especialista no setor que ajuda empresas com repositórios de dados existentes relacionados à conformidade, patentes e outros produtos a monetizar seus dados por meio do Chainlink.

Michael Cole descreve a experiência da sua equipa que opera um nó do Chainlink.

Deutsche Telekom MMS

A Deutsche Telekom MMS, uma subsidiária da Deutsche Telekom, é uma provedora de serviços de tecnologia da informação e transformação digital. Atualmente, ela é uma operadora de nó do Chainlink e ajuda a facilitar o fluxo seguro de dados do mundo real para aplicações de contratos inteligentes. No SmartCon 2022, a Deutsche Telekom MMS reafirmou seu compromisso em explorar novas oportunidades e estar na vanguarda da inovação em TI, ao fornecer serviços de infraestrutura de nó seguros para o ecossistema Web3.

O Concurso “A Chave para o SmartCon”

Três sortudos encontraram a Chave perdida para o SmartCon, sendo o vencedor do grande prêmio agraciado com um ingresso vitalício para o SmartCon com hospedagem, o segundo lugar recebendo um ingresso vitalício, e o terceiro lugar, um ingresso para o SmartCon 2023.

O concurso “A Chave para o SmartCon” começou online nas semanas que antecederam a conferência presencial. Após decifrarem uma série de códigos escondidos em vários canais de conteúdo da Chainlink, os participantes receberam uma pista que indicava que deveriam encontrar uma cadeira azul com um laço no evento presencial. Os participantes atentos que avistaram a cadeira azul com o laço perto do palco Aristóteles encontraram um mapa debaixo dela, que os levou a um mural ao vivo pintado pelo artista Vizie. No mural, a Estátua da Liberdade vestindo um traje xadrez segurava uma chave, com uma legenda que dizia “Diga a Lynn para vencer”. Os três concorrentes perspicazes que encontraram a equipe da Chainlink Labs e disseram as palavras “camisa xadrez” para Lynn receberam suas Chaves para o SmartCon.

O mural ao vivo pintado por Vizie que revelou a pista final para a Chave do SmartCon.

Fique Atento Para Mais Novidades

O SmartCon 2022 proporcionou aos participantes uma visão abrangente do que está por vir para a Chainlink, desde novas atualizações de produtos e iniciativas-chave do Economics 2.0 até a visão de longo prazo para construir um mundo onde a maioria da economia mundial seja baseada em verdade criptográfica.

Visite a lista de reprodução oficial do SmartCon 2022 no YouTube para aceder a transmissão ao vivo do Dia 1, uma coleção limitada de apresentações do Dia 2 e a lista completa de todas as apresentações conforme são carregadas. Para saber mais sobre a Chainlink e manter-se atualizado com o ecossistema da Chainlink, subscreva-se ao newsletter da Chainlink e siga o Twitter oficial da Chainlink.

--

--