Programa Jovem Líder: Embaixador é responsável por trabalho de apoio a microempreendedores

Programa de apoio à mentoria da Aliança Empreendedora

O Ariel Pascke é um Embaixador Choice paranaense que hoje atua com mentoria para microempreendedores na instituição Aliança Empreendedora. Ao entrar no curso superior de administração sua projeção inicial era ser funcionário público, ideia que se distanciou ao conhecer o mundo do empreendedorismo.

Sua atuação na Aliança hoje o faz perceber que “o empreendedorismo é um caminho para gerar transformação social. Aprendi que o retrato do empreendedorismo no Brasil não é só feito por homens, brancos, de terno e que falam termos difíceis em inglês. Na verdade, o retrato do empreendedorismo no Brasil é um lindo mosaico, formado por mulheres e homens, de todas as raças, idades, origens e histórias de vida”.

Conheça mais sobre o relevante trabalho desempenhado pela Aliança em todo o Brasil e a veja a história de transformação do Ariel:

Choice - Qual foi a sua trajetória até chegar na Aliança Empreendedora?
Ariel -
Eu nasci em uma família com poucos recursos financeiros na região metropolitana de Curitiba. Ela sempre me ajudou a acessar oportunidades e graças a isso consegui fazer Universidade. Um dos meus principais objetivos de vida era simples, ajudar a minha família a ter melhor qualidade de vida, inclusive por isto eu comecei a trabalhar a partir dos 14 anos de idade.

No início da faculdade escolhi um caminho para atingir isto: estudar o máximo possível e passar em um concurso público.

Já nos primeiros meses e de maneira inconsciente, comecei a mudar o caminho que havia elegido, pois comecei a participar de diferentes iniciativas e conheci pessoas incríveis que abriram a minha visão de mundo e me ajudaram a ver um leque de oportunidades. Olhando ao meu redor, na minha própria vizinhança, eu percebi que talvez eu pudesse atuar não só para mudar a vida da minha família, mas também de outras pessoas e comunidades ainda mais afetadas do que eu por desigualdades sociais e econômicas.

Em 2011, em uma das iniciativas que me envolvi, conheci a Aliança Empreendedora, uma organização social que tem o objetivo de unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, o que promove a inclusão e o desenvolvimento econômico e social.

O empreendedorismo é formado por pessoas que se levantam todos os dias e transformam a sua própria história, a vida da sua família e a sua comunidade. O empreendedorismo é formado pela Maria que mora na rua da sua residência e que tem o seu próprio negócio, em casa mesmo. Talvez ela nem saiba o que significa o termo empreendedor, mas ela é alguém que mesmo sem saber já causa transformações. Imagine então se as Marias deste Brasil se reconhecerem como empreendedoras o impacto que vai acontecer.

Além desses aprendizados, eu queria me envolver com esta causa e, por isso, fiquei atento às oportunidades e no início de 2012 eu tive a minha primeira passagem pela Aliança Empreendedora. No final de 2012, eu saí da Aliança Empreendedora e me envolvi com outras iniciativas e obtive experiências que me fizeram amadurecer e fizeram eu voltar para a Aliança Empreendedora em 2014, mas desta vez assumindo novos desafios. Uma das experiências mais significativas na minha trajetória foi ter feito parte do Movimento Choice.

Choice - Qual foi o papel do Choice nessa trajetória?
Ariel -
O Choice foi uma das experiências mais importantes que vivi na vida, durante um ano e meio eu estive diretamente envolvido com o Programa (2013.1 a 2014.1). Eu fui Embaixador, mentor e por fim equipe Choice (um papel que depois de um tempo nem existiu mais). Em cada uma destas diferentes experiências eu fui desafiado e obtive diferentes aprendizados.

Ao entrar no Programa eu fiquei maravilhado com uma rede de pessoas incríveis, que, apesar de serem jovens como eu, também tinham o objetivo de transformar o mundo ao seu redor. Me conectar com este grupo de pessoas me deu uma energia, ver que, assim como eu, tinha outros malucos buscando e fazendo acontecer um mundo melhor.

No início da experiência como Embaixador Choice, eu fiquei com receio de disseminar o conceito de negócios de impacto social. Eu pensava: “nossa, será que vou conseguir explicar negócios sociais para outras pessoas? Será que elas vão querer me ouvir? E se eu não conseguir mobilizar outras pessoas e organizações?”. Durante a formação para ser Embaixador eu ouvi “Se tá com medo, vai com medo mesmo”, então eu decidi me entregar à experiência e foi notório o meu desenvolvimento pessoal, da minha comunicação, ampliação do meu conhecimento sobre impacto social e como expandi a minha rede de contatos. De alguma maneira, sem saber exatamente como, comecei a ser procurado como uma referência em temáticas associadas a negócios de impacto social. Além de tudo isto, nas experiências seguintes do Choice eu passei a acreditar mais no meu potencial e desenvolvi competências como visão sistêmica e liderança.

Ariel Pascke
“Se não fosse pelas experiências vividas através do Choice, talvez eu não tivesse me desenvolvido e empoderado tanto. O Choice me fez ver que é possível trabalhar com um propósito e me fez ter certeza de que eu queria atuar com impacto social”.

Se não fosse pelo o que eu aprendi, desenvolvi e quem conheci no Choice, provavelmente não teria a rede de contato, conhecimento e competências para voltar a Aliança Empreendedora e assumir novas desafios.

Choice - Qual trabalho você realiza hoje na Aliança Empreendedora?
Ariel -
Hoje sou o principal responsável pelo Programa de Mentoria para microempreendedores. No apoio oferecido aos empreendedores nós temos 2 pilares fundamentais: treinamento e a mentoria. Na mentoria nós conectamos os apoiados com voluntários que irão ajudá-los a visualizar novos caminhos, oportunidades e auxiliá-los a desenvolver competências e habilidades empreendedoras. O nosso time de voluntários é formado por empreendedores e pessoas com conhecimentos na área de gestão de negócios.

Oferecemos mentorias que chamamos de inspiradoras, na qual convidamos empreendedores mais experientes a compartilhar as suas histórias, desafios e principais aprendizados ao longo da sua jornada aos apoiados. Também oferecemos mentorias individuais, que ocorrem um a um, ou seja, o mentor se encontra mensalmente com um empreendedor para auxiliá-lo a atingir seus objetivos e a mantê-lo motivado durante um período de aproximadamente 6 meses.

Além disso, na Aliança Empreendedora eu sou um dos responsáveis pelo acompanhamento de organizações aliadas. Nós temos metodologias de apoio a microempreendedores de baixa renda e repassamos estas metodologias a organizações sociais espalhadas por todo o Brasil, unindo forças e chegando a empreendedores que vão desde São Paulo, passam pelo Amazonas e chegam até comunidades indígenas no interior do Sergipe.

Choice - O Programa Jovem Líder está com inscrições abertas, certo? Como funciona?
Ariel -
O Choice foi um marco na minha vida e, veja só como é a vida, hoje na Aliança Empreendedora sou um dos responsáveis pelo programa Jovem Líder, uma iniciativa que busca jovens engajados, que estejam conectados com o propósito de transformação da Aliança Empreendedora e queiram viver uma experiência incrível de desenvolvimento pessoal e profissional.

Vamos selecionar voluntários em Florianópolis (SC), Feira de Santana (BA), Campina Grande(PB) e Caruaru(PE). Os selecionados receberão o treinamento na metodologia exclusiva de “Mentoria” da Aliança Empreendedora e irão nos ajudar a mobilizar mentores e apoiar empreendedores(as) nestas cidades.

Esses jovens devem ter afinidade com o tema do empreendedorismo para se conectar com a nossa causa e propósito! É desejável estar cursando a graduação, independente do curso, e ter entre 18 e 29 anos. Além disso, vinte horas disponíveis por semana e também disponibilidade para participar da Imersão, que acontecerá no dia 08/07/2017, em Curitiba. O Programa Jovens Líderes Aliança Empreendedora tem duração de 5 meses.

Por que participar?

  • Os “Jovens Líderes Aliança Empreendedora” terão a oportunidade de se conectar com a rede de colaboradores e empreendedores apoiados pela Aliança Empreendedora.
  • Receber um treinamento exclusivo da metodologia de “Mentoria” da Aliança Empreendedora em Curitiba com as despesas de viagem pagas (passagens, hospedagem e alimentação).
  • Receber um acompanhamento especial da equipe da Aliança Empreendedora.
  • Ser convidado para eventos e treinamentos da nossa equipe.
  • Ter a oportunidade de conhecer mais sobre empreendedorismo e mentoria na prática, ganhando experiência profissional e desenvolvimento pessoal.
  • Certificado de “Jovem Líder Aliança Empreendedora” ao final do Programa e horas complementares.
  • Reembolso de gastos relativos a execução das atividades (telefone, transporte, materiais de escritório, entre outros)

Para se inscrever no Programa “Jovem Líder Aliança Empreendedora”, basta preencher o formulário de aplicação a seguir: https://goo.gl/KM9Bji

As inscrições vão até este dia 27 de junho ou é possível conversar pelo e-mail: mentoria@aliancaempreendedora.org.br

___

Os Embaixadores Choice formam a maior rede de lideranças jovens engajadas em causas de impacto social do país. Já são mais de 800 em todo o Brasil!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Choice’s story.