3D: Making of completo de uma cozinha!

Rene Proenca
Choco la Design
Published in
4 min readFeb 1, 2016

Olá pessoal! Estou de volta, desta vez para mostrar um making of de uma das cenas mais legais que eu já fiz, o projeto 3D de uma cozinha. Eu fiz um making of completo para explicar todos os detalhes deste trabalho. De cara, vou começar citando algumas curiosidades sobre esta imagem.

A imagem demorou 3 dias para ficar pronta, do zero até a pós-produção.

Os programas usados foram:

O render demorou 2 horas, em tamanho 2500 x 1250 pixels, e foi renderizado em uma máquina com processador Intel I7 4770 CPU 3.4 GHz com 16Gb de RAM.

Acho legal passar essas informações técnicas porque as pessoas sempre perguntam esse tipo de coisa.

Bem vamos ao que interessa, mãos a obra!

TEXTURIZAÇÃO:

Um dos diferenciais da imagem está na texturização correta dos objetos, como os objetos de madeira, onde se deve colocar o veio da madeira sempre correndo para o maior lado da folha.

Texturizacao 3D

Uma texturização bem feita, acompanhada de bons materiais, ajuda a deixar a cena mais realista.

ILUMINAÇÃO:

Para esta cena, eu busquei fazer uma luz mais realista, e usei alguns conceitos de fotografia.

Iluminacao 3D

Eu usei Gamma 2.2 e basicamente 3 luzes: Luz ambiente (Enviroment) e 2 planos de luz, entrando pelas portas.

Uma boa iluminação, na minha opinião, é o diferencial de uma cena para a outra.

PRODUÇÃO:

Produzir uma cena costuma dar um certo trabalho. Escolher os objetos e criar harmonia, tudo é pensado, desde as cores até a posição deles.

Producao 3D

Deixe a preguiça de lado e produza sempre muito bem suas cenas. Pegue referências em revistas e fotos na internet sobre o ambiente que vai montar a sua cena 3D.

CÂMERA:

Eu coloquei minha câmera de forma a convidar a pessoa que está vendo, entrar e fazer parte da imagem.

Camera 3D

Eu usei uma câmera VRay, porque ela funciona igual a uma câmera profissional física.

RENDER ELEMENTS:

Eu sempre uso os render elements para me auxiliar na pós-produção. Sem eles, a vida ficaria muito mais complexa.

Elements 3D

Essa é uma lista dos elements que eu costumo usar.

PÓS-PRODUÇÃO:

Para a pós-produção, eu fiz alguns ajustes de cor, estourei a luz que vem da porta, apliquei alguns brilhos, desfoquei o fundo e ajustei o contraste da cena.

Veja a diferença da imagem crua para a imagem com pós-produção:

Pos-Producao 3D
Pos-Producao-3D

Para quem quiser ver esse making of mais completo, eu vou deixar aqui o link para o meu vídeo no Youtube. O vídeo tem 50 minutos, explicando melhor cada etapa do processo.

Bem, espero ter ajudado a todos com mais essas dicas! Você ficou com alguma dúvida? Tem alguma etapa da qual gostaria que eu falasse mais? Deixe a sua sugestão nos comentários!

Na semana que vem, eu volto com mais dicas, grande abraço a todos e boa semana.

--

--

Rene Proenca
Choco la Design

Founder at @pixel_arch — Motion Graphics at Kroton