Designer Unicórnio, existe ou não? SIM!

Não começaremos a briguinha, e sim vamos nos informar melhor do que fazem e como andam juntos, e o Unicórnio é real!

Eu nunca trabalhei no Brasil em agências, todas as minhas experiências como Designer visual ou UX foram em Londres. Então as opiniões são baseadas no que eu vejo do mercado aqui e claro do que aprendo diariamente com os amigos. Já deixo meu agradecimento ao Felipe Melo Guimarães por me orientar melhor no meu artigo.


Como sempre começamos com uma foto pra fazer você pensar.

Existem boas diferenças entre o que cada Designer faz em especifico, mas existem outras varias coisas que unem e completam esse profissional.


Generalist Designer — esse profissional navega em aguas turvas e perigosas, vive entre design, interação, ux, conteúdo, um html e css de leve pela manhã e muito mais, resumindo: uma agência em uma pessoa. Porém esse não traz uma skill profunda na carreira, ele flutua entre varias coisas em level raso. Pode ser considerado uma conexão entre os times por conhecer muita coisa, porém é um risco não ter uma habilidade principal de suporte.

Hybrid Designer — esse cara sou eu por enquanto, um ambulante de ux e ui, com tarefas variadas, desde pesquisa, documentação, visual final, protótipo e tudo mais, da vontade de chorar as vezes, e as vezes a alegria é imensa quando tudo da certo. Esse profissional aqui é considerado entrada de carreira, ele navega em duas direções, e em algum momento vai seguir o senior de alguma das duas posições, usando a outra de soft-skill.

Specialist esse é um profissional que domina literalmente uma função, cobra uma fortuna no daily rate pra resolver problemas. Esse profissional se dedicou a entender de uma Skill, seja ela UX, Visual, Dev. Ele é um ninja, silencioso e mortal, um trabalho impecável por ter focado em apenas uma skill e aperfeiçoado essa skill ao máximo.

E agora ja que vocês entenderam os mais normais eu vos apresento:
O UNICÓRNIO! (são dois na verdade)

T-Shaped Designer

-Ville Tervo-

Esse é o primeiro unicórnio. Um profissional que segue um formato de trabalho amplo. Domina uma skill profundamente e outras habilidades rasas. O que isso significa pra você ou pra empresa, significa que você consegue se comunicar e gerar colaboração de forma mais fácil entre os times, por conhecer o SEU trabalho e um pouco do trabalho dos outros no time. Pra empresa isso é essencial e necessário, pra você mais responsabilidades e mais prospecto de carreira.

-Stas Shymansky-

Cuidado pra não se perder nesse caminho, tente sempre nivelar a sua skill principal que te sustenta e que você entrega pro cliente, o restante das skills são conhecimentos gerais, são conexões que você faz durante um livro ou um artigo, entende aquela skill mas não vai a fundo porque não é sua skill de suporte.

e agora senhores, preparem-se pra conhecer um novo level de designer.

PI Shaped Designer

-Ville Tervo-

Agora sim estamos falando de um profissional Resolve Tudo! Esse cara resolve problemas, entrega trabalhos, dança tango e é o batman da agência. Um profissional profundo em duas skills, e raso em varias outras skills.

Exemplo, as skills podem varias, UI/UI, UI/DEV, BRAND/UX e por ai vai.

Essas skills demoram tempo e prática; depois de ler vários artigos percebi que tenho vários amigos nesse level, dominando 2 habilidades em level absurdo e ainda assim conseguem tirar suas dúvidas em outras coisas. Esse profissional deveria ser a meta de qualquer designer, não só porque o salário é absurdo mais pelo conhecimento, importância e entrega que você traz pra empresa.

Vale lembrar que para chegar no level unicórnio vai tempo, muitooooo tempo, pratica, mentorias, cursos, leitura, desafios pessoais e por ai vai. Não se desespere, comece pequeno e entenda suas limitações.

E só pra deixar um gostinho da coisa, salarios altos, recruiter saindo no tapa atras de UX e UI designer. O melhor momento pra ser designer É AGORA! Mercado internacional está precisando e pagando! Canada, Londres, Australia, Praga e muito mais, resumindo trabalhem muito que da pra chegar la.

Então sim senhores, o unicórnio é real, ta vivo e é designer!

O que vocês acharam do texto, pensam algo diferente sobre? Tem alguma idéia nova? Quer adicionar algo? Comente ai. :)

Segue la no instagram: appariciojunior

Lembre-se de acompanhar o Medium do Choco la Design e assinar nossa Newsletter para receber as novidades:

Like what you read? Give Apparicio Junior a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.