Embaixadora Choice: Meu propósito é contribuir com a mudança de realidades por meio da educação

A Embaixadora Karen Franquini empreende a Ganbatte para oferecer capacitação profissional e oportunidades de emprego para jovens talentos

Logo aos nove anos de idade a Karen Franquini já sabia que queria ser empresária, “ eu ainda não sabia o que era empreendedorismo, mas queria seguir essa carreira. Quando eu entrei na universidade, eu tinha a certeza que seria empreendedora, que eu teria uma ideia inovadora e montaria um negócio, mas achei que isso aconteceria depois que me formasse na faculdade e tivesse estabilidade financeira. E não foi bem isso que aconteceu”.

Karen foi bolsista PROUNI de Engenharia de Produção na PUC-RIO e durante a universidade não teve acesso a todos os recursos financeiros para que pudesse se capacitar e cumprir as exigências do mercado de trabalho. Deste contexto surgiu a motivação para iniciar a Ganbatte: “ ter passado pelas mesmas dificuldades que os nossos usuários, jovens de baixa renda, passam”.

A Ganbatte é um negócio social que promove capacitação profissional e oportunidades de emprego para jovens talentos, além de recrutamento e seleção para micro e pequenas empresas. “Nosso diferencial é entregar esse serviço por meio de uma plataforma que inclui cursos online, workshops práticos, apoio em processos seletivos e serviços de recrutamento”.

Karen Franquini
“Empreendo a Ganbatte porque ela está alinhada ao meu propósito de vida que é gerar impacto positivo na vida das pessoas e contribuir com a mudança de realidades por meio da educação (capacitação profissional) e do trabalho (boas oportunidades de emprego)”.
  • Choice: Quais foram os caminhos que te permitiram criar o negócio?

Karen: O primeiro passo que eu dei para desenvolver a Ganbatte foi fazer parte do programa de Embaixadores do Movimento Choice, alguns Embaixadores me inspiraram, me motivaram e ajudaram a tirar a ideia do papel.

Eu participei de programas de mentoria, pré-aceleração e apoio e de capacitação de negócios sociais, que me ajudaram a desenvolver a Ganbatte e a ter uma rede de contatos forte que nos apoia.

Programas que participamos:
-Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros da Endeavor e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento);
- Laboratório do Social Good Brasil;
- Programa CHOICE UP da Artemisia;
- Maratona de Negócios Sociais do SEBRAE;
- Capacitação de Negócios Sociais do SEBRAE;
- Mentoring do Instituto Gênesis.

  • Como o Choice faz parte dessa história?

Karen: O Choice foi um divisor de águas na minha vida. Eu entrei para conhecer mais sobre o ecossistema de negócios sociais e ter ajuda para começar a desenvolver a Ganbatte. O Choice foi muito além das minhas expectativas e objetivos! Eu conheci pessoas e trajetórias de vidas incríveis; me desenvolvi como pessoa, profissional e empreendedora; tive inspirações e ajuda para desenvolver a Ganbatte; tenho o apoio dos Embaixadores em praticamente todas as demandas que surgem na Ganbatte; fiz amizades verdadeiras! Sem dúvidas foi umas das experiências mais incríveis e enriquecedoras!

  • Qual é o modelo de negócio da Ganbatte hoje?

Karen: A Ganbatte desenvolve talentos por meio de cursos online das competências do mercado de trabalho, com foco nas soft skills. Com o nosso Sistema de Recrutamento e Seleção assessoramos micro e pequenas empresas na identificação de jovens profissionais de baixa renda para as suas vagas de estágio, trainee e CLT.

Somos uma empresa educacional e de recrutamento e seleção. O nosso modelo de receita é na modalidade B2C, com o pagamento de uma taxa o estudante tem acesso ilimitado a todos os nossos cursos online durante um mês. E na modalidade B2B, onde as micro e pequenas empresas pagam pelos planos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens profissionais. Somos 2 Sócios e 4 Colaboradores.

  • Teria alguma história de algum cliente que foi transformado pelo trabalho da Ganbatte?

Karen: Inserimos o primeiro jovem de baixa renda no mercado de trabalho, o Misael Gonçalo. Misael é estudante de Publicidade & Propaganda, bolsista PROUNI, negro e morador da baixada fluminense. Postamos uma matéria no nosso blog que fala um pouco sobre ele e sobre o processo seletivo que a Ganbatte gerenciou.

Conheça essa história clicando aqui! E para finalizar, a Karen agradece:

Eu tive ajuda de muitas pessoas, que me inspiraram, apoiaram, compartilharam seus conhecimento e trabalho como voluntários. Elas nos ajudam a desenvolver a Ganbatte e a criar o impacto social que estamos gerando. Não consigo citar o nome de todos, mas foram muitas pessoas que nos ajudaram ao longo de quase 2 anos que estou empreendendo. Por isso sou muito grata a cada pessoa que contribuiu de alguma forma para a Ganbatte ser o que é hoje!

___

Os Embaixadores Choice formam a maior rede de lideranças jovens engajadas em causas de impacto social do país. Já são mais de 800 em todo o Brasil!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Choice’s story.