Embaixadores Choice 2.0 criam protótipo de plataforma para troca de serviços entre pedreiros e moradores de comunidade

Time de Embaixadores e o mentor Matheus Cardoso

A Larissa Marques (primeira à direita) participou da turma #1 do Programa de Embaixadores Choice 2.0 e aceitou a missão, junto a seu time, de criar uma solução para o Desafio Global de Abrigo e Moradia.

O objetivo do Programa 2.0 é reunir jovens entre 18 e 30 anos para desenvolver soluções para os principais Desafios Globais. Os Embaixadores passam por uma Imersão de três dias, uma Vivência empreendedora de seis semanas e uma Apresentação Final dos projetos.

Inscrições abertas até 30.07: bit.ly/inscriçõesturma2

O time da Larissa desenvolveu seu protótipo na cidade de Belo Horizonte, MG, e a busca foi por uma solução para este problema: 40 milhões de brasileiros vivem em moradias insalubres (IBGE). A ideia desenvolvida foi uma plataforma online de troca de serviços entre pedreiros e clientes, chamada de “Trocando paredes”.

O impacto gerado é o aumento à acessibilidade de reformas em comunidades de baixa renda por meio de trocas de serviços, à luz da economia colaborativa. Os moradores e pedreiros mostraram interesse e receptividade pelo protótipo e como próximos passos estão a realização de mais cadastros, através de eventos nas comunidades, por exemplo, e o desenvolvimento de um modelo de negócio para viabilizar a ideia.

O objetivo do Programa de Embaixadores Choice 2.0 é oferecer caminhos para que os jovens desenvolvam soluções para os principais Desafios Globais e, principalmente, ajudar esses jovens inquietos a aprimorar suas competência pessoais e empreendedoras. Veja o relato da Larissa sobre como foi participar da experiência:

Larissa Marques

O principal motivo da minha inscrição foi a busca por um mundo melhor. Confesso que antes eu sonhava que criaria, de uma vez só, uma solução que acabasse com a pobreza, melhorasse a educação, que aniquilasse qualquer tipo de desigualdade e discriminação. Mas esse sonho parecia uma coisa tão inalcançável que eu não sabia nem por onde começar.

Até que no último dia da imersão eu notei, eu não conseguiria (nem precisaria) fazer isso sozinha, eu tinha encontrado 46 amigos, 46 pessoas que buscavam o mesmo que eu. Então, o que parecia inalcançável se tornou tangível.

O meu maior foco era fazer com que minhas irmãs nunca fossem julgadas por seus tons de pele, que elas nunca se sentissem discriminadas ou enfrentassem comentários e situações machistas. Essa era a minha prioridade, eu entrei no Choice para isso.

Mas lá eu vi que existiam muitos outros problemas tão graves quanto esses e que eu poderia contar com todos os Embaixadores para lutar contra isso, poderia acreditar na capacidade de cada um deles para comprar todas essas brigas. Notei que eu fazia parte desse time.

Acabei optando pelo Desafio Abrigo e Moradia e, junto com a minha equipe maravilhosa e com o auxílio de um mentor sensacional, desenvolvi um projeto para essa área

Eu não pretendo parar por aqui, depois do programa fui inserida em uma rede gigante. O que antes era uma turma inconformada de 46 pessoas, se juntou a uma rede de centenas!

Essa experiência superou a minha expectativa de desenvolver um projeto para buscar por um mundo melhor. O programa me auxiliou a ser uma pessoa melhor. Eu aprendi a ouvir mais, a ser mais segura, a julgar menos e a passar para as pessoas a ideia de que é possível sim buscar por uma sociedade melhor.

Eu aprendi com cada um dos participantes. Aprendi que juntos podemos fazer grandes mudanças. Vi projetos magníficos serem elaborados do zero. E tive o prazer de conhecer e me conectar com pessoas incríveis!

__

As inscrições para o Programa de Embaixadores Choice 2.0 estão abertas até 30.07 pelo link: bit.ly/inscriçõesturma2

O valor para participar — após aprovação no processo — é de R$300,00.
São oferecidas bolsas integrais
ou o pagamento pode ser parcelado em até 18 vezes.

__

Os Embaixadores Choice formam a maior rede de lideranças jovens engajadas em causas de impacto social do país. Já são mais de 800 em todo o Brasil!