DESIGN SPRINT NO MEIO DO FERIADÃO

Luísa Brito
Chicas Poderosas
Published in
3 min readNov 23, 2017

Mais de 40 pessoas participaram do primeiro evento do Chicas na capital paulista

Era feriadão, estava chovendo, mas a turma que se inscreveu no Design Sprint do Chicas em São Paulo deixou a preguiça em casa e passou o fim de semana trocando ideias sobre tecnologia, jornalismo, redes sociais e por aí vai… O evento foi no Google Campus, no Paraíso, zona sul da cidade. Tinha jornalista, designer, publicitário, cientista da computação, fotógrafo e estudante. Todo mundo interessado em aprender mais sobre design thinking e a criar projetos inovadores.

As atividades começaram no sábado de manhã com uma entrevista bem humorada a quatro participantes voluntários que sentaram lá na frente dispostos a responder questionamentos variados do resto da turma. Teve pergunta séria como “qual tipo de notícia lhe interessa?”, “você produz conteúdo?”, “qual sua opinião sobre mídias digitais?” até questões da vida como “o que te faz sorrir?”.

A roda de conversa fez a galera se conhecer melhor e serviu de inspiração na hora de se dividir em grupos para criar os projetos do Design Sprint. Antes, a Mariana Santos, fundadora do Chicas, falou um pouco sobre processo de criação e deu dicas valiosas para fazer um bom brainstorming. A partir daí, era hora de criar.

Os grupos ficaram em imersão total: pesquisando, desenhando, fazendo protótipos até chegar na versão final dos projetos apresentados no domingo. O que se viu foi muita ideia boa de site, aplicativo e tecnologia para gerenciar melhor a informação, seja por geolocalização, redes sociais ou com o uso de inteligência artificial. Também teve ideias sobre como ter acesso às notícias você não lê porque está fora da sua bolha, mas pode te interessar.

Foi ótimo assistir às apresentações, ver como o pessoal se dedicou e foi criativo. Teve grupo que encenou a ideia e outro que fez até interfaces do aplicativo no celular. Eu estava lá para contar tudo isso em tempo real nas redes sociais do Chicas. Tem vídeos dos projetos no Facebook e no Instagram. Dá uma olhada lá.

Também conversei com alguns participantes e fiquei feliz em saber que para eles foi um fim de semana de aprendizado. É isso que o Chicas representa pra mim também: um constante aprendizado. Participei do primeiro evento há dois anos, quando me tornei embaixadora, e, desde então, passei a fazer parte dessa comunidade.

Pra encerrar, vou deixar aqui a frase de uma das participantes, que resume bem a missão do Chicas:

Foi um final de semana de muito aprendizado e estou me sentindo muito empoderada para começar a empreender e fazer coisas novas pra melhorar a sociedade” — Oksana Kuchar trabalha com marketing e tecnologia na Microsoft.

--

--

Luísa Brito
Chicas Poderosas

Jornalista, fui repórter na Folha de S.Paulo e G1. Atualmente sou editora de texto na TV Globo. Amo família, livros, cinema, viagens e contar histórias.