Seja Freela #8: Prazo, amigo ou inimigo?

Filipe Fernandes
Choco la Design
Published in
3 min readDec 9, 2010

Acredito que pelo menos a metade dos freelas que eu conheço tem ou já tiveram problema com prazo. O fato é que um prazo logo pode ser tão ruim quanto um prazo muito curto. É sobre isso que vamos conversar hoje. :)

Prós e contras dos prazos

Já vi muitos designers reclamando: “a não, aquele job foi f*** de fazer, prazo muito curto” , assim como já vi também: “pô, me enrolei com um trampo, prazo muito longo” .

Vou listar abaixo alguns pontos que observei sobre prazos nos últimos anos.

Prós

  • Um prazo definido evita possíveis imprevistos;
  • quando você tem um dead line, a tendência é você se comprometer mais com o cliente;
  • sabe quando começa e quando termina o trabalho;
  • é um fator decisivo na hora de definir seu orçamento;
  • você pode definir qual a forma mais eficiente de dividir o trabalho;
  • maior organização no projeto, logo, maior qualidade do sob;
  • o comprometimento com o prazo enche os olhos do cliente.

Contras

  • Imprevistos podem acabar com seu job e sua reputação;
  • menor comprometimento com o trabalho;
  • não se sabe quando o trabalho termina, nem quando vai receber;
  • prazos longos, em alguns casos, implicam em um orçamento mais baixo;
  • atrapalha diretamente na organização durante o job;
  • cliente não gosta de esperar, quer tudo pra ontem mesmo que seja pra amanhã;
  • na maioria das vezes atrapalha no processo criativo.

Prazos curtos ou longos?

Ok, já identificamos alguns pontos bons e ruins de um prazo. Agora precisamos entender qual é a melhor forma de definir esse prazo.

Como vimos acima, é extremamente importante definir um prazo para o trabalho, mesmo que seja um diazinho para editar um folder. Existem alguns perfis de profissionais com relação à prazos, vou falar sobre dois, que na minha opinião, são os principais.

Prazos curtos

Para algumas pessoas, o que ajuda na criação é um prazo curto. A adrenalina de ter um curto período para fazer um bom trabalho. Saber que você tem só três dias para entregar o projeto de um site aguça a criatividade, faz você ir atrás de fontes inusitadas, encontrar referências que se você tivesse mais tempo talvez não encontraria. Por causa ao estreito espaço de tempo, você acaba se focando mais no trabalho, diminuindo as possíveis distrações, fazendo sua cabeça só pensar no seu objetivo: entregar um bom trabalho no micro prazo que o cliente pediu. Particularmente, acho que trabalhos de curto prazo fazem o profissional ter mais feeling do que em prazos maiores.

Prazos longos

Ao contrário do perfil acima, os profissionais de longo prazo geralmente são aqueles que gostam de planejar e manter tudo organizadinho do início ao fim do trabalho, costumam ter um método próprio de realizar os projetos e, geralmente, usam softwares para otimizar a organização. Preferem dedicar um pedaço do dia para cada projeto ao invés de se focar de uma vez só ao projeto em questão, cumpre os horários estabelecidos por ele e não costumam pegar trabalhos que comprometem os que já estão em andamento.

Basicamente são essas as características de profissionais que gostam ou preferem trabalhar a curto ou longo prazo. O que acontece é que não existe um modelo à ser seguido, cada um tem sua forma de funcionar.

Tudo que falei aqui hoje é baseado em conhecimento e experiência minha, não fiz pesquisa pra esse post. Se você tem alguma objeção ou acha que falei alguma bobagem, é só postar aí em baixo e vamos discutir tudo numa boa! :D

Por hoje é só!
Até semana que vem! :)

Originally published at Choco la Design.

--

--

Filipe Fernandes
Choco la Design

Dad. Husband. Designer. Developer. Founder and Editor at @chocoladesign.